SANTO AMARO (HOJE QUELUZITO)
foto: Igreja Matriz de Santo Amaro,Queluzito.
festa é em 15 de janeiro.
Foto de queluzito.mg.gov.br
No início do Século XVIII,os povoados foram surgindo em decorrência das expedições dos bandeirantes em busca de riquezas. As fazendas foram erguendo em meio a abundante mata atlântica,às belas montanhas,rios e cachoeiras. Assim nasceu a pequena Queluzito. O arraial foi fundado na primeira metade do século XVIII,recebeu como primeiro nome Santo Amaro. Foi Amaro Ribeiro quem construiu a primeira capela dedicada a Santo Amaro;a construção foi iniciada em 1726,terminada em 1738. Um dos primeiros povoadores de Santo Amaro foi José da Costa Oliveira,bisavô do Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira.
Em 31 de dezembro de 1943,o distrito de Santo Amaro recebe a denominação de Queluzito,e em 1948 passou a chamar Queluzita. E com esse nome foi elevado à categoria de cidade em 1962. O nome Queluzito é originado de uma pedra,que era abundante na região chamada Queluzita. Esse nome foi alterado pelo prefeito da época,que decretou que a cidade deveria ser chamada de QUELUZITO.
Fonte: Biblioteca Pública de Queluzito.
OUTROS DADOS
Área:153 KM²
Altitude Média:900 metros
Padroeiro:Santo Amaro,festa em 15 de janeiro
Criação do distrito:8/6/1858
Tornou Município: 30/12/1962 (desmembrando de Conselheiro Lafaiete,antiga Queluz,de Minas)
Fato curioso é que num relatório do Termo da Villa Real de Queluz,em 1830,diz que em Arraial de Santo Amaro havia apenas apenas 5 fogos (casas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário