Hoje vou lembrar do livro "Revivendo o Passado" escrito em 1988,pela senhora Ondina Corrêa Fiusa da Rocha,nesse livro ela conta como era a Conselheiro Lafaiete até 1933,ano em que ela mudou para Rio de Janeiro até 1942,depois passou a morar em Belo Horizonte,mas sempre acompanhou as notícias sobre Lafaiete.
O LIVRO
Na capa a autora diz que o livro foi escrito em comemoração do centenário de nascimento de seu pai e que a pedido de seu neto Marcelo,ela resolveu contar os casos de Lafaiete,e assim foi feito.
O livro tem 24 páginas apenas,ela começa falando que aos 7 anos morava numa casa onde é a padaria central (atual avenida Prefeito Mário Rodrigues Pereira).
Na página 5 a autora diz que mais tarde seu pai comprou a casa de Dr. Gesparcker em frente à cadeia - situada a Praça Tiradentes n° 9 (endereço da época).
Na página 8 assim Ondina diz : " O Comércio,naquele tempo até 1933,era muito próspero. Na Rua Direita,hoje Comendador Baeta Neves,dominava o Sr. Mário Augusto Zebral,com a casa: o Barateiro" . Nela se encontrava de tudo: ferragens,louças,tecidos,mantimentos,miudezas,etc.Depois na Praça Tiradentes,logo à esquina,em frente à Câmara Municipal e ao lado da cadeia,havia o negociante português André Rodrigues. " (E cita também outros comércios como A Felicidade,Pensão Formoso,Au Bom Marché,Casa Azul,entre outros)
Na Página 9 ela conta que ia de carruagem para ir coroar ou jogar flores a Nossa Senhora em locais distantes como "Espinheiros" (Bairro Pinheiros,atual São João) e "Nossa Senhora das Candeias" (atual N.S. da Luz no Areal).
Na página 13 Ondina lembra do Padre Américo Taitson foi Vigário de Queluz e depois era Padre Barreto. E claro falou da Matriz Nossa Senhora da Conceição.
Na página 15 ela diz que quando morava em Queluz não havia bancos. O primeiro a ser inaugurado foi o banco Crédito Real e o segundo o Banco da Lavoura. E ela diz que se não engana isso foi quando seu pai era Presidente da Câmara.
Ondina no livro falou de sua formatura em 1928 pelo Colégio Nazaré. E que em 1978 foi comemorado os 50 anos dessa formatura.
O livro é simples e Ondina fala sobre o seu tempo,lembra dos primeiros automóveis ,dos primeiros rádios,de quando instalou a luz elétrica,tudo isso tempos da antiga Queluz. Ela parabenizou o prefeito pela Lafaiete estar modernizada e bem diferente daquela que quando ela morava.
ONDINA CORRÊA FIUSA DA ROCHA
Nascida em 17/11/1911 na antiga Queluz de Minas (hoje Conselheiro Lafaiete)
filha de José Corrêa de Figueredo (nascido em 18/2/1888 foi o primeiro prefeito de Conselheiro Lafaiete entre 1930 e 1931 falecido em 7/6/1957) e Amélia Corrêa de Figueredo.
Ondina era casada com José Fiusa da Rocha,ela morou em Belo Horizonte,desde 1933. Eu não sei a sua data de falecimento,quem souber fale nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário