quarta-feira, 27 de setembro de 2023

BAIRRO SANTA EFIGÊNIA

  Hoje vamos falar sobre o Bairro Santa Efigênia de Conselheiro Lafaiete.

   No passado a região era conhecida como Dois Barrancos,era praticamente desabitada. Mas hoje é um bairro que cresceu muito .  

 

vista panorâmica do bairro ao fundo.sem data         foto:Facebook Realmente Amigos de Lafaiete (arquivo) autor não localizado

   Histórico do Bairro

    

 Numa reportagem do Jornal Correio da Cidade em 2007 encontrei esse registro que diz assim :

 " Nos primórdios do Bairro,como centro do povoamento,remontam à instalação da Real Villa de Queluz,em 1790. É a atividade mineradora,porém,e as instalações ferroviárias do fim do século XIX que farão surgir os primeiros habitantes fixos da Região dos Barrancos (futuro bairro Santa Efigênia,zona norte da Cidade). 

  Iluminadas a querosene e lampião,as primeiras ruas,becos e residências formaram-se com as primeiras famílias oriundas da zona rural de Queluz de Minas. As primitivas redes de iluminação vieram pela Companhia Força e Luz ,precariamente,com média de três dias para cada localidade.  O ritual de buscar água para nutrição,higiene e demais necessidades é uma forma particular de o bairro lidar com a lembrança. Havia duas fontes: uma na rua da Fontinha (atual bairro Campo Alegre) e a outra na rua do caixa,atual Doutor Zebral. Na construção da igreja e do muro do Meridional ,voluntários carregavam latas d'água,principalmente mulheres e crianças,fazendo cumprir a vocação solidária e a ousadia do devoto e benfeitor Chico Grande."

fonte: Jornal Correio da Cidade edição de 26/5 a 1/6/2007 (texto de Osmir Camilo Gomes e Wagner Vieira,Grupo Lesma,com o título " Religião e Futebol no Santa Efigênia" ) 

 Nota: O muro antigo do Meridional foi destruído em  2020,para a construção do novo campo do Meridional que em breve ficará pronto. 

O BAIRRO

 É um bairro geograficamente pequeno e possui poucas ruas. Entre as principais estão a Rua Santa Efigênia,Barão de Suassuí,Pio XII e parte da Aminthas Junqueira.

 Veja algumas leis antigas: 

  Lei 1440 de 1973  rua Santa Efigênia

 Lei 1411 de 1973 rua Barão de Suassuí  

 Lei 2366 de 1981 Alameda Osório Amâncio

 Lei 4054 de 1996 utilidade pública da Associação Comunitária do Bairro Santa Efigênia

Lei 684 de 1964 o loteamento de Américo Figueredo passa a pertencer ao Bairro Santa Efigênia.

 Lei 5256 de 2010 Muda o nome do Bairro Santa Efigênia 2 para Nossa Senhora das Graças (algo que na prática não foi cumprido) .

  O Bairro além de ter a Igreja Santa Efigênia (de 1926),O monumento do Cristo Redentor (inaugurado em 12 de novembro de 1988),o campo do Meridional (fundado em 7 de setembro de 1922),a gruta Nossa Senhora das Graças (construída na década de 2000) e o Cemitério do Vale do Ipê (inaugurado em 1985).

  No final do bairro próximo a entrada dos bairros Oscar Correa e Lima Dias,próximo ao Supermercado Bh está sendo Construído um trevo para facilitar a entrada do Bairro ,tudo isso próximo a MG 129 rodovia que liga a Ouro Branco. 

fonte:site oficial da Câmara de Lafaiete (nome das ruas antigas)

A IGREJA DE SANTA EFIGÊNIA

Igreja antiga em fotos sem data           foto:cópia de Mauro Dutra de Faria,fotos originais de autor não encontrado
 

 Para saber mais leia postagem de setembro de 2017.

 De novidades mais recente em 30 de dezembro de 2017 a Igreja foi reaberta ao público toda reformada e na nova cor um azul a sua anterior era um amarelo e marrom. Lembrando que essa capela pertence a Paróquia de  Nossa Senhora da Conceição.

 

Igreja Santa Efigênia em dezembro de 2017         foto:Fernando Castro

 Não Pode esquecer de Chico Grande quem construiu essa bela igreja,e no Jornal Correio da Cidade edição de 26/5 a 1/6/2007 assim falou de Chico Grande: " Contam os antigos,os pais e os avós ,segundo os letras de forma clara e pungente,que o ordenador de obras Francisco Gonçalves (Chico Grande) ,de tradição escrava e extensa prática religiosa,encontrando-se enfermo,fez prometer a Nossa Senhora Mãe e ao Senhor Deus nas alturas o "erguimento" de uma capela em homenagem à sua madrinha Santa Efigênia. Contam em detalhes que,após breve cura,o obreiro Chico Grande subiu ao alto do morro da Igreja de Santo Antônio e de lá soltou um foguete,definindo que o artefato caísse seria construído o tal templo. No alto do então Morro da Eva,hoje Praça do Cristo,ergue-se a Igreja de Santa Efigênia,na região dos Barrancos e do Morro das Castanheiras... "

  Algo interessante também é o Cruzeiro gigante de 9,85 metros colocado atrás dessa igreja,que foi colocado na missão dos Redentoristas em 2005 (entre 28 de outubro e 13 de novembro de 2005). E na frente da igreja tem um outro cruzeiro que foi colocado em 31 de maio de 1998. 

 


 Igreja Santa Efigênia e o Cruzeiro grande na parte de trás da mesma em dezembro de 2022

foto:Pulsar Imagens

Cruzeiro antigo,foto sem data        foto:arquivo pessoal

PARA SABER MAIS SOBRE O BAIRRO SANTA EFIGÊNIA  VEJA AS POSTAGENS NOS ARQUIVOS DO BLOG

Igreja Santa Efigênia (setembro 2017),Solar Barão de Suassuy (castelinho) (março de 2017),Guarani e Meridional (Setembro de 2017),Cristo  de Lafaiete (novembro de 2017), Solar Barão de Suassuy (julho de 2020)e Rua Barão de Suassuí (setembro de 2023) ,Cemitérios de Lafaiete (novembro de 2016) e Gruta Nossa Senhora das Graças (novembro de 2017 e 2019).


2 comentários:

  1. Descobri esses dias seu blog cara, estou perplexo. Parabéns!
    Você poderia postar a história do bairro Paulo VI e suas redondezas (amaro ribeiro, etc)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. Aqui veja nos arquivos do blog,que em 2017 falei sobre Paulo Vi e em 2018 sobre a Região do Amaro Ribeiro . Valeu um abraço

      Excluir