ROSA MÍSTICA EM LAFAIETE
foto:imagem da internet
História da devoção
Essa devoção é antiga,e vem de uma aparição de Nossa Senhora Rosa Mística,a uma enfermeira de nome Pierina Gilli,em 1947,em Fontanelle na Itália. A santa Apareceu vestida de branca,e com três rosas,sendo uma de cada cor branca,vermelha e dourada,e cada uma simbolizando uma coisa.
A festa litúrgica é 13 de julho,embora ainda não foi aprovada pela Igreja Católica. Mas a devoção é permitida.
DEVOÇÃO EM LAFAIETE
Já em Conselheiro Lafaiete,na década de 1980,dizem que vinha um padre de fora da cidade,que ia na Basílica do Sagrado Coração de Jesus,com uma imagem peregrina da santa,propagando a devoção. E depois disso o Pároco da época Monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho,incentivava as pessoas a rezarem o terço nas casas.
Bairro Angélica
Vista da capelinha e os bonitos mosaicos abaixo.
foto:Arquivo Pessoal
No Bairro Angélica,na Rua Senador Milton Campos esquina com Rua Professor José Inácio,existe uma mini capela de Rosa Mística,numa pracinha,,que foi construída no início da década de 1990,pelo senhor Vicente Martins Alves (Vicente Rapadura). O telhado foi construído em estilo Russo ou Árabe.
Os mosaicos abaixo da capela foi inaugurados em 1 de maio de 2015,pelo projeto Gentileza.
Bairro São João
coroação em maio de 2015,na capelinha Rosa Mística.
foto:Arquivo Pessoal
No Bairro São João,também tem uma mini capela da santa também,na Rua Adolfo Siqueira,numa pequena pracinha.
Mas na década de 1990,muitas famílias rezavam o terço,perto dessa pracinha,e até tinha um oratório para colocar a imagem da Rosa Mística,em um barranco que existia no lote vago,e o terço era rezado todo sábado a tarde,e um dos fundadores era um senhor de nome Pedro.
E tempos por volta de 1998,foi construída a pracinha,e antes disso era só um local vago, e colocou um oratório de vidro,com a imagem da santa dentro.
Mas em 2006,ficou pronta a atual capelinha,que foi construída na época que o prefeito de Lafaiete,era o Júlio Barros. Hoje reza o terço,toda quarta-feira,as 17 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário