quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

MONUMENTO PROJEÇÃO I

 No primeiro texto de 2026,hoje vou falar sobre um monumento da principal avenida da cidade de Conselheiro Lafaiete,que as vezes ninguém lembra dele.

 Seu nome é "monumento Projeção I ",inaugurado em 1968,foi projeto do saudoso escultor Maurício Cardoso.Localizado na Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende,próximo ao atual Supermercado Brasil(antigo Banco Real)e quase de frente para a entrada da rua Homero Seabra,no meio da avenida.

 

foto:autor da postagem,07/01/2026 (monumento parte da frente)

 

SOBRE O MONUMENTO

 Foi inaugurado em 1968. Feito de arco de ferros,atualmente está pintado na cor amarela.Antes era na cor preta.

 No livro "Sociedade Musical Santa Cecília" de Márcia Carreira diz,que em 01 de fevereiro de 1968,a Prefeitura Municipal convidou a banda Santa Cecília para a inauguração do asfaltamento da Avenida Dois de Janeiro (atual Avenida Telésforo).

Eu não tenho certeza,mas pode ser que no mesmo dia citado acima também teria inaugurado o monumento da Projeção I.

 

 
foto:autor da postagem,ano de 2018


 

foto:autor da postagem,07/01/2026 (parte de trás)

 

NOTA ANTIGA

O Jornal Correio da Cidade na edição 02/06 a 08/06/2018 falou um pouco sobre o monumento assim:

"Conhecido por seus diversos monumentos em praça pública,o saudoso escultor e decorador Maurício Cardoso Silva possui em seu repertório relógios e monumentos que compõe boa parte do espaço urbano de Lafaiete. Um deles,que o JORNAL CORREIO destaca nessa edição,é a escultura Projeção I. A obra foi construída na Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende,simbolizando o monumento de desenvolvimento vivido na época,quando o prefeito Abel Rezende Dutra comandava o executivo municipal,hoje a cargo de seu sobrinho Mário Marcus Leão Dutra(DEM).A obra está completando 50 anos em 2018.

 Há algum tempo,a família de Maurício apresentou uma solicitação ao Conselho Municipal de patrimônio Histórico e Cultural. A intenção,acatada pelos conselheiros,foi de valorizar uma das obras de destaque do escultor. O monumento não faz parte de nenhuma comemoração especial e muitas vezes,passa despercebido devido à velocidade no rotineiro trânsito da principal avenida de Conselheiro Lafaiete. O monumento possui uma base construída com pedras e um arco de ferro pintado de amarelo. A escultura é bastante arrojada,sobretudo pela época em que foi concebida pelo autor."

 


  Avenida na década de 1980,o monumento está camuflado na foto
 foto: Reprodução Facebook Realmente Amigos de Lafaiete

 Fontes Consultadas:  

Jornal Correio da Cidade na edição 02/06 a 08/06/2018

livro "Sociedade Musical Santa Cecília" de Márcia Carreira,ano2025,página 83.

 

Para saber Mais:postagem nos arquivos do blog (Avenida Telésforo,setembro de 2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário