IGREJA SÃO JOÃO BATISTA PARTE 2
A capela e atrás a igreja nova em construção,foto de 1973.
foto:original de José Eustáquio Pinto,do acervo de Mauro Dutra de Faria
Com a chegada de Padre Cornélio,em 1969,o sacerdote holandês junto com o povo do bairro,fizeram uma campanha para a construção de uma nova igreja,já que a capela de São João era muito pequena. A capelinha pelo jeito não caberia nem 100 pessoas.
Dizem que chegaram a pensar em construir a nova igreja,nas proximidades da atual escola Júlia Miranda,porque lá havia vários lotes e era mais no centro do bairro,mas optou em construir mesmo onde ela se encontra.
Mesmo em uma comunidade pobre,padre Cornélio,decidiu em começar a obra,e na época o Monsenhor José Sebastião Moreira,disse ao holandês assim: "Você está doido em construir uma igreja grande,para esse povo pobre,e essa igreja não vai encher.". E o monsenhor se enganou com a afirmação,e com passar dos tempos a igreja vive cheia nas missas de fim de semana.
PEDRA FUNDAMENTAL E CONSTRUÇÃO
construção da nova igreja,anos 70.
foto:acervo de Laércio Pereira
A pedra fundamental da Nova Igreja,foi lançada num domingo,no dia 18 de janeiro de 1970.
E em dezembro de 1970,foi concluída e inaugurada a casa Paroquial onde padre Cornélio,passou a administrar a paróquia.
O povo do bairro ajudou na construção,e até chegaram a pegar água na fonte do bairro,na rua Luiz Gonzaga Cesário,até conseguir uma caixa d'agua.
Numa foto de 1973,é possível ver que a igreja Nova já estava levantada e a capelinha ainda estava de pé. Não sei ao certo quando foi destruída a capelinha,deve ter sido em 1973 ou 1974.
Numa foto que vi no Museu Antônio Perdigão,diz que uma foto era de 1975,e a igreja nova já estava pintada,na cor Azul Real e Branca,e não havia mais a capelinha. A igreja nova já estava tendo seus atos litúrgicos em 1974.
Mas sei que em 1979,a igreja já estava com piso e toda pronta. Dizem que até soltavam foguetes quando uma etapa ficava pronta.
ORDENAÇÃO SACERDOTAL
A primeira ordenação sacerdotal da igreja nova,foi em 22 de julho de 1979,quando foi ordenado o padre José Ferreira Filho.
foto:reprodução do Jornal Panorama,acervo de Mauro Dutra de Faria
IMAGENS DA IGREJA E DO ALTAR
São João Batista
Essa imagem é a original,dizem que ela é do tempo da antiga capelinha. Ela que voltou ao altar,por volta de 1996. Hoje ela localiza à direita do altar.
imagem original,foto de 2017
foto:Arquivo pessoal
A imagem tem os dizeres em latim "ecce Agnus Dei",que significa "Eis o Cordeiro de Deus",e segundo o próprio Jesus Cristo,ele foi o maior dos profetas.
imagem do padroeiro do programa da festa 2017.
foto:Arquivo pessoal
A imagem grande de São João,ficou entre 1977 e 1996,ela localizava no canto esquerdo do Altar,sendo substituída pela imagem original. Hoje se encontra guardada no depósito da igreja.
Imagem grande de são João que ficou no altar até 1996
foto:Maria Carmo Valois
No jornal o Processo,2° quinzena de junho de 1977,ano V, n° 82 ,lembra a chegada da Nova Imagem (grande).
"...diz que a comunidade paroquial,esteve bastante movimentada.
Novena foi de 17 a 24 de junho.
No adro da igreja,todas as noites,teve barraquinhas,etc.
Dia 24,missa festiva ás 14 horas.
Dia 26,caravana de fiéis,partindo do seminário dos padres do Trabalho,em direção a igreja,e conduzindo a nova imagem do padroeiro..."
grupo de crianças,foto década de 1990
foto:Maria do Carmo Valois
Nossa Senhora Aparecida
imagem grande da padroeira do Brasil,foto de 2017
foto:Arquivo Pessoal
Essa imagem grande foi adquirida na década de 1970,no passado ela ficava no canto direito do altar,e foi assim até na década de 2000,por volta de 2001 ou 2002, não lembro ao certo a data. E depois ela foi colocada no fundo da igreja,acima do túmulo do Pe. Cornélio.
imagem da padroeira do Brasil,no canto,foto de 1998
foto:Maria do Carmo Valois
Imagens do alto
imagens do altar
foto:Arquivo Pessoal
O calvário,nela tem a imagem de Jesus Crucificado,e de Maria Santíssima,aos pés da Cruz,Maria Madalena,e de São João Evangelista. Segundo José Eustáquio Pinto,essas imagens foram esculpidas por um santeiro da região de Rezende Costa.
A mesa também tem esses traços bonitos,o sol,o cordeiro e a escada,e sol com desenho da lua por dentro,e também é bonito o sacrário,abaixo das imagens. Não sei se foi o mesmo santeiro que fez isso.
mesa do altar,foto de 2017
foto:Arquivo Pessoal
FESTAS
As festas oficiais da paróquia é a de São João Batista,comemorada em 24 de junho,(sendo que esse ano foi novena nas comunidades e tríduo na paróquia) e de Nossa Senhora Aparecida,qual celebra em 12 de outubro com novena,e que é uma festa que a cada ano fica mais bonita,e bem visitada por pessoas de vários bairros da cidade.
festa de Nossa Senhora Aparecida,em 2016
foto:Arquivo pessoal
No passado era celebrada outras festas também. No museu Antônio Perdigão,eu vi programa de festa de São Sebastião,em janeiro de 1976,tinha novena e programa da festa de Nossa Senhora do Rosário,que era tríduo,vi programa dos anos de 1986 e 1988.
(CONTINUA NA PARTE 3,que é a ÚLTIMA,dessa história da paróquia de São João)
Pesquisando a História,Genealogia,e fatos Interessantes do passado e presente desde os Carijós,Queluz de Minas,até a atual Conselheiro Lafaiete. BLOG HISTÓRIAS DE LAFAIETE ( CONSELHEIRO LAFAIETE ESTADO DE MINAS GERAIS PAÍS BRASIL) Ajude o blog para que eu possa continuar produzindo conteúdos ,e seja bem vindo sugestões e críticas. Estou com projeto de lançar o livro por isso preciso de recursos. colabore com qualquer quantia pix: lufeand@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário