terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

10° VILLA DE QUELUZ

10° VILLA DE QUELUZ,PARTE DA COMARCA DO RIO DAS MORTES

                                                             
 
Foto:Site Queluzdeminas.com.br 
Esse mapa seria mais ou menos o que era quando a Vila Real de Queluz foi criada em 1790.








(texto escrito em 1822)

   "Em sítio ameno,junto à fralda da Serra do Ouro Branco,perto de 8 léguas ao sudoeste de Vila Rica,e 15 ao noroeste de S. João D. Rey,que se dizia em outro tempo dos Carijós por Habitado pelos índios desse nome,e nação,criou o governador Luiz Antônio Furtado de Mendonça,o visconde de Barbacena,uma vila com título de Queluz,correndo o ano 1790,a qual lhe da comarca do Rio das Mortes.
   A igreja Matriz dedicada à Conceição da Santa Mãe de Deus,e erecta em 1709,que de Mariana dista 12 léguas,e do Rio de Janeiro 70,tem por suas filiais as capelas de N. SRA do Carmo e de Santo Antônio,além das quais subsistem curadas as de Santa Ana,e de N SRA da Glória,de N SRA das Dores e de Santo Amaro,à que se agregou a de São Caetano do Paraopeba¹,curada em outro tempo.O povo dela constante de mais de 6190 pessoas,conta a sua riqueza no gado grosso,que se cria,e sustenta no mesmo distrito.
 Distante 4 léguas da vila,de Mariana 12,do Rio de Janeiro 76,e junto ao Rio das Congonhas,está outra freguesia do mesmo título de N. SRA da Conceição,que denominam das Congonhas de Queluz (por serem anexas à congonhas de Villa Rica) cuja população em torno de  9340 pessoas. Tem as Capelas curadas de N SRA da Boa Morte - de São Gonçalo - de Santa Ana - Do Senhor do Bonfim - N SRA da Piedade - Santa Cruz do Salto - do Brumado - do Redondo - Suassuhy - Santa Quitéria,e a do Rio do Peixe².
   Ao termo desta vila pertence a freguesia de Santo Antônio de Itaverava,que se divide com as de Guarapiranga,do Rio do Pomba,de Queluz,de Barbacena,a de Itatiaya,em cujos limites numera o total de 7380 pessoas. Tem 4 capelas curadas. Dista de Mariana 14 léguas,e do Rio de Janeiro 68. Parte desta freguesia pertence ao Termo de Mariana,e Consequentemente está sujeita as duas comarcas,de Villa Rica e do Rio das Mortes.

FONTE: Livro "Memórias Históricas do Rio de Janeiro e das Províncias Anexas a Juridição do Vice-Rei do Estado do Brasil Dedicadas a El-Rei o Senhor João VI. Escrito por José de Souza Azevedo Pizzaro e Araújo,livro 8 Rio de Janeiro,em 1822 na 2° parte do Capítulo das Minas Gerais,nas páginas 193 e 194.

NOTAS:
A Villa de Queluz foi a 10° vila a ser criada no Estado de Minas Gerais.

Atuais Cidades
Carijós e Villa Real de Queluz - Conselheiro Lafaiete
Rio das Mortes - Distrito de São João Del Rey
Villa Rica - Ouro Preto
Guarapiranga - Piranga



Atuais Igrejas e  Cidades em ordem cronológica.
¹ N SRA do Carmo - capela extinta em Queluz
   Santo Antônio - Capela dentro da cidade de Queluz
   Outra capelas são atuais cidades de Santana dos Montes,Caranaíba,Capela Nova,Queluzito e distrito de Cristiano Otoni
² Moeda,Belo Vale (era São Gonçalo da Ponte  e Santa Ana do Paraopeba),Bonfim,Não sei se é relacionada a Piedade do Paraopeba (distrito de Brumadinho) ou a cidade de Piedade das Gerais,Jeceaba (?),Entre Rios de Minas,Alto Maranhão(distrito de Congonhas),São Brás do Suaçuí,Santa Quitéria (distrito de Congonhas) e Piracema.
   
  

Um comentário:

  1. Boa noite. Parabéns pelo seu trabalho excelente e cheio de informações.

    ResponderExcluir