quinta-feira, 3 de maio de 2018

BAIRRO SANTA MATILDE - PARTE 2

BAIRRO SANTA MATILDE - PARTE 2

  Continuando a falar sobre o Bairro Santa Matilde de Conselheiro Lafaiete. Na parte 1,eu falei sobre a Fazenda das Bananeiras. Hoje vou falar sobre a Santa Matilde dos anos de 1900 a 1960,e sobre a Companhia que existiu no bairro e outros assuntos.

                       Santa Matilde Antiga

 No início do Século XX,o bairro Santa Matilde era praticamente só a Parte da Atual Avenida Santa Matilde,e a parte conhecida como Remonta,que só havia duas ruas a Marechal Deodoro era conhecido como rua velha e a rua Quintino Bocaiuva era chamada de rua nova. E já havia a linha férrea que existe desde 1883.
  Segundo a Entidade do Bairro o "LESMA" a Companhia Santa Matilde foi registrada em cartório em 13 de maio de 1913. Mas a companhia começou a funcionar em Lafaiete  em 1916.

                 COMPANHIA SANTA MATILDE

                  
                     Companhia na década de 1950
                         foto:arquivo do IBGE

  Em 26 de outubro de 1916,foi implantada a Companhia de Lacticínios Santa Matilde,fabricando queijos,manteigas e mussarelas.
 A companhia sempre se situou na Rua Marechal Deodoro.
 Mas depois a companhia começou a fabricar tijolos (havia olaria),janelas,portas,carteiras escolares,móveis e etc.
 Nas décadas de 1920 e 30 a companhia começou a explorar minérios em Queluzito,o qual não obteve sucesso.
 Segundo o Jornal Santa Matilde,de agosto de 2016,diz que a Companhia começou a produzir Vagões a partir de 1946. E foi isso que foi o que tornou a Companhia mais forte ainda,e gerou milhares de empregos para nossa cidade.
 E em 1974 começou a fabricar guinchos elétricos e hidráulicos.
  Em 1976 a Santa Matilde chegou a fabricar um modelo Opala SM 4 .
 E infelizmente a empresa fechou na década de 1980,por volta de 1987,e alguns funcionários tiveram que ir para a sede da empresa em Três Rios,para se manter no emprego.
  Tentaram reativar a Santa Matilde,mas foi não conseguiram. E em 2005,foi decretada a falência da Empresa.


  Vista do Bairro e ao fundo à direita a Companhia,foto sem data,mas provavelmente da década de 1970.
 foto:Mauro Dutra de Faria


                            Companhia em 1962
                         foto:Divulgação RF

  Vista aérea da Companhia,foto década de 1970
  foto:Tarcisio Souza

                     Antiga Linha Férrea 

  Segundo Antônio Perdigão,a linha era chamada de Estrada de Ferro Santa Matilde,que ligava a Companhia até as localidades de Jurema e Cocoruto (ambas em Queluzito),a construção da linha deve ter sido na década de 1920. Que tinha início na pequena estação das Bananeiras,no kilômetro460.503. Os trabalhos de engenharia foram realizados pelos engenheiros Drs. Gespacher e Chapuis no local havia um armazém a fim de atender os operários,sendo os seus proprietários os senhores Ramos,genro do Cel. João Gomes Ferreira e Alfredo Furtado
  E por algum tempo o minério vinha de Queluzito para a Companhia. E com a decadência do minério,na década de 1960,foi desativada a Linha,onde hoje é a atual Geraldo Plaza que vai para o Amaro Ribeiro.

 Visita do Presidente do Estado (cargo hoje equivale a Governador)

 Segundo Perdigão,em maio de 1926,o bairro esteve em festa,com a visita do Presidente do Estado,Dr. Fernando Mello Viana,à companhia. S.Excia; chegou de automóvel,sendo recebido pelo presidente da companhia,Dr. Pimentel Duarte. E Mello Viana foi com Pimentel e demais membros da comitiva,foram visitar as minas de Jurema. A viagem para a mina,pitorescamente feita pelo chefe do estado num Ford,com pneumáticos de metal,adaptado aos trilhos da estrada de ferro e pela comitiva,numa prancha lindamente enfeitada de folhagem do mato. A viagem foi feita em 45 minutos,através de 24 kilômetros de extenção. ¹


  Remonta

 Segundo a historiadora Mauriceia Maia,esse nome é porque no início do Século XX,praticavam remo no Rio Bananeiras.
   Em 24 de julho de 1934 (ou 1936),o Exército Nacional iniciou no bairro,a Caudelaria Minas Gerais  (antigo Haras de Minas). A finalidade era criar e recriar várias espécies de animais,dando prioridade a cavalos puro sangue,os quais,após trinta meses,eram enviados ao Jockey Clube da Cidade do Rio de Janeiro. E o povo chamava o local de "Remonta".
 O posto do Exército possuía uma boa estrutura. E com o crescimento do bairro a atual Rua Quintino Bocaiuva,virou uma vila militar,e havia muitas casas pequenas. Chegou a ter posto médico,e até Escola. E ficou famosas as práticas de Vôlei na quadra da Remonta,e teve um bom time até.
  Esse prédio da Remonta hoje atualmente é a Escola Municipal Marechal Deodoro da Fonseca,e ao Lado desde 1999,funciona o TG 04-32. E em frente a Escola existe um casarão antigo,de estilo neo-clássico,conhecido como Casa de Hospede,que pertencia ao Exército também construído no início do Século XX.
E o casarão chegou a pertencer o Governo de Minas,e nesse local foi onde Mello Viana hospedou quando esteve ali em 1926. ² 



                         fotos:reprodução do Livro Sítio Histórico de 2002


 Escola antiga

 Dizem que na década de 1950,na Remonta tinha uma escola que chamava Guiar Lopes. Depois que foi criada em 21/3/1955,a Escola Estadual Luiz de Mello Viana Sobrinho,que funcionou na remonta desde 17/8/1957 até construir o atual prédio.

 Curiosidades

 Informações segundo Antônio Perdigão

primeiro armazém particular  era de Francisco Ribeiro
primeiro bar era de Senhor Joanico
primeiros moradores da parte central do bairro foram: Antônio Aureliano,Benedito Camargos,Jaime Euzébio,Manoel Marques,José Ferreira da Costa,Izidoro e Anestor augusto. ¹

 Em 1949 a Companhia Santa Matilde começou a vender a prestações para seus empregados,lotes no bairro. E consta como primeiro comprador o senhor Manoel  Marques. E o bairro passou a ser conhecido como Vila Santa Matilde.
 Algumas ruas são da década de 1950,como por exemplo a Rua Cassiano Pereira. E uma outra parte do bairro foi loteada depois de 1964,como por exemplo a José Felisberto.

               Demais fotos 

            
            Foto do Bairro Santa Matilde,década de 1960
            foto:Arquivo do Lesma


                           Bairro a noite,foto provavelmente da década de 1980
                           foto:Sebastião dos Anjos.


                           vista do bairro em 2013
                        foto:Felipe Rodrigues

              Futebol
  
   O time do industrial foi fundado em 15 de novembro de 1943,e o campo era dentro da Companhia,mas como que precisou desativar o velho campo,depois que construiram o atual. O time chegou a ficar inativo,mas voltou em 1998.


notas: ¹ retirado do artigo Bairro Santa Matilde (1° parte) escrito por Antônio Luiz Perdigão,para a coluna Memórias Lafaietenses,do Jornal Nova Gazeta,de data que desconheço.
         ² Cartilha escolar Sítio Histórico de 2002,página 28,29 e 30


(CONTINUA NO PRÓXIMO ARTIGO )

Nenhum comentário:

Postar um comentário