domingo, 17 de dezembro de 2023

MAUSOLÉU DE CONSELHEIRO LAFAIETE

 Hoje Vou lembrar sobre o Mausoléu do patrono Lafayette Rodrigues que durou poucos anos e que ficava na Praça Barão de Queluz no Centro de Conselheiro Lafaiete. Sendo que ele ficou entre 1985 até 1990 e depois ele foi demolido,e vamos ver as razões. 

 Eu não lembro desse monumento,mas na minha opinião ele tapava a vista da matriz e não era nada bonito e o melhor foi ter retirado ele. 

O Mausoléu de Lafayette

Mausoléu de Lafayette Rodrigues Pereira ,sem data (provavelmente final da década de 1980)

foto:Cópia de Mauro Dutra de Faria/ original autor não identificado


 No Livro "Lafayette Rodrigues Pereira,edição de 2009,o escritor Allex milagre na página 96 no capítulo "Tributo à sua memória " ele diz assim:

"No transcurso do sesquicentenário do Nascimento do patrono,do município,Vicente Faria Paiva,organizou uma comemoração que,além de marcar a Efeméride,provocou o resgate da figura do Conselheiro Lafayette. (...)

 As festividades ocorreram de 26 de março a 1° de abril de 1984 (...)   

 O ponto alto das comemorações dentro do ano do sesquicentenário foi a transladação dos restos mortais do Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira para a sua terra natal,dentro das festividades do aniversário da cidade. Na tarde de 4 de janeiro de 1985,chegou a cidade os despojos do patrono do município,acompanhado por autoridades e familiares. A urna mortuária foi depositada no hall à entrada do prédio da Prefeitura,onde permaneceu toda a noite (...)

 Na manhã seguinte (5 de janeiro de 1985) houve hasteamento das Bandeiras do Brasil e de Minas e do Município,com a presença do Ministro João Nogueira de Rezende,presidente do Tribunal de Contas da União;Secretário de Estado da Cultura,José Aparecido de Oliveira;do Desembargador Régulo da Cunha Peixoto,Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais;além de autoridades municipais e familiares do homenageado,destacando-se o deputado federal Bonifácio José Tamm de Andrada,o Prof. Lafayette da Silveira Martins Rodrigues Pereira e a escritora Marina Maria Lafayette de Andrada Ibrahim. Após a cerimônia de praxe,a urna foi conduzida à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição,onde foi celebrada pelo pároco,Monsenhor José Sebastião Moreira. Terminado o ato litúrgico,os restos mortais foram levados ao mausoléu erigido na Praça Barão de Queluz,defronte à Matriz,onde foram encerrados, (...) " ¹

Demolição do Mausoléu

Allex Milagre no Livro diz assim:

 " O panteão do Ilustre Conselheiro do Império findou-se abandonado,num ambiente promíscuo no qual se transformara o antigo Largo da Matriz. (...)

 Assim,em 1990,o Prefeito Arnaldo Francisco Penna,atendendo à solicitação dos descendentes do Conselheiro Lafayette,providenciou,junto ao Pároco da Matriz,Padre João Baptista Gomes Neto,a transladação dos restos mortais para a gaveta mortuária,no interior da Matriz,onde jaziam inumados os cadáveres dos Exmos Barão e Baronesa de Pouso Alegre,seus progenitores. Obtida a permissão da Cúria Metropolitana de Mariana,em despacho do Vigário-geral,Monsenhor Vicente Diláscio,os restos mortais do Patrono do município foram enterrados juntamente com os de seus pais no dia 17 de dezembro de 1990. "  ¹

 Sem dúvida,os despojos do Dr. Lafayette ficaram melhor encerrados junto dos pais na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição,conclui Allex Milagre.

 Sobre a parte da Matriz que encontra essa gaveta,eu não sei dizer ao certo. Creio que seja na parte esquerda do interior da igreja,onde tem várias placas,mas nenhuma delas identifica os restos mortais da referida família Rodrigues Pereira.

 notas:  na década de 1980 ainda comemoravam o anivérsario da cidade em 2 de janeiro.

sesquicentenário- 150 anos de nascimento

Quem Foi Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira ?

foto:reprodução blog Biblioteca Pública Municipal 

 


Monumento ao Conselheiro Lafayette esse inaugurado em 8/12/2011  foto:Site Patrimônio.org
 

O Monumento ao Conselheiro Lafayette foi tombado pela Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete-MG
Nome atribuído: Monumento ao Conselheiro Lafayette
Localização: Praça Barão de Queluz, s/n – Conselheiro Lafaiete-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 022/1998

DescriçãoLafayette Rodrigues Pereira (Queluz, 28 de março de 1834 — Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 1917), mais conhecido como Conselheiro Lafayette, foi um jurista, proprietário rural, advogado, jornalista, diplomata e político brasileiro.
Foi primeiro-ministro do Brasil, de 24 de maio de 1883 a 6 de junho de 1884. Destacou-se por suas obras de direito denominadas Direito de Família e Direito das Coisas.
[…]
Morreu em 29 de janeiro de 1917,havia sido sepultado no Cemitério São João Batista na Cidade do Rio de Janeiro .  

Sobre o Monumento a Lafayette na Praça Barão de Queluz

 O primeira havia sido construído em 1966,no que seria "o Centenário" (equivocado) do Município de Lafaiete.  Mas em abril de 2009 infelizmente vândalos destruíram esse monumento. Mas ele foi reconstruído e inaugurado em 8 de dezembro de 2011 na mesma data da reinauguração da Matriz.

Fontes: ¹ Livro "Lafayette Rodrigues Pereira (um ilustre Queluzense) escrito Por Allex de Assis Milagre (1971-2009) em 2009,editora Lesma,1° edição.

Wikipedia.

 /www.ipatrimonio.org/conselheiro-lafaiete-monumento-ao-conselheiro-lafayette/#!/map=38329&loc=-20.656900  (site Patrimônio)

PARA SABER MAIS SOBRE LAFAYETTE

Veja nos arquivos do blog: Centenário de Morte Lafayette (janeiro de 2017)e Lafayette Rodrigues Pereira (março de 2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário