Há 125 anos nascia o Fotografo Feber que andou pelas Minas Gerais,e tirou diversas fotos pelas cidades. Você sabia que João de Almeida Ferber esteve na antiga Queluz de Minas (atual Conselheiro Lafaiete) entre as décadas de 1920 e de 1930 ?
Abaixo estão algumas fotos tiradas por Ferber na nossa cidade de Conselheiro Lafaiete,e depois foram entregues ao Acervo do Arquivo Público Mineiro (APM) pela família. Não sabemos quantas vezes Ferber esteve na cidade,mas certamente em 1927 ele veio aqui. Veja abaixo as fotos dele.
Conselheiro Lafaiete ,ao fundo vemos a Matriz Nossa Senhora da Conceição,foto identificada como MM121 (02) sem data (provavelmente de 1927)
foto:João Antônio Ferber (original) ,acervo do APM
Avenida Prefeito Mário Rodrigues Pereira,provavelmente da década de 1930,foto sem data. Nessa Ferber optou em colorir essa foto,vemos seu nome no canto esquerdo da foto. foto identificada por MM 122.
foto: Ferber (original) Acervo do APM
Ao fundo no canto esquerdo Capela do Carmo,ao centro vemos as duas torres da Matriz e no canto esquerdo o antigo Necrotério do Hospital Queluz .foto de 1927,identificada pelas letras MM 121-01 .
foto:Ferber (original),acervo do APM
essa foto identificada por MM 120 é da Praça Barão de Queluz (vê o antigo Fórum e ao fundo a Igreja Santo Antônio,provavelmente de 1927.
foto:Ferber (original) ,acervo do APM.
Pode ser que existem outras fotos de Ferber,mas foram essas quatro fotos que consegui. Curiosamente essas fotos só foram reveladas a gente após 2006,após a família doar elas ao APM.
Quem Foi Ferber ?
João de Almeida Ferber,nasceu em São João Del Rey MG em 30 de agosto de 1898. Filho de João Américo Ferber e Josina Almeida Ferber.
Foi desenhista,pintor,arquiteto e professor da Escola de Belas Artes em Belo Horizonte. Em 1938 foi para Corumbá MS (época pertencia ao Mato Grosso) para trabalhar na construção da Estrada de Ferro Brasil Bolívia.
Nos anos de 1930 fotografou e coloriu,com rara sensibilidade,as cidades antigas de Minas Gerais,quando começavam a despertar interesse como representantes do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ,e tirou várias fotos em Ouro Preto,Mariana,Belo Horizonte,Conselheiro Lafaiete e entre outras. Várias fotos estão no acervo do Arquivo Público Mineiro (APM) Os documentos fotográficos foram acumulados pelo titular e doados ao Arquivo Público Mineiro pela Sra Lacy Ferber Teixiera Torga (irmã de João de Almeida Ferber),em 27 de julho de 2006. O histórico do titular foi elaborado a partir de entrevista concedida pela Sra Amarílis (filha de João de Almeida Ferber) a funcionária Milene Rabelo em 12 de maio de 2009..
O fotografo João Almeida Ferber faleceu em 1 de janeiro de 1971.
fonte:Arquivo Público Mineiro (APM) / coleção e Danilo Zioni Ferreti
Fontes:
http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/fundos_colecoes/JAF/INVENTARIO_DA_COLECAO_JOAO_DE_ALMEIDA_FERBER.pdf