Quem Foi Peixoto ?
Antônio Carlos Gomes Lana Peixoto,nascido em Conselheiro Lafaiete,em 31 de março de 1956. filho de José Emílio Peixoto e Eny Gomes Lana.
Foi um memorialista e pesquisador da história e também em genealogia. Embora eu não cheguei a conhecer ele.Não sei qual era sua formação ou área de sua atuação,só fiquei sabendo de sua existência graças aos dois blogs que ele coordenava. O que ele falava no seu blog é que não morava em Lafaiete,e nem era eleitor aqui e nem era paroquiano na Matriz.
O meu blog tem como função também de reconhecer as pessoas que lembram a história de nossa querida Conselheiro Lafaiete,por isso o artigo de hoje é sobre Antônio Peixoto,que fala no seus blogs a história da antiga Queluz.
Antônio Peixoto em 1986 em frente a Matriz de Lafaiete foto:blog http://genealogialanadequeluzdeminas.blogspot.com/2012/
Imagem da Padroeira Nossa Senhora da Conceição,antes da reforma de 2011
foto: igrejaconceicaolafaiete-mg-br.blogspot.com
Blogs de Antônio Peixoto
1 http://igrejaconceicaolafaiete-mg-br.blogspot.com/
Antônio diz no blog assim "Em 1985, através de cartas, sugeri ao prefeito de Cons. Lafaiete, Sr
VICENTE FARIA, que providenciasse a restauração da matriz e a
preservação de outros patrimônios históricos de Queluz.
Algumas
sugestões se tornaram realidade, mas a restauração da matriz ainda até
hoje (julho de 2009) não foi iniciada, como podemos comprovar por fotos
de outdoor da VIOTTI EDIFICAÇÕES. O IPHAN informou-me, em setembro
de 2009, pela primeira vez, respondendo-me a vários e-mails que enviei,
que "a restauração está com o projeto sem aprovação até hoje,(set-2009)
porque os responsáveis de Lafaiete, não enviaram os relatórios
solicitados, ao IPHAN".
Segundo o pároco José Maria Coelho, em vídeo
do youtube, tudo que a paróquia, a prefeitura e a PROMOTORIA DA COMARCA
DE LAFAIETE poderiam ter feito, já fizeram e que agora precisamos
cobrar do IPHAN pelo projeto PRONAC n: 052.944.
O prefeito atual JOSÉ
MILTON re- afirmou, em 19 de setembro, a sua promessa feita em abril,
de re-formar o telhado central, (QUE CORRE O RISCO DE DESABAR)
recuperar o adro que (SUSTENTA PAREDES JÁ RACHADAS) e re-colocar o piso
de madeira (como era originalmente antes de 1963) .
A PROMOTORIA
PÚBLICA DO ESTADO DE MG informou-me, em abril 2009, que a restauração
das talhas e telas, estarão a cargo da UFMG e FUMEC.
Aguardamos as
ações dos RESPONSÁVEIS DE LAFAIETE, pela restauração da matriz, que é
somente um patrimônio TOMBADO pelo MUNICÍPIO, e continua fechada,
correndo o RISCO DE DESABAR. "
Mas felizmente a Matriz Nossa Senhora da Conceição teve a reinauguração em 8/12/2011 toda restaurada. Ele também foi quem sugeriu o prefeito Vicente de Faria em transformar a antiga cadeia da cidade no Museu Antônio Perdigão,e isso tornou realidade em 1987,e a cadeia foi transferida para o bairro Angélica. Ele também foi o autor da maquete da Villa Real de Queluz em 1842,ela está no museu Antônio Perdigão.
O Blog tinha como função alertar a todos que a matriz precisava da reforma . Ele foi criado em 2009,teve a primeira postagem em 12 de junho,como motivo de alertar que a matriz precisa da reforma urgente. O blog teve 12 postagens em 2009,14 em 2010,19 em 2011 (sendo que em dezembro ,mostra fotos da matriz restaurada) e a última em 21 de setembro de 2012 (única desse ano).
2 http://genealogialanadequeluzdeminas.blogspot.com
Nesse blog ele fala de sua genealogia,e é descendentes de várias famílias como Lana,Peixoto,Neiva,Cruz,Machado,Horta,Pinheiro e entre outras. Querem saber sobre as famílias visite o blog dele,o link acima .
O Blog tem 14 postagens sendo 13 de 2011 (a primeira foi de 21 de novembro de 2011 que fala sobre o termo Villa Real de Queluz de 1790 e consta o mapa).
Já a última postagem é de 7 de janeiro de 2012 (foi a única do ano) e foi um artigo muito comprido,e fala sobre a sua família,seus antepassados e a história da cidade de Lafaiete desde o seu ínicio,depois vai a esse blog para conferir.
No blog diz que sua última atualização foi em 7/9/2015. Ele também tem um canal no youtube com nome " antôniolanapeixoto "
Sua Morte
Fiquei sabendo através de Eneida Guimarães (neta do historiador Romeu Guimarães e também coordenadora do site queluzdeminas.com.br) que o Antônio Peixoto,havia falecido em decorrência de um câncer. E foi em 2015,provavelmente em setembro ou outubro,e não sei onde morreu e nem onde morava,provavelmente em Belo Horizonte.
Aqui em Lafaiete,não vi ninguém comentando e nenhuma notícia sobre o memorialista. Quem souber fale nos comentários que serei grato.
Sou Mauricio Marzano. Meu email é mauricio.marzano@gmail.com. Na restauração da igreja, trocaram no altar lateral direito a imagem antiga de uma santa pela imagem de Sao João Paulo II. Não achei isto certo.
ResponderExcluir