ALAMEDA 2 DE NOVEMBRO
foto:Mauro Dutra de Faria
Alameda em 2012 e a outra foto nos anos de 1940.
Em Conselheiro Lafaiete,a rua que tem essa denominação de Alameda 2 de novembro é em alusão ao dia de Finados,seu antigo nome era subida do Cemitério.Ela começa na praça Nossa Senhora do Carmo e termina no portão do cemitério Nossa Senhora da Conceição.E dizia que ninguém gostava de morar nas proximidades da capela do Carmo,que diz a lenda que era mal assombrada e perto de cemitério que ninguém gostava de morar mesmo. Mais o tempo passou e hoje tem muitas moradas em volta do Cemitério,no caso hoje tem o bairro Queluz
.
No livro de Antônio Perdigão,de Vila Real de Queluz a Conselheiro Lafaiete,o autor conta um caso curioso,que aconteceu nesta alameda,que o José Bento era coveiro do cemitério,e morava numa pequena casa da subida,e ele bebia bastante e,embora morador perto e trabalhando no local,foi,após a sua morte,o defunto que mais passeou pela cidade. Certa noite morreu num porão de uma casa que ficava ao lado da capela do Carmo. Encontrado seu corpo pela manhã,foi levado para uma pequena capela que existia no interior do cemitério,aguardando que fizesse o caixão. Chegando ao local uma pessoa da família ,não gostou que o corpo de José Bento ficasse na capelinha e conseguiu que o velório fosse feito na capela do Carmo. Desceram a ladeira com o corpo no caixão retirando do cemitério e colocado na capela. Após o velório o féretro,prosseguiu até a matriz,a fim de que alma fosse encomendada. Cumpriu o ritual,voltaram carregando o corpo subindo com o mesmo pela segunda vez,a ladeira barrenta e escorregadia,para ser sepultada de vez.
A alameda só foi asfaltada na década de 1970,durante o governo do prefeito Camilo.
Já o Cemitério Nossa Senhora da Conceição foi fundado em 6 de janeiro de 1887,e foi graças a isso que abriu a alameda 2 de novembro,e em outra oportunidade falarei mais sobre ele. E para encerrar esse artigo lembro também que em 16 de julho de 1988,foi inaugurado o oratório de Nossa Senhora do Carmo no inicio dessa alameda,esse construído por Milton Lemos e teve a benção dos sacerdotes Padre João Batista pároco da Matriz e Monsenhor Hermenegildo do santuário Sagrado Coração de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário