quarta-feira, 2 de novembro de 2016

CEMITÉRIOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE

CEMITÉRIOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE

Antes de existir Cemitérios,o sepultamentos em nossa cidade e em todas cidades de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX eram realizados dentro das igrejas,e em Lafaiete já foram enterradas pessoas dentro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição,Capela do Carmo (não existe mais) e Santo Antônio.
  Na Área urbana de Conselheiro Lafaiete,atualmente existe 4 cemitérios e vou citar eles:
*Nossa Senhora da Conceição (foto) fundado em 6 de janeiro de 1887 localizado no Bairro Queluz,na Rua Monsenhor Horta S/N. e o primeiro enterro de Adolfo Albino de Almeida Cirino,filho do fundador do mesmo José Albino de Almeida Cirino
* Irmandade Santo Antônio de Queluz (dentro do Nossa Senhora da Conceição) localizado na Rua Monsenhor Horta,70 B. Queluz, foi fundado em 1922 por Romeu Guimarães de Albuquerque,que destinou essa área para a irmandade.
* Vale do Ipê fundado em 5/1/1985 é municipal,localizado na Rua Amintas Junqueira,44 no Bairro Santa Efigênia.
* Jardim do Éden,foi inaugurado em 1999. Por questões Ambientais custou a liberar seu funcionamento.
 Nas Áreas Rurais tem Cemitério em: São Gonçalo do Brandão, da Nossa Senhora da Boa Morte em Buarque de Macedo, N.S.Conceição na Passagem do Gagé foi reconstruído em 1995 e em São Vicente (antiga Tiririca).

Cemitérios que só ficaram no papel:

No Jornal "o Momento" n 145 de 30/11/1968 diz: " autoriza a construção de cemitérios..."
artigo 3 diz: "a) Nossa Senhora da Boa Morte em Buarque de Macedo,b)Cemitério da Paz (Coração de Jesus) c) Cemitério da Saudade (vista Alegre) d) Cemitério Bomfim (Gagé).
 Como se Vê apenas o de Buarque foi construído.
 Na década de 1930,o Monsenhor José Sebastião Moreira especulou construir um campo santo no alto do Guarani (vista Alegre),provavelmente onde tinha um cruzeiro e hoje uma capela de Santa Edwiges. A citação dessa especulação está num livro inédito de Allex Milagre,que diz que não enterrou ninguém por lá.
 Cemitério da Paz,esse seria o nome porque existia a Capela Nossa Senhora da Paz,onde hoje é a Basílica do Sagrado Coração de Jesus.
 

Cemitério Provisório

Por volta de 1926,a cidade sofreu uma epidemia de varíola,que atacou a população de Queluz em diversos bairros. E como morreu muitos em pouco dias, e o cemitério principal não havia espaço,teve que fazer um cemitério de emergência atrás da Capela Nossa Senhora das Candeias no Areal (hoje Igreja Nossa Senhora da Luz). Ali foi sepultado inúmeros corpos,e que durante a construção da br 040,ali foi encontrada grande ossada.

Ossadas encontradas no Colégio Estadual
Na década de 1940,na construção da Escola Estadual Narciso de Queiróz,foi encontrada ossadas humanas,que na época não fizeram exame para saber de época tratava,e jogou fora ainda. E supuseram ser de índios,por não ter feito tais exames é algo que não se pode confirmar.
 Mas é certo que os índios gostavam de enterrar seus entes queridos em locais altos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário