terça-feira, 15 de junho de 2021

LOCALIDADES RURAIS DE CONSELHEIRO LAFAIETE - PARTE 4

 Continuando a falar sobre as localidades rurais de Conselheiro Lafaiete,hoje vou falar sobre a região de Buarque e localidades ao seu redor,ambas localizadas na zona sul do município. 

  BUARQUE DE MACEDO

   A cidade de Conselheiro Lafaiete,só tem dois distritos atualmente,a SEDE e o distrito de Buarque de Macedo,que foi criado em 12 de dezembro de 1953.

     Homenagem

  Ao político Pernambucano Manoel Buarque de Macedo,nascido em 1 de março de 1837 em Recife.
  E Buarque era ministro de Obras pública entre 1880 até sua morte em 1881. E Manoel  Buarque faleceu em Minas Gerais de congestão pulmonar,em 27 de agosto de 1881,quando estava com o Imperador Dom Pedro II,durante sua visita a Minas.
 Como a Estação foi inaugurada em 1883,homenagearam o ex ministro.

    Estação Buarque

  

foto:Estação de Buarque,28/9/2019 Arquivo Pessoal

                       

foto:Estação 3/8/2019 Arquivo Pessoal

KM 450,161 (isso em 1928)
Inauguração: 15 de dezembro de 1883
Altitude: 978 metros
Uso Atual:Abandonada,e o prédio fechado desde os anos de 1980,e atualmente está totalmente abandonada.

    Texto de Pedro Paulo Rezende,de Outubro de 2006,diz assim:

 O Agradável pátio de Buarque de Macedo,nas Cercanias de Conselheiro Lafaiete. A antiga linha entre essa estação e Cristiano Otoni foi erradicada há tempos. É possível se seguir de carro,o velho trecho,uma paisagem bucólica que margeia a linha nova quase sempre. No caminho vemos as marcas da EFDP II ,com muros de arrimo em pedra,bueiros de cantaria,etc. Na linha nova,quando em paralelo com a velha,vemos os tradicionais bueiros com datas em alto relevo,típicos da EFCB. Quem não conheceu vale a pena percorrer este trecho. Com um pouco de sorte pode-se pegar trens da MRS no caminho numa subida íngreme entre Buarque e Cristiano,quase dentro de um belo corte com muros de pedra,explodiu a caldeira da famosa loco 815,a Getúlio Vargas.


fonte:site EstacoesFerroviarias.com.br

     O que significa ?

EFCB Estação Ferroviária Central do Brasil
EFDP II  Estação Ferroviária Dom Pedro II

  Sobre o Distrito

           

foto:Vista panorâmica de Buarque da estrada que liga a São Vicente,foto de 3/8/2019 Arquivo Pessoal
 

 Localizado a cerca de 12 Kilometros do Centro de Conselheiro Lafaiete. E é próximo a cidade de Cristiano Otoni.
 Nesse distrito há muitos anos havia também uma Fábrica de Queijo e lacticínios em geral.
  Na região de Buarque tem o ponto de maior altitude no município,que é o local conhecido como Cabeceira Córrego do Sarampo,está numa altitude de 1157 metros (acima do mar).
  Também é em Buarque,que localiza a nascente do Rio Bananeiras.
  O Cemitério de Buarque,localizado um pouco atrás da igreja,tem o nome de Nossa Senhora da Boa Morte.
  O distrito deve ter uma população em torno de 500 pessoas.

 

 foto:Buarque e ao fundo a igreja,28/9/2019 Arquivo Pessoal 


 foto:Cemitério N.S.Boa Morte em Buarque,3/8/2019 Arquivo Pessoal

          Igreja de São Sebastião de Buarque

foto:Igreja São Sebastião em 10/3/2018 Arquivo Pessoal
 

  
Segundo o livro inédito de Allex Milagre,de 1998,diz que a provisão dessa igreja foi concedida em 20 de março de 1905,ao senhor José Cardoso de Lima,e assinada pelo Arcebispo de Mariana Dom Silvério. A Igreja era Conhecida como São Sebastião dos Cardosos.
  Segundo o meu amigo Geraldo de Castro,no seu blog Faiscador de Queluz de Minas,o senhor José Cardoso de Lima foi o fundador de Buarque.
  Essa comunidade católica de Buarque,pertence a Paróquia de Santa Terezinha.


  Cruzeiros de Buarque

 No livro Cruzeiros de Lafaiete,de Antônio Luiz Perdigão,na página 13 e 14,diz que em 1922 havia colocado um cruzeiro na parte baixa. E com o passar do tempo apodreceu e foi retirado dali. E em 1965,a população mandou que fizesse outro cruzeiro de madeira,a fim de substituir o antigo,e esse cruzeiro foi colocado em outro local. Foi escolhido o morro oposto,no alto de um morro,dando frente para a igreja. E em 1987,na administração do prefeito Vicente Faria,o cruzeiro foi iluminado. Para quem vem da igreja,vê o Cruzeiro no morro atrás da estação.
 

  BANDEIRINHAS

   Localizado no antigo leito da Estrada Real e hoje localiza ao lado da Br 040,e também lá é o começo da estrada MG 844 que dá acesso a Queluzito.

 O local é antigo e já era citado em documentos antigos no Século XVIII,segundo os historiadores Márcio Luiz e Luiz Wanderlei Torres em pesquisa baseada nos Autos da Devassa,foi nesse local onde havia a Estalagem das Bandeirinhas (não existe mais) que ficou exposta a perna esquerda do Alferes Tiradentes. 

 O monumento das Bandeirinhas,foi instalado em frente ao Posto Trevão em 17 de abril de 2010.

 

    

foto:Monumento aos inconfidentes no Posto trevão,28/9/2019 Arquivo Pessoal

                       

foto:Azulejo no Posto Trevão,mostrando a Estrada Real,Gameleira e o Tiradentes e a Matriz N.S.Conceição e o Chafariz,foto de 28/9/2019 Arquivo Pessoal

  
  Aeroporto das Bandeirinhas

  

foto:Aeroporto, imagens da internet

  O Aeroporto das Bandeirinhas que foi instalado em 31/12/1970 segundo uma placa que está no Museu Antônio Perdigão,e o Aeroporto Coronel Alcides Dutra denominado pela lei municipal n° 1033 de 16/6/1969.  

  Foi um terreno em que o Prefeito Mário Rodrigues Pereira (prefeito de 1930 a 1945) havia adquirido e havia doado ao governo Federal para que fosse implantado um campo de aviação,isso só aconteceu na década de 1970. O nome correto seria um Heliporto,ele recebeu um asfalto em 1988 e outras melhorias em 2003 durante o mandato do prefeito Vicente Faria.

 E atrás do Aeroporto tem também o Bairro Lafaiete Country Club,que é um chacreamento,criado entre a década de 2000 e 2010.

 

  CONDOMÍNIO RECANTO DO ELDORADO

  Esse Condomínio localiza ao lado da linha férrea da MRS na região do Barroso,entre a Linhazinha e Buarque,existe desde a década de 2000. Ele é fechado e só tem acesso os moradores ou autorização da administração. 


foto:Condomínio ao fundo,6/5/2018 Arquivo Pessoal.

 Diversas Fazendas na Região 

  Nessa Região de Buarque e Bandeirinhas existem diversas fazendas,sendo as principais a Fazenda das Bandeirinhas,Fazenda dos Macacos e a Fazenda da Lagartixa. Para o lado de Buarque existem fazendas como a do Gramado e a das Vassouras e entre outras além de novos condomínios sendo feitos. 

  foto:Acesso a Fazenda do Gramado,estrada para Cristiano,28/9/2019 Arquivo Pessoal

 

foto:Estrada Buarque a Cristiano,e a placa do acesso a Fazenda das Vassouras,28/9/2019 Arquivo Pessoal 

 Fazenda das Bandeirinhas

 Localizada na Br 040 km 637,nas Bandeirinhas,é uma fazenda antiga e particular. 

  Fazenda dos Macacos

   

foto:Fazenda dos Macacos ,Arquivo Pessoal

     Fazenda localizada dentro dos limites de Conselheiro Lafaiete,acesso pela BR 040,KM 643,distante a 4 quilômetros da estação de Buarque de Macedo e doze do centro de Conselheiro Lafaiete.
   Hoje é de propriedade particular,chegou a ser restaurante anos atrás.E na verdade quando entramos pela Br 040,se chega aos fundos da fazenda,nos tempos antigos ia pela fazenda por outro caminho,porque a Br não existia antes.
  Segundo o Historiador Joaquim Rodrigues de Almeida,no século XVIII,o português José da Costa Oliveira teria comprado está fazenda por volta de 1748,e José morava na extinta fazenda dos Lençois,que era nas proximidades.
  José da Costa Oliveira teve 11 filhos entre eles o caçula Capitão Felisberto da Costa Pereira (morreu em 1801),e esse teve 9 filhos entre,eles o Coronel Antônio Rodrigues Pereira (Barão de Pouso Alegre) que da união com Clara Ferreira de Azevedo,tiveram dois filhos o Washington Rodrigues Pereira e o Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira,que anos depois a cidade de Queluz,passou a chamar Conselheiro Lafaiete. A Fazenda dos Macacos,foi visitada pelo imperador Dom Pedro II,em março de 1881.
 O tombamento da fazenda foi em 1977,pelo IEPHA (Instituto estadual de Patrimônio Histórico).
   A origem do nome "macacos" ainda continua sem uma certeza,e existe três versões para o nome. uma sugere por causa de tantos macacos que lá havia,outra por causa dos escravos,e a outra por causa que os portugueses eram chamados pejorativamente de macacos pelos brasileiros. Já tentaram mudar o nome da fazenda,para fazenda da constituição,depois fazenda Pouso Alegre,e não obtive sucesso,e ficou o nome que continua.
 Até 1998,a fazenda dos Macacos,pertencia o município de Cristiano Otoni,mas a partir desse ano,voltou a pertencer Conselheiro Lafaiete.

Fonte:diversos jornais,e livro "Lafayette Rodrigues Pereira um ilustre Queluzense,de Allex Milagre. 

 

  Na Região da Fazenda dos Macacos,na época de quando Dom Pedro II veio a Queluz no ano de 1881,existia uma região conhecida como Ribeirão do Inferno (era mais ou menos nessa região ) e já a Fazenda do Lençol foi demolida no Século XIX era nessa região também.

  Estrada da Lagartixa

  A Estrada que começa na Br 040,que parte dela era a antiga Estrada Real,é conhecida como estrada da Lagartixa. 


foto:vista da estrada da Lagartixa,ao fundo vemos a Fazenda dos Macacos,28/9/2019 Arquivo Pessoal

  foto:Queda d´água próximo a estrada da Lagartixa,28/9/2019 Arquivo Pessoal

foto:vista das duas lagoas na divisa de Lafaiete e Queluzito,vemos a Estrada da Lagartixa,foto de 14/3/2021 Arquivo Pessoal

  Essa Região de Buarque e Bandeirinhas é rica em Histórias,não perca o próximo artigo.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário