segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

CRUZEIRO DO LAVA PÉS

CRUZEIRO DO LAVA PÉS


foto:cruzeiro do atual bairro progresso (antigo bairro Lava-pés)
foto do google maps




  Ainda existe um cruzeiro moderno,numa praça localizada na Rua Joelmyr Faria(antiga rua Rio Grande do Norte),no bairro Progresso,em Conselheiro Lafaiete,próximo ao colégio Polivalente (escola Astor Viana).
  Mas no passado,há mais de cem anos,havia um cruzeiro de cedro alto,no qual estavam pregadas as peças de madeira que representavam os instrumentos do flagelo de cristo. Certa vez um maníaco,munido de um machado o cortou,a fim de fazer lenha.Contam que no local houve castigo,e o homem teve morte horrível,por causa desse sacrilégio.(isso deve ter ocorrido por volta da década de 1920 ou 1930).
 Mais ou menos na década de 1930,os moradores colocaram outro cruzeiro no local;este,agora feito com cimento,situado no mesmo local.
 O senhor Luiz Proença,havia fundado naquela época a folia de reis,do bairro,e por iniciativa sua,ajudado pelo povo,foi inaugurado o novo cruzeiro,com grandes festa de Reis,sendo o senhor Silvério Ferreira de Souza,antigo Morador do local,o porta-bandeira da folia.
 Para se levantar esse segundo Cruzeiro,faziam parte da comissão os senhores Luiz França,Vicente Meireles,João Barbosa,Aprígio Pio e outros.
 No Cruzeiro celebravam missas e eram realizadas folias de reis. E em tempos de política ali se transformava em comício político,e até colavam panfletos no cruzeiro.
 O prefeito municipal Telésforo Rezende,havia autorizado que se fizesse no local uma capela;esta porém nunca construída.
 O terceiro cruzeiro foi colocado nos anos de 1980,na administração do prefeito Vicente Faria,sendo de madeira e continha as peças do martírio de Cristo (Galo,escada,coroa de espinhos,placa Inri,mantos,caveira,entre outras).
 Agora no local tem o quarto Cruzeiro que é de madeira,e foi construído nos anos de 2000 em uma reforma na praça,e esse cruzeiro é de madeira e pintado de verde.

fonte:trecho da página do Cruzeiro do Lava-pés,do livro "Cruzeiros de Lafaiete" de Antônio Luiz Perdigão,escrito em 1990.


foto:imagem da internet,mostra como era um cruzeiro com as peças do martírio de Jesus Cristo,esse é conhecido como Crucifixo primitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário