REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1842
foto: Reprodução
Hoje dia 26 de julho,faz 178 anos da Batalha da Revolução Liberal de Queluz ocorrida em 1842,na Vila Real de Queluz (atual Conselheiro Lafaiete).
Numa época que não havia fotografia,foi deixada para nós uma Litografia de como era a Vila de Queluz em 1842 feita por Heaton e Rensburg.
Os Números correspondem assim:
1 Entrada das Forças do Galvão ( 700 Soldados)no Largo de Santo Antônio (a capela do santo já existia)
2 Entrada das Forças do Alvarenga ( 800 Soldados) parte veio do atual Pinheiros (Bairro São João) e outra do Lava pés (Atual Progresso)
3 Capela do Carmo ,onde se entrincheiraram as Forças Legalistas do Duque de Caxias
4 Local que indica o patamar sobre o qual foi colocado o barril que continha a cabeça de Tiradentes,para receber nova provisão de sal (isso aconteceu em maio de 1792 na atual Rua Comendador Baeta Neves,mais ou menos em frente ao Colégio Nazaré,onde existia uma venda)
5 Rua da Direita,atual Comendador Baeta Neves (Que naqueles tempos só existia uma estreita passagem que ia para a igrejinha de Santo Antônio)
6 Casa da Câmara ,no lugar onde foi a Macol (Praça Tiradentes,37 isso segundo o historiador Vicente Racioppi). Mas segundo o Jornal " Minas Jornal " de 11/6//1942,diz assim sobre a Revolução: " A Matriz era a mesma,a Câmara Municipal e a cadeia funcionavam num sobrado que existiu no local onde hoje está o posto Esso,na Avenida Benedito Valadares " ( A casa que também funcionou a Câmara era na atual Avenida Prefeito Mário Rodrigues Pereira,atual numero 184,que foi incendiada em 1959 e demolida em 1979,que pertencia o Coronel Albino).
Mas no desenho observamos o casarão de 2 andares,só que o desenhista colocou mais ou menos onde é a praça Tiradentes,sendo que ele pode ser que ele deve ter se equivocado na hora de fazer o desenho. Acredito que nessa época a Câmara já era ali na avenida Prefeito Mário Rodrigues. ( A Câmara funcionou a Praça Tiradentes em 1790 quando foi criada e depois mudou para a avenida Prefeito Mário Rodrigues só não sei a data dessa mudança)
7 Matriz Nossa Senhora da Conceição,que serviu de forte para as forças Legalistas.
8 (não visível na foto acima,está ao pé na parte direita da foto,o oposto do número 1) Entrada do Capitão Marciano Pereira Brandão,com 100 soldados,tendo deixado 70 nas estradas que vão para Suassuy e Congonhas . ( Região do atual Bairro Santa Efigênia,que na época era a Rua dos Dois Barrancos,e existia poucas casas) .
O dia 26 de Julho de 1842,é importante para Queluz,porque foi o único local que os Liberais venceram os Legalistas de Duque de Caxias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário