domingo, 26 de fevereiro de 2017

PASSAGEM DE GAGÉ

PASSAGEM DE GAGÉ

 







 Foto:Imagens da Internet,foto da capela em 2009.









   No livro inédito de Padre José Duarte de Souza,escrito em 1978,sobre a futura História da Matriz Nossa Senhora da Conceição,na página 20-A,diz sobre a passagem assim...

"Cerca de 7 a 8 quilometros¹ de Carijós (Atual Conselheiro Lafaiete) existe uma povoação em completa decadência ,e outrora florescente e que talvez seja mais antiga que Carijós,denominada Passagem. Através de leitura de algumas atas da Irmandade nota-se que a Capela da Passagem,no século 18,era de pedra e agora está completamente abandonada.
 Narra o DR. Francisco de Paula Ferreira de Resende em seu livro "Minhas Recordações" o qual foi juiz municipal em Queluz de 1857 a 1861,que o Nome Passagem se originou da passagem que os seus moradores fizeram,desviando o curso das nascentes das águas vertentes do Rio Piranga para o Rio Paraopeba,afim de disporem de mais abundância para as suas minerações. " 

Nota:¹ Da Passagem a Gagé são cerca de 6 kilometros e de Conselheiro Lafaiete (centro) a Passagem é em torno de 14 kilometros.

  PASSAGEM ATUALMENTE

 A povoação foi extinta na década de 1970,por causa da instalação da
Açominas,que ficou com praticamente tudo,e só restou na antiga povoação;a capela de Nossa Senhora da Conceição da Passagem,que é do século XVIII.
  A referida Capela tem em sua fachada lavrada em pedra.Em seu lavado,na sacristia,está gravada a data de 1774,possivelmente referindo ao termino de sua construção.
 Em outubro de 2009 a capela foi restaurada e entregue a comunidade. Em 17 de agosto de 2012,a Empresa Gerdau Açominas doa o terreno para a igreja. Ao lado da capela tem um cemitério que foi reativado em 1995,e essa igreja que já pertenceu as paróquias de Santo Antônio de Ouro Branco,Sagrado Coração de Jesus de Conselheiro Lafaiete,hoje ela pertence a Paróquia de Nossa Senhora da Luz de Conselheiro Lafaiete.
 A Capela está quase na divisa com Ouro Branco,e próximo a portaria sul da Açominas.

  TESES

 Na minha opinião,Passagem é mais antigo que Carijós (Conselheiro Lafaiete),e ali já deveria ser habitado por índios,nos séculos XVII e XVIII,por ali ser perto de córregos e rios,e ter muito ouro e não ser tão Longe da Serra de Ouro Branco,e também a padroeira é a mesma de ambos locais.
  Segundo Avelina Noronha,a Passagem foi onde que Carijós teria começado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário