quarta-feira, 29 de maio de 2019

MURILO

MURILO 


                      foto:Arquivo Pessoal   (tumulo do Murilo)

  Hoje faz 90 anos que um desastre chocou a antiga Queluz de Minas,atual Conselheiro Lafaiete,numa noite de 29 de maio de 1929,o coroinha Murilo Arcanjo Araújo,que caiu da torre da Matriz Nossa Senhora da Conceição. Tudo isso aconteceu por volta de 20 horas,quando o garoto sem a permissão do padre foi no alto da igreja para tocar o sino. Naqueles tempos durante o mês de maio era épocas das coroações,e no tempo de Padre Barreto era uma época festiva,e com isso tocava sinos também. E nesse dia 29 ocorreu a tragédia.
Segundo Antônio Perdigão,quem tocava os sinos era o Marcos um coveiro na época,que era mais forte e alto e conseguia dobrar os sinos,já Murilo era menor e não teve força para fazer isso,e acabou sendo derrubado pelo antigo sino.
Murilo foi sepultado no dia 30,dia de Corpus Christi. O fato foi até registrado no Jornal da época "Jornal de Queluz" (edição de 1 de junho de 1929),que foi um dia chuvoso que compagiu a alma do povo Queluziano.
O túmulo de Murilo localiza na entrada do Cemitério Nossa Senhora Da Conceição,quadra 2 sepultura 33,e de acordo com a placa diz que ele nasceu em 5 de janeiro de 1916 e faleceu em 29 de maio de 1929. 

  Diz uma lenda diz que o túmulo é cercado com corrente para que o sino não seja tocado por um fantasma pois antes disso o sino batia sem que descobrissem quem tocava.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog, cada dia eu aprendo mais sobre o passado da cidade, pena que poucas pessoas se interessam por isso.

    ResponderExcluir