sexta-feira, 12 de setembro de 2025

FILME DE CONSELHEIRO LAFAIETE 1947

 Hoje vou falar sobre o vídeo de Conselheiro Lafaiete de 1947.

  Uma das razões da existência do vídeo de 1947,foi porque o prefeito da época Doutor Antônio  Bandeira,pediu para filmar essa ordenação episcopal de Dom Daniel.


FILME

 Produzido pela Carriço Filmes de Juiz de Fora,com direção de Manoel G. Carriço e cinegrafia de Carlos A. Noronha. 

Assista o vídeo : veja no Youtube, amuleto filmes,digite cine jornal Lafaiete 1947. vídeo tem 19 minutos e 36 segundos. 

Vou falar resumidamente do vídeo na minha opinião:

 O Vídeo começa passando a antiga estação Lafayette,e o narrador começa a descrever a cidade que antes chamava Queluz de Minas,que é a cidade do ferro,do manganês e da heroíca resistência de 1842.

 Mostra as imagens começando da parte baixa da cidade,atuais bairros São Sebastião e Carijós. 

 Pouco depois vemos o sino da Igreja de Santo Antônio e ao fundo a Matriz Nossa Senhora da Conceição. E vista parcial da cidade,vendo a Matriz,as praças Barão de Queluz e Tiradentes. E também a antiga Capela do Carmo e o alto do cemitério.  Também mostrada a rua Barão de Suassuí e Igreja Santa Efigênia,e também a igreja de Santo Antônio. E parte de trás da matriz. 

 Mostra várias pessoas andando pelas praças da cidade e o ônibus que circulava na época,algumas pessoas perto da prefeitura. A Escola Monsenhor Horta (hoje colégio Nárciso de Queiroz), Campo do Meridional. Praça São Sebastião (quitandinha) e vista da parte de cima da cidade. E na parte baixa também passa rua doutor Campolina e Marechal e Igreja de São Sebastião.

 Mostra a parte interna da Prefeitura e cita o prefeito da época Doutor Antônio Bandeira Furtado de Mendonça,e tinha numerosos funcionários,e entre  eles o secretário Jair Noronha (1901-1965,era historiador). Também foi mostrado um piroluzito (um tipo de manganês 60,20). A prefeitura recebeu a visita de Dom Helvécio Gomes de Oliveira,Arcebispo de Mariana e o recém ordenado bispo Dom Daniel Tavares Baeta Neves (1911-1980),na época bispo auxiliar de Mariana.

 Foi mostrado que o fórum funcionava na época,no Solar Barão de Suassuy.,casa datada de 1787.

 Mostou o Hospital Nossa Senhora do Carmo (na atual avenida Prefeito Mário Rodrigues Pereira,175) ,na época era mantida pelo José Domingos Alves Baeta e existia também várias freiras carmelitas nesse hospital,e a diretoria do hospital fez celebrar uma santa missa na capela do hospital,como parte na solenidade de ordenação episcopal de Dom Daniel,e após esse ato,teve um banquete. Presença de autoridades locais,paróco da Matriz Monsenhor José Sebastião Moreira. E passou a estrutura do hospital.

 Foi dito que a cidade contava com vários estabelecimentos comerciais,Irmãos Nassif era na praça Getúlio Vargas (depois demoliram a casa para abrir a Avenida Telésforo),falou da antiga Fazenda Carijós (hoje é o Mercado do Produtor na rua Jurupis) e passou a composição de máquinas da linha férrea no momento,na época a fazenda era de José de Paula Vieira. 

 Mostrou imagens  da Mineração Morro da Mina na época dirigida pelo Serafim Sanna (1880-1954) e também da Empresa Queiróz Júnior Esperança em Gagé ,com direção Marcos de Mendonça e Comandante Joaquim Costa,uma siderúrgica. 

 No encerramento do vídeo foi mostrada imagens de 29 de junho de 1947,quando ocorreu a ordenação episcopal do lafaietense Dom Daniel Tavares Baeta Neves,bispo titular de Parnaso e auxiliar de Mariana.  Foi dito que o primeiro sacerdote da matriz foi o padre Manoel Correa em 1752 e Monsenhor Moreira de número 20. Foi mostrada imagens dessa missa bem festejada. O vídeo termina com a carriço filme agradecendo Monsenhor Moreira e encerra com sino tocando com fundo o céu. 


NOTAS:* Na verdade não se sabe qual foi primeiro padre da Matriz. Houve alguns antes do padre Manoel Correa.

* Todo bispo auxiliar,é bispo de uma comunidade que não existe mais,como é o caso de Parnaso.


FOTOS TIRADAS DO FILME: Mauro Dutra de Faria (reprodução) todas são do vídeo de 1947


Matriz Nossa Senhora da Conceição,pouco a frente casarão Família Bandeira e ao fundo extinta Capela do Carmo.


Igrejinha de Santa Efigênia ao fundo.


Igreja de São Sebastião de Lafayette,pessoal saindo após a missa celebrada pelo Padre Antônio Ferreira. 



Carroças na rua Marechal Floriano,bairro São Sebastião.


 


Parte do antigo Hospital Nossa Senhora do Carmo,foi fechado em 1973. 


Porta da Matriz,Dom Helvécio e ao lado Dom Daniel.

 

Veja também nos arquivos do blog:Conselheiro Lafaiete em fotos 1947,1954 e1966

 Fonte:Vídeo canal Amuleto Filmes. Digitalizado no Rio de Janeiro em agosto de 2023

   " Esse cinejornal foi realizado no ano de 1947,remasterizado digitalmente em resolução 4 k a parir da cópia 35 mm pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Conselheiro Lafaiete,Minas Gerais. "

 Aprovado pelo SCDP em 6/8/1952


Nenhum comentário:

Postar um comentário