sábado, 22 de abril de 2023

PROJETO RESGATE " AS ANTIGAS CAPELAS DOS PASSOS " - PARTE 1

  Ontem dia 21 de abril,eu estive com Marco Antônio Gomes,historiador nascido em Lafaiete e morador de Piranga. Nós dois estamos num projeto do Resgate das Antigas Capelas dos Passos da antiga Queluz,atual Conselheiro Lafaiete. Algumas das capelas foram identificadas,mas outras ainda são um mistério que ainda vamos decifrar.

 

Mapa da antiga Queluz e suas Capelas ,em destaque à acima Capela da Piedade e na parte de baixa antiga Capela do Carmo.
 

 mapa elaborado pelo autor dessa postagem e arte de Marco Antônio Gomes

foto:Marco Antônio Gomes

Projeto das cidades antigas e formam um triângulo  Ouro Preto,Conselheiro Lafaiete e Piranga

foto:Marco Antônio Gomes
 

  Segundo Marco Antônio,em Piranga,as capelas dos passos sem contar a Matriz (igreja principal) ,naquela cidade contava mais 6 capelas (7 com a matriz) e das 6 elas tinham as iniciais CREIAS  M(Com a letra inicial de cada padroeiro , C carmo (Nossa Senhora do Carmo),R Rita (santa Rita), E Efigênia (Santa Efigênia), I significa José (são José) , A Antônio (Santo Antônio) e S sebastião (são Sebastião),  além do M  Matriz de N.s.Conceição) Assim foi em Piranga,e agora em Lafaiete ?

 CREIAS  M  em Lafaiete foi decifrado ?

 C Capela do Carmo  (paço confirmado,hoje Praça N.S.Carmo,igreja já demolida)

 R Rosário (supostamente seria o paço que ficava na atual Prefeito Mário Rodrigues,97 - padroeiro não confirmado e nem identificado) supostamente seria construída uma igreja de N.S.Rosário tanto no lugar onde hoje é Santo Antônio no século XVIII e não foi feita,e anos depois no início do Século XX seria Construída no atual Bairro do Rosário onde havia o Cruzeiro do Capenga. Curiosamente esse antigo paço está na mesma linha que o antigo cruzeiro do Rosário.

E Santa Efigênia ( supostamente seria o paço que ficava na comendador Baeta Neves,241 - padroeiro não identificado e não confirmado) . Embora a tradicional capela dessa santa foi construída em 1926,está alinhada a essa capela. Mas não confirmei o padroeiro desse antigo passo.

I São José (paço confirmado,era na praça Barão de Queluz,97 ao lado da casa que morou o historiador Romeu Guimarães).  Esse paço é confirmado no livro "Romeu Guimarães e Queluz de Minas,de 2010 na página 47 escrito por Fúlvio Guimarães). A letra " I " no sistema ainda valia para o "J".  Hoje no local é uma loja de vendas para artigos de animais,mas em 2007 era a Escola de Música Romeu Guimarães ao lado da Matriz.

A Santo Antônio (paço confirmado,é a tradicional Igreja de Santo Antônio,de 1751 e ainda existente)

S  (o " S "  fica a dúvida) embora existiu na antiga Queluz uma capela de Nossa Senhora da Piedade,que era na rua coronel João Gomes atrás do hospital São Vicente. Lá em Piranga é São Sebastião. Já a Igreja de São Sebastião de Lafayette só veio a existir por volta de 1909 e também localiza afastado do centro antigo. Outra coisa chamou atenção é que essa antiga ermida da piedade está na mesma reta que Santa Efigênia e também Santo Antônio,formando um triângulo.

* Aí fica a Pergunta será que é Nossa senhora da Piedade,esse passo ?

*  Vale lembrar também que em frente a Igreja de Santo Antônio havia uma capela do necrotério. Mas de acordo com algumas informações ela não tinha nada haver com essas capelas dos passos,era apenas uma capela velório. 

M Matriz Nossa Senhora da Conceição,igreja construída a partir de 1732. Que é a maior e mãe de todas as capelas citadas.

  Infelizmente temos poucas informações sobre o assunto,segundo o Historiador Allex Milagre  " Em Lafaiete, acredita-se que em meados do século XVIII já se fazia a "Festa de Passos", promovida pela Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, que funcionava na Matriz. A comemoração, em um dos domingos da Quaresma (portanto, antes da Semana Santa), constava de celebração da Santa Missa e procissão com a imagem do Senhor dos Passos, que percorria os passos (pequenos oratórios públicos), onde se fazia breve meditação sobre a Paixão. Esses passos se localizavam um no Largo da Matriz (onde hoje está o prédio da Escola de Música), outro na rua do Carmo (atual avenida Prefeito Mário Pereira, nas imediações do imóvel de número 97) e na rua Direita (atual rua Comendador Baêta Neves, nas proximidades do nº 241); não se sabe se teve mais algum passo, pois são sete os Passos da Paixão. Há referência, também, na última década do século XVIII, no livro de registros de casamentos da freguesia de Queluz, de uma ermida do Senhor dos Passos na Vila.

A imagem do Senhor dos Passos, da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, é uma autêntica peça do barroco mineiro. O artista plástico e restaurador Carlos Magno Araújo, que a restaurou há alguns anos, suspeita que ela seja obra de um santeiro que existiu na região de Ouro Preto, na primeira metade dos setecentos, dada a similitude com outras obras identificadas como sendo dessa oficina. A imagem em roca possui um semblante assaz expressivo, num misto de dor e de compaixão. No rosto, há indícios de que as gotas de sangue sejam rubi, algo pouco comum naquela época nesta região, com semelhantes casos apenas em Ouro Preto, São João del Rei e Sabará."

  CONTINUA NO PRÓXIMO ARTIGO

Para não ficar longo o assunto,não perca a próxima postagem,que vou mostrar como foi essa expedição entre o autor dessa postagem e Marco Antônio,estivemos aqui em Lafaiete para e fizemos uma expedição. Não perca a próxima postagem...

 

 Fonte:  Blog do Historiador Allex de Assis Milagre (1971-2009)  http://allexmilagre.blogspot.com/2007/03/tradies-religiosas-da-semana-santa.html

 Pesquisas de Marco Antônio Gomes  ( DIRETOR DO ARQUIVO DO CONHECIMENTO CLAUDIO MANUEL DA COSTA EM PIRANGA-MG)

 Pesquisas do autor dessa postagem


(CONTINUA )

Nenhum comentário:

Postar um comentário