sábado, 8 de abril de 2023

FOTO AÉREA HISTÓRICA

  Ontem dia 7,eu por acaso fazendo pesquisas sobre a nossa Conselheiro Lafaiete,eu vi em imagens e acabei encontrando uma foto antiga da cidade que eu nunca tinha visto...

foto:Arquivo Nacional,Jornal Correio da Manhã,sem data.


  A FOTO

 Assim foi descrita " Vista aérea de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, s.d. Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_04198_079 "  

  Essa foto deve da década de 1940,mas é certo que foi antes de 1942. Essa foto mostra a extinta Capela Nossa Senhora do Carmo que era uma igreja histórica do século XVIII e foi demolida na década de 1950,por volta de 1951,conclui que essa foto foi anterior a 1951. E a capela do Carmo está no canto direito da foto na parte de baixo e um pouco a frente dela vemos a Escola Domingos Bebiano,e atrás dela mostra um pouco da entrada da Rua Benjamin Constant. 

 O Fotografo Mauro Dutra observou que o prédio da prefeitura nessa foto só tinha um andar,e isso significa que essa foto é anterior a 1942.  (bem no canto da foto,no início da Avenida Prefeito Mário Rodrigues Pereira)

 Ainda na parte baixa da foto vemos o Cemitério Nossa Senhora da Conceição ,e no atual bairro Queluz só vemos a Rua Carijós e Coronel Albuquerque com poucas casas. 

 Mais na parte direita da foto a frente da capela do Carmo,vemos a Avenida Prefeito Mário Rodrigues Pereira ,que foi reformada na administração do Prefeito Mário Rodrigues Pereira entre 1935 a 1945. Um pouco para o lado esquerdo,vemos ruas Afonso Pena,Travessa Jacinto Siqueira e Rua Tavares de Melo,ia sentido Melo Viana até praça Getúlio Vargas até chegar a Estação.  Nessa época ainda não existia a Avenida Telésforo,no seu lugar vemos algumas nascentes e pastos. 

 Na parte superior da foto vemos algumas casas no Boqueirão (atual Lourdes) e no canto superior esquerdo vemos o Bairro de São Sebastião (antigo bairro de Lafayette) e também a Igreja de São Sebastião. 

 No canto esquerdo mais ao final da foto vemos a região da Avenida Furtado e parte do Bairro Carijós com poucas casas.

 Já no centro da foto vemos bairros como Rosário e Fonte Grande . Na Fonte Grande podemos destacar a rua 7 de setembro e a 15 de novembro com poucas casas,a Rua inconfidentes quase sem casas e terminava no buracão. Mas no fundo da foto À esquerda mostra que já existia uma travessia na rua Sargento Dias (ligava bairro Queluz ao Carijós,hoje já desativada).

 Essa era Conselheiro Lafaiete no final dos anos de 1940.

 Quem souber a data dessa foto coloque nos comentários. 

 Luiz Fernando Azevedo,8 de abril de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário