Igreja Matriz de Santo Antônio em Itaverava
foto:Imagens da internet
Itaverava é uma cidade do estado de Minas Gerais,e já pertenceu a Conselheiro Lafaiete,até 1962. A cidade é conhecida por ser a primeira cidade de Minas em que foi encontrado Ouro.
Dados da Cidade
Área: 282,642
População: 5.700 habitantes
Municípios limítrofes: Conselheiro Lafaiete,Ouro Branco,Ouro Preto,Catas Altas da Noruega,Lamim e Santana dos Montes.
Aniversário da Cidade: 21 de março de 1694
Emancipação Política: 30 de dezembro de 1962
Padroeiro: Santo Antônio
Definição do nome
Segundo Historiador José Damasceno Pinto,no seu livro "Subsídios para a História da ex-Queluz de Minas (hoje Conselheiro Lafaiete),na página 64 ele diz assim:
"Origem do nome: ITA - Pedra e BERAB - que brilha,em alusão aos cascalhos auríferos ali descoberto,pelos primeiros sertanistas..."
Ou seja Itaverava é pedra que brilha.
Descoberta do Ouro em Itaverava
No Livro que citei de José Damasceno Pinto na página 12 ele diz assim:
" A história do "Certão dos Cataguazes" inicia-se com o famoso episódio de Itaverava onde descobriu-se o primeiro ouro. Os primórdios do Arraial dos Carijós entrosam-se ao auspicioso acontecimento,visto ser o trajeto naquela direção,pois,antes de atingirem Itaverava,bem provável que teria arranchado nas regiões,que batizaram com aquele topônimo. Tal acontecimento histórico iniciado se após 1693,quando Antônio Rodrigues Arzão e seus companheiros,de Taubaté,partiram a caminho dos sertões da Casa da Casca. "Matriz de Santo Antônio
Segundo o site patrimonio espiritual diz que existem registros de batismo de 1712,mas a freguesia foi fundada em 1726. E a construção de uma igreja maior foi a partir de 1744,e a atual edificação é a partir de 1768.
Nenhum comentário:
Postar um comentário