terça-feira, 11 de abril de 2017

IRMANDADE BOM JESUS DOS PASSOS DE QUELUZ

IRMANDADE BOM JESUS DOS PASSOS DE QUELUZ

  Estamos na Semana Santa,e na Antiga Queluz de Minas (hoje Conselheiro Lafaiete),tinha a irmandade Bom Jesus dos Passos,e hoje vou lembrar do texto escrito por Allex Milagre (1971-2009),no seu blog o allexmilagre.blogspot.com.br,num texto de 2007,e que diz assim:

" Em Conselheiro Lafaiete,acredita se que em meados do século XVIII,já se fazia a "festa dos Passos" promovida pela irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos,que funcionava na Matriz Nossa Senhora da Conceição. A Comemoração,em um dos domingos da quaresma (antes da semana Santa),constava a celebração da semana santa e procissão com a imagem do Senhor dos Passos que percorria os passos (pequenos oratórios públicos),onde se fazia breve meditação sobre a paixão. Esses passos se localizava um no Largo da Matriz (atual Número 97 da praça onde era a Escola de Música Romeu Guimarães),um na Rua da Direita (atual Comendador Baêta Neves,241) e o outro na Rua do Carmo (atual Avenida Prefeito Mário Rodrigues Pereira,nas imediações do atual Número 97). Não se sabe se teve mais algum passo,pois são sete os passos da paixão. Há referência na década de 1790,de um Livro de registros de casamentos na Freguesia de Queluz,de uma ermida do Senhor dos Passos na Vila..."



 Foto:Acervo Mauro Dutra de Faria,foto de um dos passos que existiu,esse era próximo a Matriz,na praça Barão de Queluz,97.





 



 Foto:Acervo Mauro Dutra de Faria,foto colorida do passo que existiu próximo a Matriz,atual praça Barão de Queluz,97.








IMAGEM DOS SENHOR DOS PASSOS,DA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


 Foto:Acervo Mauro Dutra de Faria,foto do Senhor dos Passos na Matriz e a pintura de Jesus no Horto das Oliveiras,foto de 2017.

Segundo Allex Milagre,que ele escreveu também em seu bolg,ele diz que sobre a  imagem
  "uma Autêntica peça do Barroco Mineiro. O artista plástico e restaurador Carlos Magno Araújo,que a restaurou há alguns anos,suspeita que ela seja uma obra de um  santeiro que existiu na região de Ouro Preto,na primeira metade do século XVIII. A imagem em Roca possui um semblante assaz expressivo,num misto de dor e de compaixão. No rosto há indícios de que as gotas de sangue
 sejam rubi,algo pouco comum naquela época nesta região,com semblantes casos apenas em Ouro Preto,São João Del Rei e Sabará.


 PROCISSÃO DO ENCONTRO

 É tradição nas terças da Semana Santa,ter a chamada procissão do Encontro,o encontro da imagem do Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores. No Caso da Matriz Nossa Senhora da Conceição,o encontro acontece na praça Barão de Queluz,e uma imagem sai lá da Igreja de São João Batista e a outra sai lá da Basílica do Sagrado Coração de Jesus,e isso vem acontecendo há vários anos. Houve um tempo que uma imagem saia lá da igreja de Santa Efigênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário