Hoje vou falar sobre o Rio Bananeiras que nasce no distrito de Buarque de Macedo,em Conselheiro Lafaiete.
O rio que passa em vários bairros da cidade e no encontro com rio Ventura Luiz (na localidade do Gagé,também em Lafaiete) forma o rio Maranhão e segue para Congonhas.
Quer saber mais veja nos arquivos desse blog a postagem que fiz em janeiro de 2017.
NASCENTE
Sua nascente localiza como falei em Buarque,quase na divisa de Lafaiete com Cristiano Otoni. Agora sobre o local exato eu não consegui localizar ao certo,isso porque o local exato fica em propriedade particular e eu não tenho informação exata do local,hoje (dia 21) eu fiz uma caminhada nessa região e tirei algumas fotos e essa foto abaixo pode ser o local da nascente do Bananeiras.
Onde está as árvores mais baixas possivelmente onde nasce o Rio Bananeiras
foto:Autor da postagem,21/2/2023
Quem souber o local exato,coloque nos comentários e mande uma foto,eu vou dar crédito a pessoa também na próxima postagem do blog (pode ser pelo email também: lufeand@gmail.com )
SOBRE O RIO BANANEIRAS
mapa de Minas Gerais e ao lado à localização de Conselheiro Lafaiete e dentro está o traçado por onde passa o Rio Bananeiras foto:imagens da internet
Segundo o Geogŕafo Leandro Magno Lopes da Silva,a Bacia Hidrográfica do Rio Bananeiras,tem uma área de 15,38 km² (SILVA,2016)
Segundo Jomir Martinho Gonçalves, O Rio Bananeiras ,tem uma extensão de 100,79 km ² e uma vazão de 12 litros por segundo (GONÇALVES,2002)
Em Conselheiro Lafaiete,existe o dia do Rio Bananeiras,que é comemorado na primeira semana de junho,praticamente junto com o dia do meio ambiente. A lei municipal que aprovou o dia foi a de número 5606 de 15 de março de 2014. Antes da aprovação dessa lei a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) promovia vários eventos como de visitação a nascente do Rio e também a conscientização para preservar o mesmo,embora não sei dizer se ainda existe esse projeto.
O autor dessa postagem defende a preservação do Rio Bananeiras e também que as autoridades incentive aos alunos das escolas e diversos cidadãos a conhecer a nascente do rio,e claro que se coloque uma placa de indicação no local. VIVA O RIO BANANEIRAS.
Olá, Luiz. Seu blog é de utilidade pública, aprendo muito com ele. Infelizmente o Rio Bananeiras está sendo poluído já no próprio distrito de Buarque, é uma pena. O rio mais importante da cidade deveria ser melhor preservado.
ResponderExcluir