terça-feira, 8 de agosto de 2023

BAIRRO SANTO ANTÔNIO

  Hoje vamos falar sobre o bairro Santo Antônio em Conselheiro Lafaiete.

 Antes de começar quero agradecer aqueles que acompanha o blog essa semana chegou a 150 mil visualizações. Para saber mais sobre o bairro veja postagem de junho de 2017 (Morro das Cruzes e também sobre a Igreja Santo Antônio de Queluz; em janeiro de 2018 sobre a casa onde nasceu Antônio Perdigão e em novembro de 2018 sobre Rua Francisco Lobo e Capela da Piedade de abril de 2017,Colégio Nazaré em julho de 2017).

 Assim falou o historiador Antônio Perdigão sobre o bairro Santo Antônio no Jornal Panorama de junho de 1979:

  " Em 1866, no alto da colina, os portugueses festejaram a conclusão da Capela de Santo Antônio. Inicialmente ela não tinha a torre, em seu lugar havia um obelisco de granito, e na década de 40 foi retirado o obelisco para a confecção da torre. Haviam dois sinos do lado esquerdo, nos quais eram jogadas pedras por meninos para ouvirem o som. As novenas, rezas e festas de Santo Antônio são as mais populares da cidade desde o século passado. Desde o tempo da Vila de Queluz, os leilões eram feitos por “Canjica”, com músicas, fogos de artifício, canjica, pau de sebo e outros que preenchiam o nosso folclore.

Em 1870 foi fundada a Irmandade de Santo Antônio de Queluz, uma das Associações mais antigas da cidade que cuidava e zelava pela capela e patrimônio, além de auxiliar aos necessitados com ações de caridade. Joaquim Lourenço Baêta, o Barão de Queluz, foi um dos primeiros provedores da Irmandade.

Em 1885 foi fundada no bairro a primeira agência dos Correios, a qual funcionava em uma antiga casa da atual Rua Cel. João Gomes, de propriedade da família Lôbo da Silveira.

Em 1905 chegaram à cidade as Irmãs da Congregação da Divina Providência, e a elas foi doada uma pequena casa e terreno para construírem um orfanato. Este imóvel foi doado pelo Padre Américo Taitson e dali nasceu a mais antiga casa de ensino, o Colégio  Nossa Senhora de Nazaré, construído em toda a extensão da atual Alameda Oswaldo Cruz.

Também no início da colina, em 1904, foi fundada a Santa Casa de Misericórdia, atual Hospital Queluz. O projeto do imóvel foi feito pelo jornalista Dr. Castilho Lisboa, sendo os primeiros diretores Dr. José Caetano da Silva Campolina, presidente da Câmara; Francisco de Assis Bandeira; João Gomes Ferreira; José Gerspacher e Francisco Diógenes Baêta. Esta teve o apoio dos médicos Assis Andrade, Mário Rodrigues e José Narciso de Queiroz. Defronte à capela foi construída pela Santa Casa, o primeiro necrotério da cidade.  O serviço da entidade era feito pelas irmãs do Nazaré.

Em 24 de março de 1907 o bairro comemorou a colocação da primeira caixa d’água, construída no governo do Dr. Campolina. A inauguração teve festa com palanque de autoridades, bandas de música, fogos e discursos. Já em 1919, o então presidente da Câmara, Cel. João Gomes Ferreira inaugurou outra caixa d’água, localizada atrás da capela e que é utilizada até hoje.

A escola noturna de Inácio, a fonte de Santo Antônio, a casa de armarinho da síria libanesa Cecília e João Gilelete e o açougue do Ozório foram os locais típicos do bairro. Os populares do local eram Egídio Batista, Gervásio, Mário Zebral, Anêlo Deoclassiano, José Ferreira, entre outros. Os Padres Américo Taitson, Padre Lobo e Monsenhor Galdino mantinham residência no bairro.

Atualmente o bairro está diferente, mas mantém o Hospital São Vicente, a Sociedade de Auxílios Mútuos, a sede do Ex-Combatente de Conselheiro Lafaiete e grande comércio."

 Fonte: Jornal Panorama, Ano II, nº 55, junho de 1979.http://bibliotecalafaiete.blogspot.com/p/ruas-pracas-e-avenidas-da-cidade.html

 NOTA APÓS ESCRITO:  Na verdade a Igreja de Santo Antônio foi construída em 1751 e foi reformada ou aumentada por volta de 1864 (na lateral da igreja tem a data 1864).

 O Hospital Queluz foi fundado de forma oficial em 1908 .

 A Associação dos Ex combatentes era na Praça João Ferreira,foi desativada porque os ex pracinha já faleceram.

hospital Queluz em 1934. Sua magnífica arquitetura é de linha suíço germânica ,pois o prédio foi projetado pelo Eng° José Gerspascher (de origem suíça) que pertenceu a 1° diretoria do hospital,na época Santa Casa de Misericórdia.  foto:original Museu Antônio Perdigão

  O BAIRRO APÓS 1979

Igreja de Santo Antônio,à sua esquerda Colégio Nazaré e a Frente os fundos do Hospital Queluz,ano de 2015    foto:Antônio Noronha
 

  O Bairro tem diversas ruas e algumas praças. Em 2016 o Jornal Correio da Cidade fez uma reportagem sobre o Bairro na edição de 7/5 a 13/5/2016 e fala dos pontos de referências do bairro como a Igreja ,Colégio Nazaré e a Praça José Ferreira (que no passado foi sede da Associação dos Expedicionários) . 

 A atual Alameda Oswaldo Cruz mudou de nome em 24/5/1998 para Praça Madre Tereza Grillo Michel (lei n° 4258 de 1998). (ver detalhes postagem sobre o Nazaré em julho de 2017)

PRINCIPAIS RUAS

 Largo de Santo Antônio,Rua Comendador Baeta Neves,Rua Miguel Garcia, Rua Coronel João Gomes e Praça José Ferreira.

Um comentário:

  1. Uma curiosidade quanto ao Engenheiro José(Joseph) Gerspascher, é que ele também projetou a Estação Ferroviária de Miguel Burnier, mais ou menos no mesmo período.

    ResponderExcluir