segunda-feira, 19 de setembro de 2022

232 ANOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE

   Hoje dia 19 de setembro,nossa cidade de Conselheiro Lafaiete,faz 232 anos de emancipação Política. Isso quando tornou Vila,que no contexto da época equivalia a categoria de cidade ¹. Isso ocorreu em 19 de setembro de 1790. 

   A data acima, não é uma data de fundação,porque a cidade já existia muitos anos atrás,e eu ainda tenho esperança de encontrar uma data da fundação da cidade,mas o 19 de setembro é correto em se tratar de data da independência de nossa cidade.
   Em 19 de setembro de 1790,o Visconde de Barbacena estava no próprio arraial acompanhado de uma luzida comitiva,e assinou a criação da " Real Villa de Queluz ",e passa a se tornar cidade. Isso a mando da Rainha Maria I de Portugal. E claro que a criação era um pedido antigo dos moradores de Carijós.
   E nessa data foi erguido um pelourinho na praça nova,atual praça Tiradentes. E o mesmo foi retirado há muitos anos atrás,e não se sabe o que fizeram com o mesmo.


                                     Matriz Nossa Senhora Da Conceição,ano 2020  foto:arquivo pessoal

NOMES DA CIDADE 

 
  Campo Alegre dos Carijós (por volta de 1683 (não se sabe a data exata) até 1709.

  Arraial de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre dos Carijós (1709 até 1752)

 Nossa Senhora da Conceição dos Carijós (16/1/1752 ,quando tornou distrito reconhecido,e pertencia a São José Del Rey,atual Tiradentes. até 1790)

Real Villa de Queluz (19/9/1790 a 1/1/1866,quando tornou Vila,mas a época era considerada cidade)

Queluz (2/1/1866 a 26/3/1934) passou a falar esse nome,elevada a categoria de município,mas desde 1790 já era,apenas modificou nome.

Conselheiro Lafaiete (27/3/1934 - nome atual) no Centenário de nascimento do Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira (N 28/3/1834 F 29/1/1917) 

    FATOS IMPORTANTES

   Nossa cidade surgiu no final do Século XVII em data desconhecida,e era um arraial onde viviam os índios Carijós e depois chegaram garimpeiros. Em nossa cidade provavelmente teria sido visitadas pelos Bandeirantes:Paes Leme (1674) e Lourenço Castanho (1675) e D. Rodrigo (1680 ou 1681).

   A primeira notícia sobre o Arraial de Campo Alegre de Carijós,foi dada pelo Bandeirante Garcia Rodrigues que falava no arraial de Garimpeiros e índios,isso por volta de 1683. Em 1694 a grande bandeira Paulista de Manuel Camargo,Bartolomeu Bueno de Siqueira,Miguel Garcia de Almeida Cunha e João Lopes de Camargo,oficializou a existência do arraial.

 Houve uma primitiva Capela de Nossa Senhora da Conceição,construída por volta de 1690 e que era em outro local,e tornou paróquia em 1709 . Já a atual Matriz Nossa Senhora da Conceição foi construída a partir de 1732 e demorou anos para ficar pronta. Nossa cidade teve participação na Inconfidência Mineira (entre 1789 a 1792) e também na Revolução Liberal de 1842. Erroneamente por anos comemorou o 2 de janeiro como aniversário da cidade,e até o falso centenário de 1966 teve.
  Mas com pesquisa dos grandes historiadores Lafaietenses já falecidos Antônio Luiz Perdigão (1918-2010) e Alberto Libânio (1953-2000),provaram que o 19 de setembro é a data correta. E somente a partir de 1990 que a Câmara e a Prefeitura reconheceram o 19 de setembro como a data de Emancipação Política da cidade,e até  foi feriado por um tempo,e desde 2004 não é mais feriado.

Notas: ¹  No  contexto antigo era denominado Cidade as sedes dos bispados e Vila os lugares que eram considerados independentes ou seja já era cidade). 

                     FOTOS 

 Conselheiro Lafaiete região central,foto anterior a construção do Viaduto Duartina Nogueira,antes de 1981,foto sem data. Esse quadro está na Casa de Cultura Gabriela Mendonça.

Vista aérea de Conselheiro Lafaiete,14/3/2021   foto:autor da postagem
 

  SABER MAIS SOBRE LAFAIETE

 Para saber mais,vá nos arquivos do blog que tem várias histórias sobre a nossa cidade. O Blog Historia e genealogia Lafaiete foi fundado por Luiz Fernando Azevedo,historiador e geografo em 23 de setembro de 2016,e de lá para cá está nos arquivos mais de 300 artigos,basta ir nos arquivos ao lado. Sendo que há 15 anos eu pesquiso a história de Lafaiete.

  Eu estou na campanha de lançar o meu livro inédito,que fala um pouco da nossa história,e foi escrito em 2018. E para realizar esse meu sonho e para dar continuidade ao blog,preciso de qualquer quantia de ajuda para o PIX:  lufeand@gmail.com . Serei Grato. 


sexta-feira, 16 de setembro de 2022

CASA DE CULTURA É RESTAURADA

  Hoje foi reinaugurado a Casa de Cultura "Professora Gabriela Mendonça" em Conselheiro Lafaiete. 

                                                                       foto:site Lafaiete Agora,16/9/2022

CASARÃO

   É um dos casarões mais antigos de Conselheiro Lafaiete,construído no Século XVIII,sendo um dos poucos casarões setecentistas da cidade,e foi feito de pedra e de pau-a-pique. Localizado na Rua Comendador Baeta Neves,68 (antiga rua direita), no centro da cidade. É um bem tombado como patrimônio cultural pelo município de Conselheiro Lafaiete.
  Segundo arquivos do Museu Antônio Perdigão,em maio de 1896,houve uma transação comercial sobre a casa,entre os senhores,tenente-coronel José Augusto Moreira de Mendonça e José Jacinto de Azevedo Baêta,no valor de seis contos de reis ¹ .
   O tenente-coronel José Augusto Moreira de Mendonça (Juca da Fazenda) foi de grande influência e prestígio na cidade de Queluz. Foi coletor municipal,estadual e o primeiro coletor federal,quando na cidade foi instalada a coletoria federal. Ele foi pai da professora Gabriela Mendonça ¹.

  Com o Falecimento de Gabriela Mendonça em 1985,em 1988 o casarão passou a ser casa de Cultura em 1988,teve uma reforma entre 1994 e 1995,na década de 2010 ele já se encontrava em situação crítica exigindo uma restauração urgente,em 2012 teve pequenos reparos,mas só foi interditado em 2014,e depois de 8 anos fechado ele foi restaurado. 


                                                                           fotos:autor da postagem,16/9/2022

                                

                               Conselheiro Lafaiete na década de 1970 ou 1980

                               foto localizada no interior do casarão.


CASA DE CULTURA

   Foi inaugurada em 13 de outubro de 1988,abrigando a cultura e as artes locais.,isso na administração do Prefeito Vicente Faria.
  Em 1994,a casa passou por uma restauração,conforme conta nos Arquivos do Museu Antônio Perdigão,e o trabalho foi uma parceria entre Açominas / Siderbrás e Prefeitura Municipal. E sendo entregue essa reforma em 19 de setembro de 1995.
   A casa estava fechada desde novembro de 2014,aguardando restauração. Sendo em março de 2021 começou as obras da restauração e felizmente,hoje sexta-feira 16 de setembro de 2022 foi entregue o casarão restaurado,o site Lafaiete Agora assim registrou o momento de hoje:
  “A antiga edificação passou por uma completa restauração e modernização das instalações, sendo o recurso oriundo de TAC firmado entre o Ministério Público e a Copasa. A obra contemplou a reforma estrutural arquitetônica com a preservação das características originais, respeitando o bem histórico e cultural que voltou a ser aberto ao público. A cerimônia contou com a presença do secretário de Cultura, Geraldo Lafayette; do Promotor de Justiça, Dr. Glauco Peregrino; do presidente da Câmara, Oswaldo Barbosa e de representantes da família da professora Gabriela Mendonça.O prefeito Mário Marcus ressaltou a emoção e gratidão por este momento. Ele destacou a importância da preservação dos bens históricos e culturais da cidade e anunciou a recuperação de outros patrimônios. “É mais uma importante conquista para a cultura local, mais um patrimônio histórico recuperado, dentre tantos outros já entregues à população nesta gestão, uma forma de manter viva parte de nossa história, arquitetura e nossa tradição cultural, afirmou. “ ( ² )


 O Autor dessa postagem não participou do momento da cerimônia de reinauguração,mas estive no casarão no final da tarde,e ficou bonito. E sendo uma das salas está os objetos pessoais da minha grande amiga e saudosa Avelina Maria Noronha de Almeida (1934-2021) que faleceu no ano passado. 

           Objetos pessoais de Avelina Noronha        foto:Autor da postagem,16/9/2022

GABRIELA MENDONÇA

                                                           foto:autor da Postagem,16/9/2022
 


   Gabriela Nogueira de Mendonça (conhecida como tia biela) ,nasceu em 15 de agosto de 1893 em Conselheiro Lafaiete. Filha de José Augusto Moreira de Mendonça (Juca da fazenda) e Cristina Nogueira de Mendonça
Foi professora,e tinha em sua residência uma escola particular de primeiras letras,alfabetizando várias gerações Lafaietenses.
   Faleceu em Belo Horizonte,em 12 de setembro de 1985. E o desejo de Gabriela era que depois de sua morte,que sua casa fosse instalada uma casa de Cultura,e isso até foi feito,em 1988.
   Existiu uma escola que tinha o seu nome,que era na Rua Desembargador Dayrell de Lima,50,mas hoje no seu lugar é um supermercado,e a escola foi demolida em 2000,para dar lugar ao tal supermercado.

ACLCL

  Nesse mesmo Casarão é que foi fundada a Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (ACLCL) ,em 18 de setembro de 1993. Com a restauração a entidade volta a sua casa de origem,após algum tempo no Solar do Barão de Suassuí.

Fontes: Jornal Correio da Cidade,edição de 1/10 a 7/10/2011. ( ¹ )

Site (Lafaiete Agora) https://lafaieteagora.com.br/2022/09/16/apos-ser-restaurada-casa-de-cultura-gabriela-mendonca-e-entregue-a-populacao-de-lafaiete ( ² )