BAIRRO SANTA MATILDE - PARTE 3 /FINAL
Continuando a falar sobre o Bairro Santa Matilde,da zona sul de Conselheiro Lafaiete. Hoje vou finalizar esse artigo falando da década de 1960 até os dias de hoje.
Crescimento do Bairro
Vista Parcial do Bairro,onde vê a Matriz do Bom Pastor,e no fundo vemos uma mata bonita e a Casa de Hospede é vista no meio do mato,e a antiga companhia também.
foto:Arquivo Pessoal
Foi um dos bairros que mais cresceram na cidade. Em 1951,Antônio Aureliano loteou uma parte do bairro,e esse senhor tinha terras na região do São João. E na década de 1960,Dona Isabel Duarte Furtado do Amaral,uma das herdeiras das terras da fazenda Bananeiras,loteou uma boa parte do atual bairro,e para se ter ideia ela era dona até quase a atual Igreja do São João.
E a partir da década de 1990,o bairro começou a ter prédios.
Principais Ruas
Avenida Santa Matilde,Alfredo Elias Mafuz,João Evangelista,Maria José e Leibenitz dos Anjos.
O bairro possui muitas ruas,e o bairro foi planejado.
Os mais antigos falam que havia um buracão onde passa a Avenida Santa Matilde,próximo a entrada da Rua Cassiano Pereira,e não havia ligação com o bairro São João por essa via,existia um buracão,e o Prefeito Abel Dutra,por volta de 1970,que fez a ligação da via. Mas o local era só trilha de pedestres.
Parte Religiosa
* Vicentinos
Antiga Capela
foto:arquivo pessoal
Pessoal vicentino do bairro e ao centro Monsenhor Moreira,em frente a antiga capelinha
foto:Arquivo Lesma
O Bairro começou a ter as primeiras reuniões da Sociedade São Vicente de Paulo,organizando em conferências ainda no final da década de 1950. E as primeiras reuniões foram feitas na casa do Senhor Benedito Camargos,e a primeira reunião data de 1959.
A sede da Sociedade só foi construída em 1963,e era uma capela pequena,e tinha a Conferência Santa Matilde. Na década de 1970 foi criado o Conselho Particular do Bom Pastor,porque tinha mais conferências.
E na década de 1990,foi demolida a velha capela,para construir a atual sede dos Vicentinos,no mesmo local,Avenida João Evangelista,365.
Atual sede
foto:Google Maps
* Matriz do Bom Pastor
foto:Arquivo Pessoal,foto de 2016
Na década de 1960,foi doado o terreno para a construção de uma igreja.
E numa reunião de 22 de abril de 1969,escolheram como padroeiro da Igreja o Bom Pastor,porque no dia comemorava essa festa litúrgica. E no dia 1° de maio de 1969 foi criada a Paróquia.
A igreja foi construída por operários da Companhia Santa Matilde.
Atualmente é pároco Padre Roberto de Carvalho Bruno. E a paróquia já prepara para o seu jubileu de ouro no ano que vem.
Curiosidades
* A corporação Musical "Santa Matilde" foi fundada em 7 de setembro de 1962. Antes funcionava numa sala da companhia. E desde julho de 1980,passou a funcionar onde se encontra atualmente na Praça Alfredo Bento,5 (onde no passado foi a pequena estação Bananeiras)
* O prédio atual da Escola Estadual Luiz de Mello Vianna Sobrinho,foi inaugurado em 17 de setembro de 1967.
* Na praça Humberto Bhering,tem o Monumento aos Ferroviários inaugurado em 1978.
* O Parque de Exposições Presidente Tancredo Neves,foi inaugurado em 4/8/1985.
foto:imagens da internet
* O Tiro de Guerra passou a funcionar no Bairro,em 1999.
* No bairro tinha o museu particular do senhor Marcílio Milagres,que colecionava muitas fotos e diversas peças,mas faleceu em 4 de julho de 2008.
* O Corpo de Bombeiros foi instalado no bairro em 19/9/2009. E antes chegou a ser uma unidade da Universidade Aberta do Brasil (inaugurada em 2007,mudou em 2009 para outro local)
* Após o fechamento da Companhia Industrial Santa Matilde. No local entre 2001 e 2008 funcionou a Coomefer (Cooperativa Mineira de Equipamentos Ferroviários). E entre 2010 a 2013 funcionou a Empresa Loogstel. O galpão foi vendido para uma empresa de Juiz de Fora,em 2013.
* Em 2000,o Padre Roberto Carvalho Bruno,Pároco do Bom Pastor,sugeriu em mudar o nome do bairro para o nome do padroeiro,"Bom Pastor". Mas o nome continuou Santa Matilde. E na minha opinião é justo continuar Santa Matilde,para lembrar da gloriosa companhia. Mas em 2008,as casas populares atrás do bairro Santa Matilde,ganhou o nome de Residencial Bom Pastor.
Vista aérea do bairro,e nessa foto vemos o galpão onde funcionou a companhia,a linha férrea,e a escola (onde é as duas casas compridas). Com essa foto podemos imaginar onde era a Fazenda das Bananeiras no passado.
foto:Felipe Rodrigues.
Quem foi a Santa Matilde ?
foto:imagens da internet
Foi uma Santa Alemã,de nome Matilde Ringelheim nascida em 895. Foi casada com o rei Henrique I,e a santa foi considerada a primeira Rainha da Alemanha. E a santa faleceu em 14 de março de 968,no convento de Quedlinburg,aos 73 anos. A festa litúrgica é 14 de março.
Nesses três artigos,falei um pouco do bairro Santa Matilde,e são muitas histórias.
Pesquisando a História,Genealogia,e fatos Interessantes do passado e presente desde os Carijós,Queluz de Minas,até a atual Conselheiro Lafaiete. BLOG HISTÓRIAS DE LAFAIETE ( CONSELHEIRO LAFAIETE ESTADO DE MINAS GERAIS PAÍS BRASIL) Ajude o blog para que eu possa continuar produzindo conteúdos ,e seja bem vindo sugestões e críticas. Estou com projeto de lançar o livro por isso preciso de recursos. colabore com qualquer quantia pix: lufeand@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Qual empresa é dona dos galpões?
ResponderExcluir