Hoje vou falar sobre o pequeno e antigo Bairro Chapada,em Conselheiro Lafaiete.
História do Bairro
Rua Duque de Caxias,sem data,provavelmente década de 1920 ,no alto ainda era a antiga Capela da Paz (no lugar onde hoje é a Basílica do Sagrado Coração de Jesus) foto:arquivo Mauro Dutra de Faria,foto original autor não identificado
A história da antiga Rua da Chapada,atual Duque de Caxias,uma das mais antigas da cidade formada no leito do caminho novo,a atual Estrada Real,iniciou-se com a abertura desse caminho que ligava o Rio de Janeiro a Vila Rica (atual Ouro Preto). Por ela,certamente passaram todos aqueles que rumavam à sede do governo da capitania,viajantes,tropeiros,e entre outros.
Sobre o seu desenvolvimento urbanístico,a mais remota informação encontramos nos anais da Câmara de vereadores,quando em março de 1880,deliberou-se nomear os logradouros da cidade. E à rua da Chapada,coube a denominação de rua 7 de setembro,nome que prevaleceu até as primeiras décadas do Século XX,quando passou a chamar-se Duque de Caxias. Contudo,mesmo tendo passado tantos anos,todos ainda conhecem ainda como Rua da Chapada;nome que designa não somente aquela rua mas toda a região.
fonte:livro "Subindo e Descendo a Ladeira " de Lucy de Assis Silva,ano 2005.
Motivo do nome CHAPADA
No livro "Subindo e Descendo a Ladeira " a escritora Lucy de Assis Silva,explica na página 25 o motivo do nome: " Embora os dicionários nos esclareçam que o vocábulo CHAPADA significa "esplanada no alto do monte ou serra " ,levando-nos a crer que somente o trecho já descrito,que vai do Hospital São Vicente de Paulo até a esquina da rua Dom Silvério,deveria ser assim cognominado. Entretanto,se os que vieram antes de nós desse modo decidiram,isto é,que a rua da Chapada seria a extensa ladeira,que assim seja,por todos os séculos. Amém ! "
Principais Ruas
* Rua Duque de Caxias (antiga rua da Chapada) (lei 1545 de 1973)
Rua Duque de Caxias (seu início na popular esquina do Chico Vaca (era o dono da venda no passado,seu nome era Francisco Marques da Silva (Chico Vaca,nasceu em 15/8/1884 e faleceu em 29/12/1977). foto:autor da postagem,08/03/2024* Rua Padre Lobo (lei 849 de 1967,na época iniciava na rua João Santos,não tinha ligação com o bairro Museu.
Segundo a lei 1541 de 1973 falava que parte da atual Padre Lobo,pertencia as terras de Astor Viana.
Padre José da Silveira Lobo (nasceu em 22/5/1904,ordenado sacerdote em 30/11/1928 e faleceu em 6/1/1928.
Rua Padre Lobo foto:imagens da internetOutras ruas:
Rua João dos Santos (lei 1568 de 1973)
Rua Geraldo Bittencourt (antiga rua do sapo pela lei 578 de 1962 mudança do nome,e a lei 1252 de 1972 regulariza o nome oficial)
Rua Moacir de Souza Dias (lei 1389 de 1973 ) liga a Br 482.
No passado havia a porteira de ferro
Rua Duque de Caxias,próximo ao Morro da Mina. Onde está a casa verde com janelas cobertas,a sua frente mais ou menos ali que havia uma porteira de ferro,que era caminho pro Morro da Mina,que tinha fama de ser mal assombrada isso porque o popular Chico da Porteira foi morto próximo essa antiga porteira.
foto:autor da postagem,08/03/2024
fonte:Leis municipais Site Oficial da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete.
No próximo artigo vou falar do Bairro Sagrado Coração de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário