Pesquisando a História,Genealogia,e fatos Interessantes do passado e presente desde os Carijós,Queluz de Minas,até a atual Conselheiro Lafaiete. BLOG HISTÓRIAS DE LAFAIETE ( CONSELHEIRO LAFAIETE ESTADO DE MINAS GERAIS PAÍS BRASIL) Ajude o blog para que eu possa continuar produzindo conteúdos ,e seja bem vindo sugestões e críticas. Estou com projeto de lançar o livro por isso preciso de recursos. colabore com qualquer quantia pix: lufeand@gmail.com
quinta-feira, 30 de julho de 2020
DOM PEDRO I EM QUELUZ
foto:imagens da internet
O Imperador Dom Pedro I em apenas duas oportunidades esteve em Minas Gerais,nos anos 1822 e 1831. Sendo que nessas duas passagens a Minas,Dom Pedro I esteve na Villa Real de Queluz.
Segundo a Cartilha Conselheiro Lafaiete 1680- 2011 Conhecendo Nossa História na página 11 diz assim: " Em janeiro de 1822 Dom Pedro I se voltou contra a Coroa Portuguesa e decidiu estabelecer um novo governo para o Brasil. Em suas viagens pedindo apoio a sua decisão,esteve na Real Villa de Queluz,em abril ,meses antes da proclamação da independência do Brasil. "
Vimos que o imperador veio a Queluz em abril e no dia 7 de setembro de 1822 foi proclamada por ele a Independência do Brasil.
No Livro " O Município de Conselheiro Lafaiete (História e evolução política) de 1985,escrito por José Martins Sobrinho,na página 11,diz que a Câmara de Queluz mantinha contato com correspondência ,entre o Juiz Ordinário João Ribeiro da Silva (que à época era o cargo equivalente a Presidente da Câmara) com o imperador Dom Pedro I, informando a política da época.
Segundo informações de pessoas mais antigas ,em 1822 Dom Pedro I teria hospedado na Estalagem da Varginha (Zona Rural de Conselheiro Lafaiete). Também existe uma informação que ele teria se hospedado também na extinta Fazenda do Lençol (era região da Fazenda dos Macacos) também zona rural de Lafaiete,mas não descobri a data.
A Revista do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro de 1897,diz na página 365,Como Foi a Viagem de Dom Pedro I á Minas.
" A Câmara (de Queluz) beija as mãos à vossa majestade,e confessando a maior adesão à sua imperial pessoa, afirma de novo o seu amor, a sua fidelidade,e a sua firmeza nos sentimentos constitucionais. Real Villa de Queluz, 27 de fevereiro de 1831. José Ignácio Gomes Barbosa . Manoel Pinto Brandão. João Lopes Teixeira Franco. Antônio de Souza Moreira. Antônio Joaquim de Souza Pena. Antônio Ribeiro Andrada. João da Mata Fernandes. "
Na página 364,da Revista do Instituto,diz que o Imperador chegou à Queluz,as 9 da manhã do dia 27 de fevereiro de 1831,e saíram de Queluz às 4 horas da manhã do dia seguinte. À época o Presidente da Câmara era José Ignácio Gomes Barbosa (O Barão de Suassuí).
Essas são as poucas informações que tenho do Dom Pedro I à Queluz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário