sexta-feira, 25 de novembro de 2016

FAMÍLIA LOPES DE ASSIS

FAMÍLIA LOPES DE ASSIS

 Dentre as grandes famílias da região de Queluz de Minas (atual Conselheiro Lafaiete),vou citar a família Lopes de Assis,que é resultado da união de duas famílias: Lopes de Faria,procede de Caranaíba,dos Rodrigues Pereira,da Fazenda dos Macacos e dos Chagas de Lamim.
 O Tenente Felisberto da Costa Pereira casou em Itaverava com Eufrásia Maria de Jesus,e tiveram 8 filhos entre eles o Antônio Rodrigues Pereira (pai do Conselheiro Lafaiete) e Padre Francisco Pereira de Assis,e graças a esse sacerdote o nome Assis,continuou e por ser um Rodrigues Pereira esse devia ser o seu sobrenome,mas como nasceu no dia de São Francisco de Assis em 4 de outubro de 1787,ganhou esse sobrenome. E tornou sacerdote em 1815,foi vigário em Itaverava,e chegou a participar da Revolução Liberal de 1842,faleceu em 1862. E por fragilidade humana Padre Francisco teve duas filhas com Cândida (Nhanha da Cachoeira) essa vivia na Cachoeira do Santinho em Santana dos Montes,e era descendente do tronco da família Chagas e de Manoel Vaz de Lima,e o nome das filhas era Adelaide Cristina de Assis e Henriqueta Cândida de Assis (casou com Joaquim Tavares Coimbra).
 Adelaide nascida por volta de 1838,era muito influente em Caranaíba (Glória),e ela casou com José Lopes de Faria,e desse casamento resultou os seguintes filhos: José Lopes de Assis ( falecido em 11/1/1907 e casou com Luiza Clara de Jesus que era filha de Manoel Henriques Pereira,conhecido como sodré do Raposo,e José e Luiza eram meus trisavós),Francisco Lopes de Assis (casou com Maria Cândida,eles eram meus trisavos),Maria Alexandrina de Assis (casou com José Alexandre Henriques;la Cordaile,vulgo tilaá,casou com Adelaide Augusta da Cunha;Cristiano Lopes de Faria casou com Maria Rodrigues Pereira;Filomena Augusta de Assis casou com o primo Gabriel Henriques dos Reis;Alfredo Lopes de Assis casou se com Maria (dona cota);Cândida casou com José dos Santos Monteiro;Marcides casou com Jacó Lopes de Faria;Júlia casou com Gualberto Henriques;Gabriel casou com Minervina Vieira. E a Família continuou crescendo,e a maior parte era residente em Capela Nova(que pertencia Queluz a muitos anos atrás),mas cada um espalhou para outras cidades,e em Conselheiro Lafaiete tem descendentes dessa família Lopes de Assis.

Fonte: Livro Laços de Família,de Ilka de Castro Moreira Villela,páginas 75 e 76. E anotações pessoais.

5 comentários:

  1. Acho muito interessante que em qualquer história que envolva os Lopes de Faria tem sempre um Jacó. Meu avô se chamava Jacó, meu primo (dos mais jovens) se chama Jacó e o filho dele de 10 anos se chama Antônio Jacó. Meu nome é Manoel Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. O nome correto de uma das filhas de Adelaide Cristina de Assis é Malvina Alexandrina de Assis, que é minha bisavó, e não Maria Alexandrina de Assis.


    Jose Eustaquio Pereira
    jepe@uaigiga.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bom dia... muito interessante. Sou bisneta de Lopes de Faria....venho buscando ampliar sobre essa família...se pudermos trocar emails...quem sabe descobrimos mais. Att. Janaina Moutinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem a árvore genealógica enorme da família, até 1700 e muito, incluída no GENO com base em livros e pesquisas históricas.

      Excluir
  4. Gisele Lopes de Assis23 de julho de 2024 às 22:31

    Perplexa

    ResponderExcluir