sábado, 12 de junho de 2021

LOCALIDADES RURAIS DE CONSELHEIRO LAFAIETE - PARTE 1

  Nesses dias vou falar sobre a Zona rural de Conselheiro Lafaiete,e será dividida em 8 partes. Hoje vou focalizar sobre a região da Localidade de Mato Dentro e algumas ao redor,localizadas na região oeste e Noroeste do Município.

 A zona rural de Lafaiete tem muito a nos mostra e histórias praticamente desconhecidas ou até esquecidas.


    MATO DENTRO

   Está localizada entre a Br 383 e São Gonçalo do Brandão. Sobre o nome do local existe duas versões,uma é que os escravos fugiram de fazendas da região e foram para o "mato a dentro". Já a segunda diz que os primeiros moradores foram portugueses que  vieram da cidade mineira de Conceição do Mato Dentro,isso no Século XVIII.

 O local já existia no Século XVIII,e em 1836 a Fazenda Mato Dentro pertencia a João Martins de Azevedo,segundo Manuscritos do Historiador Quincas de Almeida. E lá era pertencente a aplicação de Redondo (atual Alto Maranhão).

 Em Mato Dentro tem a Escola Municipal Esperedião Pereira,tem um antigo Cruzeiro e a Igreja de Nossa Senhora de Fátima que foi construída por volta de 1950.  

foto:Igreja Nossa Senhora de Fátima em 25/2/2020 Arquivo Pessoal 

 

foto:Cruzeiro do Mato Dentro 25/2/2020  Arquivo Pessoal


foto:Mato Dentro 27/8/2017 Arquivo Pessoal
 

  Fazenda Paraopeba

 Localizada a cerca de 3 km de Mato Dentro,é do Século XVIII. E está quase na divisa com o município de São Brás do Suaçuí.

 Segundo alguns historiadores (claro alguns discordam) essa fazenda é a mesma de nome covão,que foi propriedade do inconfidente Alvarenga Peixoto que a teria comprado em 1779.

 Outra anotação importante que tenho é que no livro "Romeu Guimarães de Albuquerque,de Queluz de Minas a Conselheiro Lafaiete" de Fúlvio Guimarães,na página 198 diz: " Fazenda Paraopeba do Redondo,Freguesia de Congonhas do Campo ,data 20 - 7 - 1759  código sc 125 página 70 V "  . E isso mostra que ela já existia em 1759.

 Em 2017 ela foi restaurada,e inaugurada em 28 de julho de 2017,hoje pertence a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete. E segundo a placa que tem na fazenda diz que ela foi construída em 2 etapas a primeira no Século XVIII e a segunda no Século XIX a parte de cima. 

foto:Arquivo pessoal 27/8/2017


 Vila Domingos

 Localizada também no Mato Dentro,foi reconhecida como uma comunidade Quilombola em 31 de outubro de 2018  (fica entre Mato Dentro e Caeté). 

foto:Arquivo Pessoal 27/8/2017

  CAETÉ

  Localizada entre Mato Dentro e São Gonçalo,é um pequeno povoado com algumas casas e fazendas.

  Seu nome pode ser ligado a nome indígena que vem do tupi Ka á (Mata) e eté (verdadeiro),significa "mata verdadeira " ou "mata virgem". Ou também pode ser que os primeiros moradores vieram da cidade mineira de Caeté para esse local. 

 Em Caeté tem um cruzeiro antigo a beira da estrada.

foto:Arquivo Pessoal 27/8/2017

 TRÊS BARRAS

  O Nome é por causa da Fazenda Três Barras que existe na região. O nome deve ser porque a Fazenda se localiza entre três estradas (uma vem de Três Barras (da br 040) ,a do lado esquerdo vem do Caramonha e ao lado direito vem da Barreira). No Século XIX a mesma fazenda pertencia a Francisco José Pereira Zebral. 

  

foto:fazenda Três Barras,3/6/2018  Arquivo Pessoal

 No inicio do Século XX existia uma linha férrea (inaugurada em 22/3/1899) que ia até a mina do Pequery (de cima) que saia do Gagé ,passava pelo local,no mapa antigo de 1927 de Queluz mostra tudo isso. Foi desativada anos depois,por volta da década de 1950 ou antes. 

 A Igreja de São José foi inaugurada em  1° de maio de 2012. 

foto:Igreja São José  3/6/2018  Arquivo Pessoal
 

 PEQUERI DE CIMA

  Localizada após Três Barras,e entre Mato Dentro. Seu nome é por causa do Rio Pequeri que passa na região,o nome quer dizer: Rio dos Peixes. O local já existia no Século XIX e em 1896 era visada por mineradores a procura do Manganês. E depois a linha férrea ia até o local,como falei acima já desativada.

 O Geólogo americano Orvile Derby (1851-1915) esteve em 1901 e 1908 na região do Pequery,sendo na última vez relata que descobriu um minério de cor preta e granulação fina que é comercializável.

 Na região vemos a beleza do Rio Pequeri e também da mina desativada que hoje é um enorme lago com seus barrancos.  

 Muitos confundem a localidade Pequeri de Cima (pertence Lafaiete) com o Pequeri (Congonhas,aquele ao lado da Br 383). 


fotos:Rio Pequeri  16/6/2018  Arquivo Pessoal

foto:Antiga Mina do Pequeri 16/6/2018  Arquivo Pessoal
 

foto:Lagoa do Pequeri,antiga Mina,em 2020  Arquivo Pessoal

 ALTO DO CARAMONHA

   Localizada entre a região da Barreira e Três Barras. Num mapa antigo de 1927,cita o nome do local. Dizem os antigos que um dos donos da fazenda no passado era o senhor João Caramonha.

foto:região do Caramonha,3/6/2018 Arquivo Pessoal

 

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário