sexta-feira, 30 de junho de 2017

BAIRRO CACHOEIRA DE LAFAIETE

BAIRRO CACHOEIRA DE LAFAIETE

  O Bairro Cachoeira é localizado na região norte de Conselheiro Lafaiete.

 MOTIVO DO NOME

 Porque ali havia a queda d'água no rio Bananeiras,perto da Rua Valério Eugênio,no Areal,que infelizmente secou.

HISTÓRIA DO BAIRRO

 No Jornal Panorama,Ano II,N° 78,25 de novembro a 1° de dezembro de 1979,página 10,o Saudoso Antônio Luiz Perdigão,escreveu assim:

 "A chácara da Cachoeira pertenceu por muitos anos ao farmacêutico Francisco Franco,o "chico Franco".
  Era de sua propriedade a popular farmácia Santa Cecília,situada na atual praça Getúlio Vargas,no local onde se encontra as Casas Pernambucanas.
 A entrada da Chácara era feita por um caminho que ficava no fim da antiga rua do Boqueirão,hoje Dias de Souza. Havia naquele ponto uma porteira que dava entrada ao grande pasto da chácara,com muita mata e água abundante,pois havia ali até uma lagoa,fora os diversos córregos e nascentes. No início da década de 1940,o senhor Antônio Aureliano,o popular "ninico",adquiriu a chácara passando pouco tempo depois a fazer parte dela um grande loteamento. De perto da porteira,onde havia um grande jatobá,saiu o primeiro caminho que mais tarde se transformou em rua. Os lotes começaram a ser vendidos,aparecendo logo os primeiros compradores,os pioneiros do futuro bairro.
 Devido à sua localização,junto ao bairro boqueirão e também por estar defronte ao bairro do Areal,com seu comércio desenvolvido,não foi portanto demorado o desenvolvimento do bairro da Cachoeira...
 Já não havia mais a chácara,a porteira,as matas e lagos;em seu lugar destes surgiam ruas traçadas,boas  residências e pequeno comércio. Em poucos anos,a população local já era bastante grande e o bairro adquiria personalidades dentre os demais da cidade,começando então a surgir a vida social,religiosa e esportiva.
 No alto de uma colina foi construída a pequena capela de São Pedro Apóstolo,pertencente a Paróquia Nossa Senhora da Conceição,que tem como pároco Monsenhor José Sebastião Moreira. Na capela,de vez em quando são celebradas missas,porém por intermédio da Conferência de São Vicente que ali funciona...
 No passado,em louvor a São Pedro,era feita grande fogueira atraindo os moradores,onde se dançava quadrilha e era servido o quentão. Também durante muitos anos,foi famoso e animado o cordão da Cachoeira,no qual moças e rapazes brincavam o carnaval de rua,animados pelo fundador do cordão,o carnavalesco Neném...
  Já existiram no bairro fábricas de sabão,Guaraná Rubi e até uma destilaria de álcool. Hoje existe a fábrica de colchão,do senhor Geraldo,quitandas,bares e pequenos armazéns.
 As artes e a cultura também estão presentes no bairro: o artesanato em argila e madeira de Márcio de Souza;os belos quadros em madeira de João Bebiano,as poesias de Alírio Bebiano e do jovem Lúcio Antônio Rosa.
 Origem do Nome: No local há muitos anos passados,quando ainda era a Chácara do Chico Franco havia pequena queda d'água sobre pedras."
 
 Notas: A referida Capela São Pedro,é uma sede da Conferência de São Vicente de Paulo,localizada na Rua José Coelho,perto do número 400.
  O bairro boqueirão,atual Lourdes.

REFERÊNCIAS DO BAIRRO

Centro Comunitário Joaquim Guilherme da Costa (inaugurado em 20/9/1992)
 Campo do Atletique
 Escola Estadual General Sylvio Raulino Oliveira
 Escola Estadual Professor Alcides Rodrigues Pereira (fundada em 22/6/1958)

PRINCIPAIS RUAS

 Rua Antônio Aureliano de Rezende
 Rua José Coelho
 Rua José Martins Simões
 Rua Francisco Carvalho
 Rua Cassimiro Adriano Silva

CARNAVAL

 O destaque é o bloco do Pijama,que virou referência do Carnaval na cidade e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário