quarta-feira, 19 de abril de 2017

ÍNDIOS CARIJÓS DE LAFAIETE

ÍNDIOS CARIJÓS DE LAFAIETE

 





 foto:Arquivo Pessoal,monumento da Índia Carijós na Praça Tiradentes no Centro de Conselheiro Lafaiete.












   Hoje dia 19 de abril,dia nacional do Índio. E lembramos os Índios Carijós os primeiros habitantes da nossa atual Conselheiro Lafaiete. Nossa cidade por volta dos anos de 1683,já chamavam de Campo Alegre dos Carijós.
 Não sabemos quando os Carijós,chegaram a nossa atual terra,mas já habitava o território antes de 1680,e nesse século XVII,os índios chegaram primeiro que os bandeirantes Paulistas,o encontro de ambos teria ocorrido por volta de 1681.
    A primeira notícia oficial sobre o Carijós,é sobre a passagem do Bandeirante Garcia Rodrigues,em que fala de um arraial de garimpeiros e índios chamado Campo Alegre dos Carijós,isso por volta de 1683.

 PORQUE CAMPO ALEGRE DOS CARIJÓS

 De Acordo com a Historiadora Avelina Noronha,no seu livro "Garimpando no Arquivo Jair Noronha",conclui que seria o "Paraíso dos Índios",e eles acreditavam na imortalidade da alma e na outra vida e que após a morte,iam para o lugar que era o paraíso deles,e os índios chamavam de Campo Alegre,e ao chegar em nossa terra,sentiram estar no Paraíso quando aqui chegaram.
  
ONDE OS CARIJÓS HABITAVAM ?

 Olhando pelo lado da antropologia,fala que os Índios gostavam de viver em locais próximos a beira de rios.
 Como nossa Conselheiro Lafaiete é espalhada,acredito que eles eram nômades e não viviam em locais fixos,bem provável que viviam as margens dos Rio Bananeiras,mais ou menos nas regiões dos atuais bairros Santa Matilde,Carijós,Triângulo,bairros próximos a rios e isso estenderia até Gagé e  Congonhas. Embora que eles enterravam seus entes queridos em locais em morros.  Dizem que os ossos encontrados nas obras da Escola Estadual Narciso de Queirós,eram de indígenas,fato não ficou comprovado porque não foi feito teste. E atrás da Igreja Santa Terezinha no bairro Carijós,já foi encontrado peças que seriam de índios.
 Segundo a Historiadora Avelina Noronha,acredita que havia bastante Índios Carijós,na povoação extinta de Passagem de Gagé,e onde que Carijós teria começado,por que lá havia muita atividade de mineração e garimpo de Ouro. E Avelina diz que o Historiador Mineiro Lúcio Costa,fala que eram 18 000 os índios Carijós que havia na região das Congonhas e Carijós.
 Outro ponto que Avelina fala muito é que a praça Barão de Queluz,não poderia ser a "taba dos Carijós" (onde era a "aldeia principal"),por que não caberia tanto índio em pouco espaço,na opinião da Historiadora.
 Mas eu acredito que deveria ter algumas ocas na atual praça,embora não seria o "centro" deles na minha opinião.
 
CARACTERÍSTICA DOS ÍNDIOS CARIJÓS

 Segundo o historiador mineiro Diogo de Vasconcelos,dizia assim: "Eram dóceis,inteligentes e amigo dos Cristãos".
  Segundo um folheto produzido pela Escola Dr Rui Penna (caic) em 2012,diz que O nome Carijó vem do tupi guarani "caraí-yóc",cara pálida,pele clara,nome dado a alguns descendentes ocasionais de acasalamento de índias com europeus. Já a palavra "Carijós" que hoje seria usada para referir as galinhas malhadas nas cores preto e Branco. Carijós teria originado do Carijó,que é a junção da palavra tupi kariîo (que significa carijó) com a palavra tupi oka (que significa casa),significando,portanto,"casa de carijós".

ORIGEM DOS CARIJÓS

 Segundo Lúcio Costa,os Carijós originaram da região da Amazônia,e saíram da floresta em direção ao litoral.
 Embora que o aprendemos na escola é que os Carijós vieram da baixada Fluminense (estado do Rio de Janeiro),por que estava sendo perseguido pelo Branco. Mas ás vezes alguns foram para o Litoral e vieram para Minas.
 Em consulta a Wikipédia,diz que já havia Carijós,no Século XV no litoral do Estado de São Paulo até o Estado do Rio Grande do Sul,e por volta de 1554,eram cerca de 100.000 índios na época. Eram visto pelos primeiros povoadores como "o Melhor gentio da costa".

CARIJÓS ERAM CATEQUIZADOS ?

 Segundo o Arqueólogo Padre José Vicente César (SVD),esses aborígenes já devem ter vindo catequizados,e chegando a essa conclusão pelo fato de "Os Carijós,desde o início aceitaram o contato pacífico com os Europeus,assimilando o Cristianismo com muito entusiasmo e bons resultados de mútua integração cultural."

HOMENAGENS EM CONSELHEIRO LAFAIETE

 Em nossa cidade existe muitas homenagens a Carijós.
 Existe um Bairro,uma rua no bairro Queluz,um clube,duas Rádios uma FM e AM.
 Mas a mais bela homenagem sem dúvida é o monumento da índia na Praça Tiradentes no Centro,construído em 1988,apelidada de índia Iracema. No monumento diz que é uma homenagem aos primeiros habitantes de nossa terra.


4 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Aqui, você sabe se o nome da Índia que aparece nessa estátua que está no seu post é Apolonia Felisarda? Que era uma índia (Carijó?) escrava de Dom Feliciano Pita de Castro, vigário de Barbacena.
    Boatos por aí dizem inclusive que ela era amante do respectivo padre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei Rodrigo. Mas acredito que não tem nada haver com Apolonia Felisarda. Esse Monumento foi construído só em 1988,para homenagear os primeiros habitantes de Lafaiete.

      Excluir
  2. A ideia de que o aldeamento dos Carijós fosse aonde hoje e o colégio estadual e perfeitamente aceitável, daquele ponto pode se avistar longe em todas as direções: intrusos, fogueiras na noite .. existia ali uma boa nascente de agua e deveria ser apenas uma Taba Grande e comunitária como era comum aos guaranis. Luiz, parabéns por suas postagens, elas enriquecem a nossa cultura, se for possível gostaria de sugerir uma postagem sobre o Morro Da Mina não do bairro mas da montanhacom fotos , obrigado!!!

    ResponderExcluir
  3. oi oi ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir