quarta-feira, 16 de junho de 2021

LOCALIDADES RURAIS DE CONSELHEIRO LAFAIETE - PARTE 5

 Continuando a falar sobre as localidades rurais de Conselheiro Lafaiete,hoje vou falar sobre a região de Gagé e redondezas. Essa região que falo hoje localiza na zona norte do município.

  GAGÉ

  É uma localidade da zona norte de Conselheiro Lafaiete,muitos falam que é um distrito da cidade,mas oficialmente não é,já que distritos oficiais de Lafaiete são dois a sede e Buarque.
  Em Gagé é onde tem o ponto de altitude mínima na cidade,que é no foz do Córrego da Ilha com 872 metros acima do nível do mar. 

  Motivo do Nome

 Esse nome é por causa da tribo indígena "Gajé ". Eu não lembro onde li mas fala que o significado de Gajé seria "saco do Machado".
 A localidade de Gagé já existia no Século XVIII. E certamente os índios viviam a beira do rio Bananeiras e outros córregos da região.
 

Locais pertencente ao Ga

  Vila Fernandes,Vila Vitória (também conhecida como Vargem Grande),Vila da Paciência,Casa Branca,Estrada da Mãe Tereza (Estrada da Passagem ),Funtão,Volta Fria (é um local sem casas) e entre outros. E indo sentido ao Rancho Novo pertence a Gagé o local denominado "Adaú" ou Souza.
 A principal rua é a Santa Efigênia,que vem desde o bairro desse nome,em Lafaiete,e é rua muito comprida. 

 Perto de Três Barras havia um local conhecido como Jachuy ,e tinha em mapas antigos de Queluz de 1927,eu não sei existe ainda. 



   Estação Gagé

foto:Extinta Estação de Gagé, foto de BO Leonard

  Segundo informações do site estacoesferroviarias.com.br a sua inauguração foi em 6 de maio de 1898,e já foi demolida. Sua altitude é de 889 metros. No site também diz assim "A parada de Gagé,foi inaugurada em 1898,para servir à exportação de Manganês ali extraídos então Pela Companhia Santa Matilde..." (Memória Histórica da EFCB,1908,p.484).

 No mesmo site fala que houve um descarrilhamento de trem em 1924. Infelizmente a Estação de Gagé foi demolida por volta de 1999 ou 2000. 

           fotos da Região do Gagé 


 fotos:Região da Casa Branca,Gagé 15/4/2018 Arquivo Pessoal  

foto:Ao fundo região da Vila Fernandes,15/4/2018 Arquivo Pessoal

 

foto:Região do Funtão,Gagé 15/4/2018 Arquivo Pessoal

  Essa Estrada (foto acima,a que vai para Passagem) também conhecida como Estrada da Mãe Tereza. Segundo informações que tenho ela adotava muitas crianças e era uma mãe para todo mundo,se não me engano ela era uma freira,e dizem que era uma católica praticante. 

 

foto:Região do Adaú (ou Souza) 18/3/2018 Arquivo Pessoal
  

Usina do Gagé

 A Usina Esperança,foi inaugurada em 21 de junho de 1891,fundada pelo suiço Albert - Joseph Gerparcher e seu filho Joseph Gerpaecher.¹
 E em 1927 Passou a Chamar Usina Queiroz Júnior,e ficou com esse nome até por volta de 1982,e o alto forno foi construído em 1974. E depois a empresa  passou a chamar Barra Mansa,e atualmente é a Sinderúgica Gagé.

foto:Usina Gagé ao fundo,15/4/2018 Arquivo Pessoal
 

    Capela de Nossa Senhora do Rosário (antiga Capela São Sebastião)

  foto:Capela N.S.Rosário,15/4/2018 Arquivo Pessoal


    É uma Capela que já existia na década de 1910,cujo orago era o padroeiro de  Gagé,São Sebastião. O que é certo que essa Capela foi construída na época que Padre Américo que era Vigário na Matriz Nossa Senhora da Conceição,e Lafaiete só havia uma paróquia. Segundo um morador do local diz que essa capela foi construída por portugueses.
 Num  relatório da Biblioteca Nacional sobre nossa cidade (antiga Queluz),isso antes de 1914,dizia sobre Gagé assim: "Gagé,onde há uma das mais bem acabadas e belas Igrejas de Minas",e isso refere possivelmente a essa capela,e o mesmo documento fala de Passagem,mas não refere a igreja de lá.
 Essa capela já passou por algumas reformas,sendo que em 1936 foi reformada pelo Monsenhor Moreira.
  O sino dessa igreja foi feito pelo João Glória de Itabirito,o mesmo que fez sino para várias igrejas em Lafaiete.
  Num programa de festa de 1967,da festa de São Sebastião,fala na campanha para a construção da nova Igreja. Após a Construção da nova igreja,essa capela ficou praticamente abandonada. E um senhor do bairro Fonte Grande,começou a fazer festa em honra a Nossa Senhora do Rosário,e acabou tornando padroeira dessa capela.
 A Br 040 passa atrás dessa igreja,porque a frente dela é para a antiga estrada que vai para Congonhas,a Br só foi aberta por volta de 1955.

   Igreja de São Sebastião do Gagé

    


foto:Igreja São Sebastião ,15/4/2018 Arquivo Pessoal

   Essa Igreja foi Construída no final da Década de 1960,foi construída pela Empresa Queiroz Junior e o pessoal da comunidade. Me parece que foi iniciada por volta de 1966,foi concluída por volta de 1972.
 É moderna e tem a imagem do padroeiro no alto..
 Atualmente pertence a Paróquia de Nossa Senhora da Luz.

  PASSAGEM DO GAGÉ

foto:Igreja da Passagem,26/8/2018 Arquivo Pessoal
 

  É uma localidade desabitada,que já existia no Século XVIII,e com a instalação da Açominas (hoje Gerdau Açominas) só sobrou apenas a Capela Nossa Senhora da Conceição que é datada de 1774,restaurada em 2009.  (Como é longa a sua história,se você quer saber mais,leia nos arquivos do meu blog de fevereiro de 2017 e janeiro de 2021 que falo mais sobre essa linda região) 

 JOAQUIM  MURTINHO  (PARTE DE LAFAIETE)

  Curiosamente o local Joaquim Murtinho,tem sua maior parte em Congonhas (próximo a Br 040),já após o Rio e perto da linha são partes pertencente a Conselheiro Lafaiete. (Quer saber mais leia nos arquivos do meu blog de novembro de 2018).

 

foto:Estação Joaquim Murtinho,parte de Lafaiete,18/11/2018 Arquivo Pessoal

  VILA LOBOS

  Sobre a Vila Lobos,eu não tenho informações concretas. O que se deduz é que os primeiros moradores ou os que eram donos dessas terras,eram da família Lobo. 

 A Vila localiza entre o Lima Dias II e Casa Branca,rumo ao Gagé. Ao fundo o loteamento Jardim Vitória que está parado.

foto:Vila Lobos 15/4/2018 Arquivo Pessoal
 

 LALÃO

  É uma localidade próximo a Fasar e anda cerca de 700 metros,tem cerca de 5 casas,e trilhas boas de caminhar que sai no condomínio Monteville.

foto:Lalão,27/5/2018 Arquivo Pessoal
 

 CONDOMÍNIO MONTEVILLE

  É um Condomínio próximo a MG 129,e também tem trilhas de caminhadas em sua volta.

 

foto:Placa de entrada,27/5/2018  Arquivo Pessoal

 Não perca o próximo artigo,e vou focalizar a Região do Rancho Novo.

CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário