domingo, 5 de fevereiro de 2017

ESTAÇÕES ANTIGAS DE QUELUZ

ESTAÇÕES ANTIGAS DE QUELUZ



 foto:Acervo de Mauro Dutra de Faria,foto da Estação Lafayette na década de 1930.







Hoje vou lembrar das estações Ferroviárias antigas de Queluz (hoje Conselheiro Lafaiete-MG). Nessa época a empresa responsável pela linhas era a EFCB,Estação Ferroviária Central do Brasil. Em 1928,o escritor Max Gonçalves citou a estação e a Kilometragem em que se localizam:

  ESTAÇÃO                                            KM (KILOMETRO)
Buarque de Macedo                                       450,61
Chave da CIA Santa Matilde ¹                        460
Lafayette (estação Central)                            462,583
Chave do Morro da Mina ¹                             463,862
Gagé ²                                                             473,523

OBSERVAÇÃO:
¹ Essas Chaves foram extintas,a da Santa Matilde começava perto dessa antiga companhia no bairro de mesmo nome,passava em um pontilhão(não existia a BR 040) e passava onde hoje é a Avenida Geraldo Plaza na região do Amaro Ribeiro e ia para zona rural de Queluzito,perto da mina de Manganês de Cocoruto e Jurema,e essa linha foi retirada na década de 1950 ou 1960,essa linha tinha 7 kilometros de extensão.
 A chave que ia para o Morro da Mina,teria cerca de 8 kilometros,e começava próximo ao bairro Sinderúgico e passava onde hoje é a Avenida Rosa Dutra,e atravessava a Rua Santa Efigênia ali perto do Oscar Corrêa e ia até a Mineração do Morro da Mina,e essa linha foi extinta na década de 1990,e hoje no local onde era linha é apenas uma rua de terra,ali perto do bairro Morada do Sol.Era uma linha conhecida por nome de Ramal de Manganês,por causa do minério retirado lá do Morro da Mina.
² A estação não existe mais,foi demolida.Mas a linha central ainda passa nessa localidade de Gagé.
³ O autor não citou a Estação de Joaquim Murtinho,que está no município de Conselheiro Lafaiete,embora a outra parte desse local pertença Congonhas.

  O mesmo Escritor Max Gonçalves diz que em 1928,em Queluz,havia 4 Ramais ferroviários e 1 linha aérea.
As 4 eram:a da Santa Matilde,Morro da Mina(detalhes já citei no texto acima),uma de 45 KM que partia de Cristiano Otoni (época distrito de Queluz) até Cocoruto (Queluzito) e uma que partia de Pequerí (Congonhas) e ia até Gagé e tinha 13 KM,essa também já extinta há muitos anos e ela foi inaugurada em 22/3/1899.


E a Linha aérea que tinha 6 KM,era as das jazidas de Água Preta,zona rural de Conselheiro Lafaiete.As linhas aéreas eram cabos (igual fios de energia) no alto de um poste, que carregavam um mini vagões de um lado para o outro.

Fonte: Site de Estações Ferroviárias/ linhas e ramais das Estradas de Ferro do Brasil

FOTOS:

foto:Site de Estações Ferroviárias/ linhas e ramais das Estradas de Ferro do Brasil e mostra a Antiga Estação Bananeiras (hoje Bairro Santa Matilde)

foto:Acervo do Mauro Dutra de Faria,foto de 1909 da visita do Marechal Hermes ao Morro da Mina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário