sexta-feira, 16 de setembro de 2022

CASA DE CULTURA É RESTAURADA

  Hoje foi reinaugurado a Casa de Cultura "Professora Gabriela Mendonça" em Conselheiro Lafaiete. 

                                                                       foto:site Lafaiete Agora,16/9/2022

CASARÃO

   É um dos casarões mais antigos de Conselheiro Lafaiete,construído no Século XVIII,sendo um dos poucos casarões setecentistas da cidade,e foi feito de pedra e de pau-a-pique. Localizado na Rua Comendador Baeta Neves,68 (antiga rua direita), no centro da cidade. É um bem tombado como patrimônio cultural pelo município de Conselheiro Lafaiete.
  Segundo arquivos do Museu Antônio Perdigão,em maio de 1896,houve uma transação comercial sobre a casa,entre os senhores,tenente-coronel José Augusto Moreira de Mendonça e José Jacinto de Azevedo Baêta,no valor de seis contos de reis ¹ .
   O tenente-coronel José Augusto Moreira de Mendonça (Juca da Fazenda) foi de grande influência e prestígio na cidade de Queluz. Foi coletor municipal,estadual e o primeiro coletor federal,quando na cidade foi instalada a coletoria federal. Ele foi pai da professora Gabriela Mendonça ¹.

  Com o Falecimento de Gabriela Mendonça em 1985,em 1988 o casarão passou a ser casa de Cultura em 1988,teve uma reforma entre 1994 e 1995,na década de 2010 ele já se encontrava em situação crítica exigindo uma restauração urgente,em 2012 teve pequenos reparos,mas só foi interditado em 2014,e depois de 8 anos fechado ele foi restaurado. 


                                                                           fotos:autor da postagem,16/9/2022

                                

                               Conselheiro Lafaiete na década de 1970 ou 1980

                               foto localizada no interior do casarão.


CASA DE CULTURA

   Foi inaugurada em 13 de outubro de 1988,abrigando a cultura e as artes locais.,isso na administração do Prefeito Vicente Faria.
  Em 1994,a casa passou por uma restauração,conforme conta nos Arquivos do Museu Antônio Perdigão,e o trabalho foi uma parceria entre Açominas / Siderbrás e Prefeitura Municipal. E sendo entregue essa reforma em 19 de setembro de 1995.
   A casa estava fechada desde novembro de 2014,aguardando restauração. Sendo em março de 2021 começou as obras da restauração e felizmente,hoje sexta-feira 16 de setembro de 2022 foi entregue o casarão restaurado,o site Lafaiete Agora assim registrou o momento de hoje:
  “A antiga edificação passou por uma completa restauração e modernização das instalações, sendo o recurso oriundo de TAC firmado entre o Ministério Público e a Copasa. A obra contemplou a reforma estrutural arquitetônica com a preservação das características originais, respeitando o bem histórico e cultural que voltou a ser aberto ao público. A cerimônia contou com a presença do secretário de Cultura, Geraldo Lafayette; do Promotor de Justiça, Dr. Glauco Peregrino; do presidente da Câmara, Oswaldo Barbosa e de representantes da família da professora Gabriela Mendonça.O prefeito Mário Marcus ressaltou a emoção e gratidão por este momento. Ele destacou a importância da preservação dos bens históricos e culturais da cidade e anunciou a recuperação de outros patrimônios. “É mais uma importante conquista para a cultura local, mais um patrimônio histórico recuperado, dentre tantos outros já entregues à população nesta gestão, uma forma de manter viva parte de nossa história, arquitetura e nossa tradição cultural, afirmou. “ ( ² )


 O Autor dessa postagem não participou do momento da cerimônia de reinauguração,mas estive no casarão no final da tarde,e ficou bonito. E sendo uma das salas está os objetos pessoais da minha grande amiga e saudosa Avelina Maria Noronha de Almeida (1934-2021) que faleceu no ano passado. 

           Objetos pessoais de Avelina Noronha        foto:Autor da postagem,16/9/2022

GABRIELA MENDONÇA

                                                           foto:autor da Postagem,16/9/2022
 


   Gabriela Nogueira de Mendonça (conhecida como tia biela) ,nasceu em 15 de agosto de 1893 em Conselheiro Lafaiete. Filha de José Augusto Moreira de Mendonça (Juca da fazenda) e Cristina Nogueira de Mendonça
Foi professora,e tinha em sua residência uma escola particular de primeiras letras,alfabetizando várias gerações Lafaietenses.
   Faleceu em Belo Horizonte,em 12 de setembro de 1985. E o desejo de Gabriela era que depois de sua morte,que sua casa fosse instalada uma casa de Cultura,e isso até foi feito,em 1988.
   Existiu uma escola que tinha o seu nome,que era na Rua Desembargador Dayrell de Lima,50,mas hoje no seu lugar é um supermercado,e a escola foi demolida em 2000,para dar lugar ao tal supermercado.

ACLCL

  Nesse mesmo Casarão é que foi fundada a Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (ACLCL) ,em 18 de setembro de 1993. Com a restauração a entidade volta a sua casa de origem,após algum tempo no Solar do Barão de Suassuí.

Fontes: Jornal Correio da Cidade,edição de 1/10 a 7/10/2011. ( ¹ )

Site (Lafaiete Agora) https://lafaieteagora.com.br/2022/09/16/apos-ser-restaurada-casa-de-cultura-gabriela-mendonca-e-entregue-a-populacao-de-lafaiete ( ² )


Nenhum comentário:

Postar um comentário