domingo, 30 de junho de 2019

MATA DA MEIA LUA

MATA DA MEIA LUA

 A Mata do Meia Lua,localiza se na cidade de Conselheiro Lafaiete,é uma área de preservação ambiental e desconhecida por muitos. Localiza se entre os bairros Paulo VI,Amaro Ribeiro e Topázio e se estende até a estrada que liga a localidade de São Gonçalo do Brandão,e tem cerca de 300 hectares o equivalente a 400 campos de futebol,e é um habitat de inúmeras espécies da fauna e flora.



   Mata do meia lua,é aquela mata mais escura entre Paulo Vi e Bairro Topázio.
   foto:Google Maps (reprodução)

  Sobre a mata

  A reportagem sobre a meia lua,foi destaque no Jornal Correio da Cidade,aqui de Conselheiro Lafaiete,e na edição de 15/6 a 21/6/2019,o jornal falou sobre esse patrimônio ambiental. E também o ambientalista Ricardo Rocha,falou sobre diversas informações,que segundo ele diz que é uma floresta primária ou mata virgem,não sofreu alterações significativas em suas características originais pela ação do homem.
  Segundo Ricardo Rocha nesse tipo de floresta,são facilmente encontrada espécies arbóreas de médio a grande porte,como canela,cedro,sapucaia,imbuia,
jatobás,pau-ferro,ipês,quaresmeira,jequitibá,copaíba,peroba,angico e entre outros vegetais. Ela é rica em recursos hídricos e várias nascentes que vertem suas águas para a área urbana e alimentam os córregos que atravessam certos bairros da cidade como Amaro Ribeiro e entre outros.
  Para o ambientalista esse santuário não está muito protegido da ação do homem. Ao contrário da floresta da Tijuca (Rio de Janeiro),que é uma área de domínio público,a mata do Meia Lua tem todo o seu território na mão de particulares,tem áreas rurais em sua volta.
  E diversos córregos ali passam como por exemplo o córrego Amaro Ribeiro. A mata tem ser mantida porque ela fabrica oxigênio,produz água,protege o solo e abriga a fauna e a flora.

 Origem do Nome

  Isso é porque no passado existia um reservatório de água feito de cimento tinha o formato de meia lua.
  Essa informação acima encontrei no texto do saudoso escritor Nívio Brás de Lima,no texto "Reminiscência de Queluz a Lafaiete" saiu no livro "Lafaiete Prosa e Verso Ano 2000",e o escritor diz que a mata era para ser uma mineração antiga,isso era para os lados do atual bairro São Dimas,e ele falou no reservatório que existia em formato de meia lua. 

  Fotos


 A mata vista do alto do bairro Santa Matilde
 foto:Arquivo Pessoal,30/6/2019


    Parque florestal
    foto:Arquivo pessoal,30/6/2019

 A mata vista do Bairro Paulo VI
 foto:Arquivo pessoal,30/6/2019

 A mata vista do Bairro São Dimas,e até existe um córrego meia a lua ali próximo.
 foto:Arquivo Pessoal,30/6/2019 

Parque Florestal

  O Parque Florestal Eurico Figueiredo,fundado em 18 de outubro de  1988,reinaugurado em 21/9/2010,localiza na Avenida Geraldo Plaza,100 Bairro Paulo VI,em Conselheiro Lafaiete. Possui uma área de 272.120,78 metros quadrados.
  Também é parte da mata da meia Lua. E existe diversos atrativos ali dentro.

 
 foto:Arquivo Pessoal,30/6/2019


   Córrego Amaro Ribeiro (dentro do parque)
   foto:Arquivo Pessoal,30/6/2019

   Biquinha
   foto:Arquivo pessoal,30/6/2019
trilha de caminhada
foto:Arquivo Pessoal,30/6/2019


  Frase do dia

 "Devemos preservar o meio ambiente,e a mata da meia lua,porque é um dos pulmões de Conselheiro Lafaiete "

                                            Luiz Fernando Azevedo,30 de junho de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário