domingo, 16 de abril de 2017

A MULHER QUE CHAMAVA PÁSCOA

A MULHER QUE CHAMAVA PÁSCOA

 Hoje celebramos a Páscoa a festa mais importante da Igreja Católica,por que se celebra a Ressurreição de Jesus Cristo,e Páscoa vem do Grego "Passagem",por que no antigo Testamento lembrava a Passagem do Mar Vermelho,no tempo do profeta Moisés.

  Na Antiga Queluz de Minas,hoje Conselheiro Lafaiete,tem registro de uma mulher que chamava Páscoa da Ressurreição,certamente nasceu no dia de páscoa. Mas o nome completo dela era Pascoa da ressurreição de Jesus,isso eu já vi em algum lugar o qual não me lembro.
 No Livro inédito de Padre José Duarte de Souza,Sobre a futura história da Matriz Nossa Senhora da Conceição,de Queluz (Conselheiro Lafaiete),na denominada página 28,tem o registro escrito,nesses trechos,sobre a senhora chamada Pascoa.

" Aos 25 de abril de 1804,dentro da Matriz de Queluz,foi sepultado o Revdo. Padre Manoel Vaz de Lima,com idade de 60 anos,mais ou menos,deixando como herdeiros em seu testamento seus sobrinhos,filhos do capitão Bernardo Martins Pereira. Padre Manoel Vaz de Lima é filho de João Vaz de Lima e Pascoa da Ressurreição,filha de Álvaro Cardoso Lima..."

PASCOA DA RESSURREIÇÃO

"Em 1800,na Matriz de Queluz,foi sepultada Pascoa da Ressurreição,viúva de Domingos Galvão,com 90 anos de idade."
 
    E Na Página denominada 14,dos mesmos escritos de Padre José Duarte,ele diz que Pascoa morava na "Fazenda Alvarenga,entre Buarque de Macedo e Santana do Morro do Chapéu."

NOTAS: Acredito que Pascoa da Ressurreição,citada deva ser a mesma. Pode ser que tenha ficada viúva do João Vaz e depois casou com Domingos.


2 comentários:

  1. Luiz Fernando:
    Eu estou maravilhada com este seu trabalho!!! Fui até o fim. Gastei um tempão espantada lendo tanta coisa importante que você reuniu. Genial! Espetacular! Você, com este seu trabalho, embora ainda tão novo, inscreve-se em nossa Cultura entre os grandes historiadores de nossa Terra. Que fôlego você tem! Se o Allex Assis Milagre estivesse vivo, com aquele seu jeitão especial, diria: "LAUDATE DOMINUM!"

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Avelina,pelo comentário. Uma pena não ter conhecido o Allex.

    ResponderExcluir