quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

ONDE ERA A PRIMEIRA MATRIZ ? - PARTE 2

  A Matriz Nossa Senhora da Conceição da cidade de  Conselheiro Lafaiete sem dúvida é um dos patrimônios mais importantes da história da cidade,essa atual igreja que conhecemos localizada na praça Barão de Queluz foi construída a partir de 1732,mas antes havia a primeira igreja.

 Continuando o artigo "Onde era a Primeira Matriz ? " 

 Hoje vou falar sobre a tese mais aceita aqui em Lafaiete,que a primeira matriz era onde é o Colégio Estadual. 

 As principais Teses

 1 Largo da Matriz
2 Colégio Estadual Narciso de Queirós
3 Praça Nossa Senhora do Carmo (onde era a antiga Capela)
4 pouco acima da Igreja São João
5 Passagem de Gagé (zona rural da cidade)

 No último artigo falamos da tese 1,hoje vamos focar na tese 2 e 3.

2 COLÉGIO ESTADUAL NARCISO DE QUEIRÓS

Endereço:Rua Barão de Suassuí,231  Bairro Santa Efigênia (próximo ao Centro)

 

 Colégio Estadual                 foto:Arquivo jornal Correio de Minas

 

 O que diz Padre José Duarte  ¹

 Nos manuscritos inéditos de Padre José Duarte,na página denominada 1A e 2A ele diz assim:

 " O falecido e notável jornalista e pesquisador Joaquim Rodrigues de Almeida disse-me : haver encontrado,na fazenda dos Macacos,documentos que afirmavam que a primitiva Igreja fora construída de esteira,coberta de cormos ou de capim por não haver,naquele tempo material apropriado. Esta capela serviu,naturalmente,por algum tempo,para a celebração do culto divino e catequese dos Selvícolas,feita,provavelmente,pelos jesuítas cerca de 1690. 

 É de presumir-se que ,nos primórdios de 1700,houvessem construídos uma capela de taipa de madeira ou adubo ou mesmo de pedra para o culto divino. Esta capela,que serviu de Matriz,até o ano de 1733,ficava situada à margem esquerda do Caminho Real que ia do Rio para Ouro Preto,na rua denominada,naquele tempo,Palmeiras e hoje Barão de Suassuí no Planalto onde se haja atualmente o ginásio Estadual. Isto eu descobri através do processo de ordenação do Padre Cândido Tadeu Pereira Brandão onde se declara que o seu patrimônio consistia em duas moradas de casas,sitas na rua das Palmeiras na estrada para Ouro Preto,em frente da Velha Matriz. Quando construíram o ginásio estadual,ao abrirem os alicerces,encontraram ossos que supuseram ser de Índios. " 

 Notas

*  A rua Barão de Suassuí no passado era chamado de Rua dos Barrancos. Não encontrei nenhum documento com nome de Rua das Palmeiras (ou Duarte pode ter confundido os nomes,e que curiosamente tem 9 letras (barrancos e palmeiras) ou realmente por algum tempo a rua já teve esse nome e não teve registro oficial ? ).  

*padre Cândido(1785-1850) morava na casa onde Bernardo Guimarães escreveu A Escrava Isaura  (para saber mais veja postagem de outubro de 2016 sobre Padre Cândido). 

Ossada encontrada

Na década de 1940 foi encontrada a ossada durante a construção do Colégio Estadual. Mas não foi feito nenhum estudo na época para saber de qual tipo de povo era essa ossada,infelizmente não tem como provar ser de origem indígena ,embora é certo que os índios eram enterrados em locais altos. 

 O pesquisador de Piranga Marco Antônio Gomes,mostra nessa foto o triângulo das igrejas de Nossa Senhora da Conceição das respectivas cidades de Ouro Preto,Lafaiete e Piranga,que curiosamente formam o Triângulo da bandeira de Minas Gerais.

 Pelo desenho que Marco Antônio fez mostra que a antiga igreja era a Oeste da atual matriz de Lafaiete,e para quem conhece a cidade,o colégio Estadual está na posição correta ao desenho abaixo. E para mim a primeira Igreja era no Colégio Estadual. 

 E segundo Padre Duarte a primeira igreja de Lafaiete teve construção por ordem dos Jesuítas.

 

foto:Marco Antônio Gomes

3 PRAÇA NOSSA SENHORA DO CARMO

Capela do Carmo,já demolida,sem data     foto:Sebastião dos Anjos

 Quando você consulta a história de Lafaiete,pelo site oficial da Prefeitura temos essa informação:

"...Por essa época teria sido erigida uma capela ou igreja de pau-a-pique, dedicada ao culto da Imaculada Conceição, provavelmente onde hoje é a Praça Nossa Senhora do Carmo, de acordo com o que se deduz da Carta de Sesmaria concedida a Jerônimo Pimentel Salgado que, juntamente com Amaro Ribeiro, tiveram reconhecidas as posses de várias léguas de terra em 1711 .."   ²

 De quem é essa Tese ?

 Não consegui descobrir o autor da Tese ,mas pode ser que essa tese baseia nessa informação de que  alguém erroneamente calculou esse trajeto da ponte em cima do atual Rio Ventura Luiz em Casa Branca até onde era a Capela do Carmo,nessa suposta trajetória dá 9 Kilômetros a pé,será que isso foi porque pensou que uma légua seria 6 kilometros,mas na verdade é 6,6,como as medidas são faladas na carta de Pimentel Salgado.  (vamos ver mais sobre isso no próximo artigo)

 (Para saber mais Capela do Carmo veja postagem de maio de 2017 e Sesmaria de Jerônimo Pimentel veja no arquivo de março de 2017)

Fontes: 

 ¹ Manuscritos Inéditos de Padre José Duarte "SUBSÍDIOS DE PESQUISAS FEITAS PELO PADRE JOSÉ DUARTE DE SOUZA NO ARQUIVO PAROQUIAL E NO FÓRUM DE CONSELHEIRO LAFAIETE,NO DA CÂMARA ECLESIÁSTICA DE MARIANA,NO ARQUIVO MINEIRO,NO MUSEU DE SÃO JOÃO DEL REI,PARA A FUTURA HISTORIA DA PARÓQUIA DO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE.  (1978)

² www.conselheirolafaiete.mg.leg.br/institucional/historia-da-cidade/historia-da-cidade

* Marco Antônio Gomes (Marco do Nilo) - pesquisador de Piranga e diretor do Arquivo do Conhecimento CMC. 

 PARA SABER MAIS 

leia nos arquivos do Blog dezembro de 2016: Teses sobre a primeira Matriz de Carijós e Matriz Nossa Senhora da Conceição; e em dezembro de 2017: Patrimônio da Matriz e Párocos da Matriz e Onde era a Matriz - parte 1 (dezembro de 2023) .  

(CONTINUA NO PRÓXIMO ARTIGO) . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário