sexta-feira, 9 de junho de 2017

VALE DAS TAMAREIRAS DE LAFAIETE

VALE DAS TAMAREIRAS DE LAFAIETE

foto:Arquivo pessoal. O loteamento visto de longe,foto de 9/6/2017.


 É um loteamento localizado em Conselheiro Lafaiete,nas proximidades do bairro Carijós,Br 040 e extensão da Avenida Marechal.


    MOTIVO DO NOME
O nome seria em homenagem a árvore chamada Tamareira,e que diz o ditado que quem planta uma Tamareira,não colhe ela. Isso porque demoram por volta de 80 anos para crescer.
 Mas eu não sei dizer se onde está o bairro,já teve uma árvore dessa.

 ORIGEM

 A lei municipal de n° 2224 de 1980 e a de n° 2418 de 1982,autorizaram a construção do loteamento,mas nunca haviam feito isso. E até nos mapas da década de 1990,tinha as ruas com nomes,mas nada havia ali.
 Somente em fevereiro de 2016,começaram a abrir as ruas do novo bairro,e o loteamento foi lançado oficialmente em 7 de maio de 2016. E já até asfaltaram as ruas.

PROJETOS NUNCA EXECUTADOS

 Nesse bairro já pensaram em construir a rodoviária,Câmara municipal e até a sede da Prefeitura,em anos anteriores.
 E até as casas populares seriam ali,mas optaram pelo atual Bairro Paulo VI,onde o espaço é maior.

PARTE DO ANTIGO TERRENO

 Tanto o Poliesportivo Municipal Agostinho Campos Neto e a Centro de Ensino Superior (CES-CL) e a Faculdade de Direito,faziam parte desse loteamento,eram as quadras 7 e 8. Mas fazem parte da área pertencente ao município.

EUCALIPTOS


 foto:Arquivo pessoal. tirei essa foto em 12/5/2014,um dia antes de começarem a cortar os eucaliptos.

 Havia um monte de Eucaliptos,que foram plantados em 1982,para cercar a área onde foi o almoxarifado da Copasa. Entre 13 e 20 de maio de 2014,esses eucaliptos foram cortados,alguns tinham mais de 30 metros de altura e eram cerca de 100 deles.
 Na foto acima vê que o bairro tinha um grande buracão,onde se tiravam terras para usar para aterros. Era comum ver lixo e muito mato perto daquele barranco.

TERRENO

 foto:site fato Real. A maquete do loteamento.

O Terreno pertencia o Exército Brasileiro e depois passou a ser do Estado,e em fevereiro de 2016,a CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais),vendeu para um particular essa área,que é hoje o loteamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário