domingo, 13 de junho de 2021

LOCALIDADES RURAIS DE CONSELHEIRO LAFAIETE - PARTE 2

  Continuando a falar sobre as localidades rurais de Conselheiro Lafaiete,hoje sera sobre a região de São Gonçalo do Brandão que localiza na região oeste do nosso município. 

  SÃO GONÇALO DO BRANDÃO

  O Povoado que teve suas origens,no Século XVIII,por volta de 1720,quando os portugueses Manoel Pereira Brandão e Bernardo Martins Pereira,se fixaram nessas terras,onde fundaram suas fazendas. 

   A Capela primitiva de São Gonçalo ainda existente dentro do Cemitério,foi construída no Século XVIII,e em 1726 Manoel Pereira Brandão conseguiu provisão para a construção dessa capela,e ele mandou construir. O padroeiro sendo São Gonçalo,depois o local passou a chamar São Gonçalo do Camapuã e depois foi modificado para o nome do qual hoje conhecemos.

 No final do Século XIX,por volta de 1896 São Gonçalo passou a ficar nas miras de diversas mineradoras que queriam explorar a região em busca do minério manganês,e sendo anos depois vieram as companhias Belgas,a A.Thum e até a Santa Mathilde para explorar o local,sendo que a partir dos anos de 1930 começou a entrar em decadência a mineração nessa região. E na região tinha linhas férreas também,e anos depois desativadas,por volta da década de 1950.

 O Jornal Correio da Semana edição 1303 de 2 de março de 1944 falou sobre São Gonçalo,e perguntava quando foi colocada a pedra fundamental da capela ? ;E que lá havia um missal de 1724 em latim,e havia uma pedra em sua sacristia com a data de 1807. O Cemitério era de cercado de arame farpado,e na casa do coveiro tinha as anotações dos enterros num saco que ficava pendurado. E também o local que teve a prosperidade da mineração e estava passando por uma decadência. E a capela estava passando por reformas a época.

  Talvez nessa época de 1944,em que o padre Antônio José Ferreira,teve a ideia de fazer a nova igreja de São Gonçalo. E assim ele o fez sem demolir a antiga,sendo uma moradora do local a nova igreja ficou pronta em 1953. Outra informação que tenho é que na frente da capela era parte da igreja também e que foi demolida e só restou a capela que conhecemos,e no local tem um cruzeiro.

  Hoje na entrada do povoado para quem vem da Barreira,tem uma bela fonte com oratório de Nossa Senhora Aparecida,e com uma placa de boas vindas a São Gonçalo do Brandão. 

 Existe uma proposta para o local ser distrito oficial,e caso fosse criado seria o segundo distrito de Lafaiete. 

foto:Antiga Capela de São Gonçalo dentro do Cemitério,27/8/2017 Arquivo pessoal

                  

foto:Igreja nova de São Gonçalo,10/6/2018  Arquivo Pessoal

 







fotos: Entrada do povoado,fonte do povoado (e autor da postagem),casas do povoado,Oratório ao lado da fonte e placa de indicação. 10/6/2018 Arquivo pessoal

 
 

  PAIVA

 É também uma antiga localidade na região de são Gonçalo. Não sei o porque do nome do local,isso deduz que seus primeiros moradores sejam da família Paiva. Localiza após sair do Bairro Santa Cruz e entrar a direita antes da Sub estação da Cemig,no Água Boa. E de lá tem a opção de ir a diversas fazendas ou ir para São Gonçalo.

 Por volta de 1896 o local também sondado para exploração de Minérios. Segundo documentos antigos sobre a Cidade de Queluz (atual Lafaiete) uma das áreas que foram mineradas pertenciam a família dos Valerianos e Paivas. 

 

foto:Região do Paiva,10/6/2018 Arquivo Pessoal 

                            

foto:Lagoa do Paiva,09/05/2021 Arquivo Pessoal

SABINO

 Embora creio que não falam mais esse nome,que deveria ser por causa dos primeiros moradores serem dessa família. Hoje uma região praticamente desabitada.

 O local é citado no mapa antigo de Queluz de 1927,e lá tinha exploração de minérios. segundo informações que tenho esse local ou a região dele é onde hoje é o Sitio Beira Rio (caminho para Caeté,após a igreja),e a linha férrea passava lá perto.  

foto:Região de São Gonçalo,7/9/2018 Arquivo Pessoal


ÁGUA BOA

  Localizado após o bairro Santa Cruz. Na região fica a Sub Estação da Cemig.


 

foto:Sub Estação da Cemig na Água Boa, 09/05/2021 Arquivo Pessoal

 Fazendas

 Na Região de São Gonçalo existe diversas fazendas,entre as mais conhecidas estão a Roça grande (após a Igreja),a dos Coqueiros (antes de chegar ao povoado) e Pedra do Urubu (no caminho para Maracujá ou Caeté) e Boa Vista (também nessa região). 

 foto:Placa de indicação ,10/6/2018 Arquivo Pessoal


 Mapa antigo de Queluz de 1927

 O mapa citado mostra as antigas linhas,e eram explorados minérios em São Gonçalo,Paiva,Sabino e região do Pequery.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário