Hoje vou lembrar um artigo escrito há exatos 80 anos sobre a localidade de São Gonçalo do Brandão,que pertence há Conselheiro Lafaiete.
O que sabemos da Capelinha de São Gonçalo do Brandão(antiga,essa dentro do
cemitério),tem a provisão
de 1726.Pelos relatos de alguns moradores da localidade,da antiga capela sobrou essa parte que vemos na foto abaixo,e o resto foi demolido na década
de 1950.
O Jornal Correio da Semana edição 1303 de 02 de março de 1944,na página 2,diz assim:
" SÃO GONÇALO
HISTÓRICO - A CAPELA
Em que época foi colocada a pedra fundamental da Capela de São Gonçalo ?
A velha capelinha de pedra foi construída há Século,sendo um tesouro do templo colonial. É possuidora de um missal impresso no ano de 1724,dentro do qual existe um manuscrito em latim em papel sem pauta,em letras douradas,já muito apagadas. Existe também uma pedra em sua sacristia com a data de 1807. Seu adro era cercado de muro de pedras,na sua maior parte já destruído.
O CEMITÉRIO
O Cemitério anexo à capela,está cercado de arame farpado velho,e é imensamente pobre. Segundo os certificados de óbitos,guardados em um saco velho,já roto,que está pendurado em um pau,na casa da viúva do coveiro,saco que apodrece um colchão de pobre,esse cemitério abriga avultado numero de corpos em seu solo.
PROSPERIDADE E DECADÊNCIA DE S. GONÇALO
Este lugar já teve suas épocas de prosperidade e decadência,teve muito movimento comercial alimentado pelas companhias Belga,A. Thum ,Santa Matilde e A. Thum novamente,já passou segundo asseveram velhos moradores do lugar por épocas de declínios,chegando a formar mato em redor do adro da capela,que requeria foice para derruba-lo. Contam muita coisa,mas nos que silenciamos.
O FUTURO QUE ESPERA SÃO GONÇALO
Agora a capela desse grande santo espera algumas melhoras,ainda que tarde mas a tempo. Isso devido aos esforços da tradicional folia dos Santos Reis (ou S. Sebastião,como dizem),dirigida pelo generoso cidadão Sr. Antônio Procópio da Silva,que está atuando de pleno acordo com o nosso querido vigário,Pe. Antônio José Ferreira,que pretendem também fazer grandes melhoramentos no Cemitério,cercando o todo de muros de pedras.
RECURSOS LOCAIS
Este lugar é rico em pedras de granito e manganês. Sua industria pastoril é uma de suas maiores riquezas. A terra é fértil toda cultivável e nela tudo dá,ainda que pouco.
São Gonçalo,25/2/944 J.T.M "
fonte:Jornal Correio da Semana,edição 1303,de 2/3/1944. (arquivo da Biblioteca Nacional /memória BN)
QUER SABER MAIS SOBRE SÃO GONÇALO ?
Veja nos arquivos do blog as postagens de:
Março de 2017,Localidades rurais de C. Lafaiete parte 2 fala da região de São Gonçalo (junho de 2021) e Localidades rurais de C.Lafaiete parte 10 (junho de 2023).
Nenhum comentário:
Postar um comentário