quinta-feira, 30 de março de 2023

SAUDOSA LINHA FÉRREA LAFAIETENSE

  Ontem dia 29 de março fez 50 anos dessa foto,onde vemos uma máquina e sua composição de vagões da antiga RFFSA (REDE FERROVIÁRIA FEDERAL  SOCIEDADE ANÔNIMA) . Foto tirada na região do PM 2 V bairro Triângulo e ao fundo na parte superior vemos a Igreja de São João Batista em construção,e nessa região do bairro São João e parte Santa Matilde não havia casas. Foto da cidade de Conselheiro Lafaiete,estado de Minas Gerais.



FOTO TIRADA EM 29/3/1973

foto:Acervo da RFFSA 


RFFSA

 Criada por meio da Lei 3.115, de 16 de março de 1957, a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) era caracterizada como empresa de economia mista. Consolidando 18 ferrovias regionais, possuía administração indireta do Governo Federal e era vinculada, funcionalmente, ao Ministério dos Transportes.

 Sendo que na região de Conselheiro Lafaiete,a partir de 1 de dezembro de 1996 com a privatização do governo federal a RFFSA passou a chamar MRS (Malha Regional Sudeste) que passou a operar o sistema da linha férrea na nossa cidade e até hoje ainda executa esses serviços. Com isso a linha férrea é operada pela MRS e os prédios ou estações antigas pertencem a União.

 A Medida Provisória nº 353 culminou com a extinção da Rede em 22 de janeiro de 2007, estabelecida pelo Decreto nº 6.018, de 22 de janeiro de 2007, sancionado pela Lei 11.483, de 31 de maio de 2007.

A Lei nº 11.483, de 31 de maio de 2007, encerrou o processo de liquidação e extinguiu a Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). A partir de 22 de janeiro de 2007 foi atribuída à VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias SA a responsabilidade de atuar como patrocinadora do Plano de Benefícios administrado pela REFER, na condição de sucessora trabalhista da extinta RFFSA, em relação aos empregados referidos no inciso I do caput do art. 17 desta Lei, observada a exigência de paridade entre as contribui da patrocinadora e do participante. Assim, a RFFSA não efetua mais contribuições, ficando a cargo da VALEC, ao todo, o repasse das contribuições referentes aos ativos. Não existem planos saldados, mas uma transferência de responsabilidade.

 

fonte:sites oficiais da RFFSA / REFER / MRS  

NOTÍCIAS CURIOSAS

 Segundo o Jornal "O Processo" de 1978 (edição desconhecida) diz que : " A primeira locomotiva que chegou no município de Queluz,parando em Buarque de Macedo,tinha o nome de Valença e seu número era 107,sendo que muitos saíram de Queluz e foram para Buarque "

 SABER MAIS

 Eu ja escrevi vários artigos sobre Estações Ferroviárias e linhas antigas. 

Veja nos arquivos  do blog essas postagens feitas em:

Dezembro 2016 Estação Lafayette,  fevereiro de 2017 Estações Antigas de Queluz,  Março 2017 estrada de ferro pequerí -Gagé , dezembro de 2017 centenário da ferrovia em 1983 .


Nenhum comentário:

Postar um comentário