Hoje vamos falar sobre a Avenida Furtado,Bairro São Sebastião da cidade de Conselheiro Lafaiete.
Avenida Furtado anos de 1980 e abaixo 2012foto:Arquivo Tarcísio Souza,facebook Realmente Amigos de Lafaiete
É uma importante via que liga os bairros São Sebastião e Carijós ,com saída para a BR 040.
Assim escreveu Antônio Perdigão para o Jornal Panorama de 1979 ao falar dessa avenida:
" Em 1883, quando chegaram os trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II, começou a surgir o pequeno Bairro de Lafayette, que é hoje a parte baixa da cidade. Inicialmente este bairro era composto pelas ruas Marechal Floriano, Dr. Campolina, Wenceslau Braz, Várzea de São Sebastião, Olaria e Areal.
Tempos depois surgiu um caminho que completava toda a área plana do local, que ligava a chácara do Sr. João Lopes Franco ao centro populoso e comercial. Até meados de 1900 havia poucas casas na Avenida Furtado. O desenvolvimento veio através do Clube Prado Carijós e a prática esportiva da primeira corrida de cavalos ali realizada. O jornal “Gazeta de Queluz”, de 02/09/1909 destacou a organização da corrida pelo clube.
O Clube Prado Carijós ainda não tinha suas obras totalmente construídas quando sua diretoria resolveu inaugurá-lo em 29/08 com a corrida de cavalos. No horário marcado estavam ali enorme número de concorrentes e nas arquibancadas grande número de famílias da sociedade, todos animados em assistir este gênero de esporte. Este evento foi realizado pela diretoria do clube, especialmente pelo Sr. Capitão Pacífico Vieira e Ernesto Pinheiro, que não mediram esforços e tiveram os êxitos alcançados.
Desta época em diante a região
ficou conhecida por Bairro do Prado. Foram surgindo novas casas, com a parte
baixa da cidade em grande desenvolvimento.
No local onde teve as corridas a Câmara Municipal projetou a Avenida
Furtado e em 1915 o Grupo Espírita Paz construiu ali sua sede. Surgiram belas
residências e dinâmico comércio, de forma que a avenida funcionava ligando o
Centro ao Bairro Carijós. Nesta avenida a Loja Maçônica Estrela de Queluz
construiu seu majestoso edifício/sede; outras entidades como a Escola Estadual
Manoel Lino funcionaram ali também. "
Fonte: Jornal Panorama, Ano I, nº 49- Maio de 1979
http://bibliotecalafaiete.blogspot.com/p/ruas-pracas-e-avenidas-da-cidade.html
AVENIDA FURTADO APÓS 1979
Avenida Furtado em 2020 foto:imagens da internet
Hoje é uma avenida asfaltada que tem variados tipos de comércios. Além de ser sede de uma Loja Maçonaria de Queluz e também do Grupo Espírita Paz.
Praça JK (na entrada da Avenida confluência com a Travessa Rio Branco) surgiu na década de 1950,busto foi colocado ali após Juscelino Kubitschek ser eleito presidente do Brasil em 1956 e sendo que nessa praça ele em 1955 fez campanha eleitoral nesse exato local,e aṕos tudo isso a administração municipal e a população fizeram essa homenagem ao ex presidente do Brasil. A praça foi restaurada em 2 de outubro de 1989. (comemorativo aos 90 anos da loja Maçônica)
Grupo Espírita Paz foi fundado em 31 de março de 1906 ,mas desde 1915 tem sede na avenida.
A Loja Maçônica Estrela de Queluz foi fundada em 13 de junho de 1899 ,e tem prédio na Avenida em estilo moderno desde 1958.
O Grupo Escolar Manoel Pinto foi criado em 1955 e encerrou suas atividades a muito tempo.
Em 2016 o senhor Reuber Lana Antoniazzi lançou o livro " Avenida Furtado - No tempo do brilho dos paralelepípedos. " (algumas informações acima estão nesse livro,é um grande livro que aconselho a ler).
PARA SABER MAIS
Veja nos arquivos do Blog a postagem : São Sebastião de Lafayette (postagem de janeiro de 2017,sobre a igreja) e Bairro São Sebastião (janeiro de 2018).
Nenhum comentário:
Postar um comentário