terça-feira, 12 de dezembro de 2023

NOVA MATRIZ DOS CARIJÓS (SEGUNDO DUARTE)

  Nos últimos três artigos eu falei sobre a Primeira Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Conselheiro Lafaiete.

Matriz Nossa Senhora da Conceição dos Carijós (Município de Conselheiro Lafaiete)

sem data,provavelmente da década de 1890 ,uma das fotos mais antigas dessa matriz.

foto:Museu e Arquivo Antônio Perdigão
 

 Hoje vou falar sobre a "Nova Matriz " segundo Padre José Duarte,e nos seu manuscritos inéditos nas páginas 2 A e 3 A ele diz assim:

 " Nova Matriz

 Com o Acréscimo populacional a Matriz de Carijós precisava ser aumentada;mas com o local era pequeno e o arraial estava se estendendo para o lado onde se acha a Matriz,em 1732,reunida em consistório,deliberou a Irmandade do S.Sacramento fazer nova Matriz no mesmo lugar onde se acha a atual. Aos 22 de abril de 1732,nesta igreja de N. Senhora da Conceição do Campo Alegre dos Carijós,estando a mesa o juiz,oficiais e irmãos de mesa se ajustou que o território da Nova Matriz fosse de 20 braças em quadro,indo da casa do Francisco Antônio até a do Xavier,por outra parte do Galvanio até a mesma direção,notificando-se ao Cap. Mor Manoel Gonçalves Viana não continue com muros e cercas principiados no terreno,enquanto ocorre duvida para a dita concessão da terra e para constar de que assim determinaram e vieram em que assim fosse para o aumento da dita Irmandade e bem comum,eu,João Correia,escrivão da dita Irmandade fiz este termo. Foi assinado pelo provedor: Bartolomeu Gomes,pelo escrivão João Correia de Vasconcelos,pelo tesoureiro Domingos Francisco,pelo procurador Apolinário Pereira de Araújo (progenitor dos Revdos. Cônego Francisco Pereira de Santa Apolônia e Padre José Farjado de Assis,que foi o primeiro Vigário colado do Sul de Minas (Pouso Alegre). 

 Não se sabe a data exata da criação da Irmandade do S. Sacramento,presume-se ter sido no decorrer dos anos de 1712 e 1713,porquanto num tópico do segundo livro de receita e despesas da Irmandade se faz referência ao ano de 1713. No Arquivo Paroquial de Conselheiro Lafaiete só se encontram livros de assentos de batizados,casamentos,óbitos e outros documentos a partir de 1728. Os que existem no Arquivo estão bastantes estragados e faltam diversos S.Revma. Dom Oscar de Oliveira levou-os para o arquivo da Cúria. Neste segundo livro de receitas e despesas da Irmandade do S.Sacramento está todo o histórico da construção,reconstruções e reparos porque a Matriz passou nesses 200 e tantos anos. Aqui transcrevo ad-perpetuam rei memoriam a ata em que declara as despesas feitas em 1733. Aos 22 de abril de 1733,nesta igreja de N.Senhora da Conceição do Campo dos Carijós,se pagou a quantia de 150 mil 600 e setenta reis por conta dos dois primeiros pagamentos da fatura da igreja. (...)

 (...) A Nova Matriz foi construída de taipa e pilão e madeira. Não tinha torres nem sacrisitias laterais. O adro em redor da Igreja era cercado de achas de baraúna e no qual se faziam os enterramentos dos escravos e indigentes. Os ricos ou os donos de escravos que pagassem por eles a sepultura eram enterrados dentro da igreja;costume este que,a despeito de várias leis   proibitivas,prevaleceu até o princípio do Século XX. O adro de pedra foi construído mais tarde pelos anos,mais ou menos de 1752,por ocasião da reforma da Matriz pelo pedreiro Simão Vaz Portugal. 

Declaro,em tempo,que a nova Igreja erigida em 1733 tinha uma torre para uso dos sinos,conforme me informou o falecido pesquisador Joaquim Rodrigues de Almeida. Não sei se estava unida ao corpo da igreja ou separada dele. "   ¹

OUTRAS NOTAS

 Em 17 de outubro de 1731 por Provisão do Exm° Bispo do Rio de Janeiro ,Dom Antônio de Guadalupe,foi autorizado,aos moradores da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Carijós (atual Conselheiro Lafaiete) ,a construção da Nova Matriz.  ²

 

Matriz no ano de 2023

foto:Geraldo Castro (blog o Faiscador de Queluz de Minas)

Infelizmente não foi encontrado o documento de provisão da instalação da Paróquia em 1709.  Mas esse ano de 2023 consta já 314 anos de Paróquia. 

Fontes: 

 ¹ Manuscritos Inéditos de Padre José Duarte "SUBSÍDIOS DE PESQUISAS FEITAS PELO PADRE JOSÉ DUARTE DE SOUZA NO ARQUIVO PAROQUIAL E NO FÓRUM DE CONSELHEIRO LAFAIETE,NO DA CÂMARA ECLESIÁSTICA DE MARIANA,NO ARQUIVO MINEIRO,NO MUSEU DE SÃO JOÃO DEL REI,PARA A FUTURA HISTORIA DA PARÓQUIA DO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE.  (1978)

² Manuscritos inéditos "MEMÓRIAS HISTÓRICAS DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA REAL VILLA DE QUELUZ (1998) escrito Por Alex de Assis Milagre(1971-2009) 

³ ACRJ Arquivo da Cúria do Rio de Janeiro - Livro de Provisões 1728-1732. 

 PARA SABER MAIS 

leia nos arquivos do Blog dezembro de 2016: Teses sobre a primeira Matriz de Carijós e Matriz Nossa Senhora da Conceição; e em dezembro de 2017: Patrimônio da Matriz e Párocos da Matriz .  Em dezembro de 2023 os arquivos: Onde era a Matriz - parte 1,2  e parte 3 ) 

 Padre José Duarte de Souza Albuquerque (postagem de dezembro de 2016)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário