quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

ANTIGA BRIGA DE PARÓQUIAS

ANTIGA BRIGA DE PARÓQUIAS




 Foto:arquivo pessoal,da Paróquia do Bom Pastor no bairro Santa Matilde,foto de 2016







 Foto:arquivo pessoal,foto da paróquia de São João Batista,ano de 2015







Nas décadas de 1960,1970 e 1980,até inicio dos anos 1990,existiu uma Briga de Paróquias,e era um clima de "ciúme" entre as Igrejas de São João Batista (bairro São João) e do Bom Pastor no Bairro Santa Matilde,em Conselheiro Lafaiete.
 A polêmica teria começado no final da década de 1960,quando a arquidiocese queria criar uma paróquia com título de Jesus Cristo,no lugar da capela de São João,do antigo bairro Pinheiros,que hoje tem nome do padroeiro,e povo dessa comunidade não aceitou isso. E com isso no bairro Santa Matilde,foi escolhido um terreno para ser futura sede da paróquia do Bom Pastor,a escolha do padroeiro foi em 22/4/1969.
 E em 1 de maio de 1969,foi criada oficialmente a paróquia do Bom Pastor,e por ironia tudo aconteceu na capela de são João,e tomou posse o pároco Padre Cornélio,que atenderia as duas igrejas. Só que o que revoltou os moradores do São João,foi o fato de terem criado a paróquia do Bairro Santa Matilde,e a comunidade do antigo bairro pinheiros ser filial do Bom Pastor. Sendo que havia mais pessoas no São João do que no outro bairro,as festas tinham mais renda em São João do que lá,os arquivos da paróquia eram guardados no São João e não na outra igreja,e essa briga foi estendendo por anos.
 Durante as construções das igrejas eram uma briga só,dizem que quando acabavam uma etapa de cada igreja,era foguete pro lado,era foguete pro outro. E diziam esse é do São João,esse é lá da Santa Matilde...
 A velha capela de São João foi demolida e a nova Igreja de São João,terminada por volta de 1974,terminou primeiro que do Bom Pastor,que terminou por volta de 1978.
 Mas padre Cornélio com muito amor,amou as duas comunidades,e consideravam igrejas irmãs e nem falava paróquia para não ter briga. E para evitar ciúmes,ele celebrava missa nas duas igrejas diariamente,uma me parece que era 18 horas no Bom Pastor,e as 19 horas no São João,algo assim. E nas festas da páscoa,era missa de manhã no Bom Pastor e subia em procissão até o São João,onde também celebrava missa,e no dia de Corpus Cristhi era o contrário,e também iam em procissão,e com isso diminuía a briga.
 Em setembro de 1987,padre Cornélio optou em ficar somente no São João,e deixou a administração da paróquia do Bom Pastor para o padre Maurício Peeters.
 A briga diminuiu depois que finalmente foi criada a paróquia São João Batista em 19 de janeiro de 1990,e desmembrando do Bom Pastor,e isso foi um pedido de Padre Cornélio ao Dom Luciano,arcebispo de Mariana,quando estavam no colégio Nazaré em Lafaiete.
 Em 1990,o padre Maurício deixou a paróquia do Bom Pastor,e dizem que uma moradora do bairro Santa Matilde,teria dito o "padre saiu foi por causa de fofoca do povo do São João",isso na opinião dessa pessoa.
 Hoje em dia cada paróquia segue seu caminho,mas eu imagino que foi duro essa briga dessas igrejas,que duro mais de 20 anos. Mas com a criação da paróquia São João,acabou com essa briga aos poucos.E Padre Cornélio faleceu em 11 de agosto de 1995,e ele foi o "apostolo" das duas igrejas,e com seu empenho e ajuda do povo tudo se concretizou,e hoje são duas grandes paróquias a do Bom Pastor e de São João Batista,e espero nunca mais repetir essas brigas entre as igrejas que existiu a quase 30 anos atrás.




 foto:Mauro Dutra de Faria
Capela e igreja de São João Batista,a capela demolida nos anos de 1970,e era de 1901.Essa foto é de 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário