quinta-feira, 20 de abril de 2017

INCONFIDÊNCIA MINEIRA NO ARRAIAL DOS CARIJÓS

INCONFIDÊNCIA MINEIRA NO ARRAIAL DOS CARIJÓS

 Amanhã é dia 21 de Abril,e vou lembrar da Inconfidência Mineira,e que teve participação dos moradores do Arraial dos Carijós,atual Conselheiro Lafaiete,que envolveu homens de posses,sacerdotes e militares. Dizem que Carijós foi a segunda vila a entrar no movimento da Inconfidência. Aqui eram realizadas reuniões dos principais líderes do movimento onde podemos destacar a Fazenda Paraopeba (localizada na zona rural de Lafaiete),que pertenceu a Alvarenga Peixoto e Barbara Heliodora,o Solar do Barão do Suassuy,que foi morada do inconfidente Padre Fajardo,e a Estalagem da Varginha do Lourenço,onde tem a Gameleira,e tinha a estalagem das Bandeirinhas que não existe mais.

TIRADENTES NA ANTIGA CARIJÓS

 Embora falar de Tiradentes é algo polêmico,e não vou entrar,em detalhes. Ele chamava Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792),e tem varias versões sobre ele. Tem a que se conta e uma que uma pessoa morreu no seu lugar,e ele fugiu para o exterior,mas só vou falar de sua passagem em Conselheiro Lafaiete.
 Segundo o depoimento de João da Costa Rodrigues,fazendeiro e estalajadeiro da estalagem da Varginha do Lourenço. Tiradentes hospedou-se ali do dia 22 para 23 de dezembro de 1788. Nessa ocasião é que se deu o brinde à república,tendo à mesa o Alferes,seu amigo Antônio de Oliveira Lopes e o Próprio João da Costa Rodrigues. Desse brinde resultou a sentença de degredo para a África,falecendo em Moçambique...
 Segundo o Almanaque do Comércio de 2010,na página 8,tem uma nota que diz:

 "que na estalagem das Bananeiras,que existia onde é o Bairro Santa Matilde,Tiradentes se encontrou com Joaquim Silvério dos Reis e contou a ele os planos dos inconfidentes,procurando conquistá-lo para Conspiração ? " 
 
  Como sabem Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro,em 21 de abril de 1792,e depois esquartejaram ele. E em 15 de maio de 1792,a Vila Real de Queluz (atual Conselheiro Lafaiete) assistiu a troca da Salmoura dos barris que transportavam os membros e a cabeça dele,e isso aconteceu na atual Rua Comendador Baeta Neves,próximo ao atual número 141. E próximo a esse local tem uma placa no alto que diz "Aqui Renovou a Salmoura da Cabeça de Tiradentes".

SENTENÇA DE MORTE DE TIRADENTES

 Segundo o Lafaietense Gilberto Victorino de Souza,em um de seus artigos escritos em jornais,diz em Portugal foi no palácio de Queluz,que a rainha Dona Maria I,assinou a sentença de morte do Alfres.
 E nessa época nossa cidade já chamava Vila Real de Queluz.


PERNAS ESQUARTEJADAS DE TIRADENTES QUE FICARAM EXPOSTAS EM NOSSA CIDADE
 
 PERNA DIREITA

 Ficou na Gameleira da Varginha do Lourenço,quase na divisa com Ouro Branco. E essa Gameleira é o único ser vivo da Inconfidência Mineira.
 Em 1989 em comemoração do bi centenário do movimento,o escultor Raul Amarante Santiago,em 1989 construiu monumento que retrata a perna direita do Alferes.

 foto:Acervo do facebook E Aí Férias,mostra ao fundo a Gameleira e o monumento da perna direita

 
 foto:Arquivo Pessoal,monumento da perna Direita

 Foto:Arquivo pessoal,mostra o azulejo que tem em desenho o mapa da Estrada Real e cidades,e o Tiradentes em cima da gameleira,isso tudo se vê no Posto Trevão,localizado na Br 040,em Lafaiete.
 
 PERNA ESQUERDA

Essa tem duas versões. A primeira diz que ficou na região das Bandeirinhas,e até que em 2010 construiu um monumento dos inconfidentes ali próximo a br 040 e a outra versão,segundo a Historiadora Avelina Noronha diz que sua mãe Maria Augusta Noronha contava que na atual Rua Comendador Baeta Neves,diz que "ali foi colocada,num poste,dentro de uma lata de óleo,uma perna de Tiradentes",e o Historiador Vicente Racioppi falava isso,esse local é próximo ao Antigo Supermercado Comaz mais ou menos.

Nota: Conselheiro Lafaiete foi a única cidade onde que ficou dois membros esquartejado de Tiradentes.

Um comentário: