sexta-feira, 22 de abril de 2022

LIVRO REVIVENDO O PASSADO

 Hoje vou lembrar do livro "Revivendo o Passado" escrito em 1988,pela senhora Ondina Corrêa Fiusa da Rocha,nesse livro ela conta como era a Conselheiro Lafaiete até 1933,ano em que ela mudou para Rio de Janeiro até 1942,depois passou a morar em Belo Horizonte,mas sempre acompanhou as notícias sobre Lafaiete.


 

O LIVRO

 Na capa a autora diz que o livro foi escrito em comemoração do centenário de nascimento de seu pai e que a pedido de seu neto Marcelo,ela resolveu contar os casos de Lafaiete,e assim foi feito.

 O livro tem 24 páginas apenas,ela começa falando que aos 7 anos morava numa casa onde é a padaria central (atual avenida Prefeito Mário Rodrigues Pereira).

 Na página 5 a autora diz que mais tarde seu pai comprou a casa de Dr. Gesparcker em frente à cadeia - situada a Praça Tiradentes n° 9 (endereço da época). 

  Na página 8 assim Ondina diz : " O Comércio,naquele tempo até 1933,era muito próspero. Na Rua Direita,hoje Comendador  Baeta Neves,dominava o Sr. Mário Augusto Zebral,com a casa: o Barateiro" . Nela se encontrava de tudo: ferragens,louças,tecidos,mantimentos,miudezas,etc.Depois na Praça Tiradentes,logo à esquina,em frente à Câmara Municipal e ao lado da cadeia,havia o negociante português André Rodrigues. " (E cita também outros comércios como A Felicidade,Pensão Formoso,Au Bom Marché,Casa Azul,entre outros)

 Na Página 9 ela conta que ia de carruagem para ir coroar ou jogar flores a Nossa Senhora em locais distantes como "Espinheiros" (Bairro Pinheiros,atual São João) e "Nossa Senhora das Candeias" (atual N.S. da Luz no Areal). 

 Na página 13 Ondina lembra do Padre Américo Taitson foi Vigário de Queluz e depois era Padre Barreto. E claro falou da Matriz Nossa Senhora da Conceição. 

 Na página 15 ela diz que quando morava em Queluz não havia bancos. O primeiro a ser inaugurado foi o banco Crédito Real e o segundo o Banco da Lavoura. E ela diz que se não engana isso foi quando seu pai era Presidente da Câmara. 

 Ondina no livro falou de sua formatura em 1928 pelo Colégio Nazaré. E que em 1978 foi comemorado os 50 anos dessa formatura. 

 O livro é simples e Ondina fala sobre o seu tempo,lembra dos primeiros automóveis ,dos primeiros rádios,de quando instalou a luz elétrica,tudo isso tempos da antiga Queluz. Ela parabenizou o prefeito pela Lafaiete estar modernizada e bem diferente daquela que quando ela morava. 


 ONDINA CORRÊA FIUSA DA ROCHA

 Nascida em 17/11/1911 na antiga Queluz de Minas (hoje Conselheiro Lafaiete)

 filha de José Corrêa de Figueredo (nascido em 18/2/1888 foi o primeiro prefeito de Conselheiro Lafaiete entre 1930 e 1931 falecido em 7/6/1957) e Amélia Corrêa de Figueredo.

 Ondina era casada com José Fiusa da Rocha,ela morou em Belo Horizonte,desde 1933. Eu não sei a sua data de falecimento,quem souber fale nos comentários.

terça-feira, 5 de abril de 2022

BAIRRO LINHAZINHA

 Hoje falo sobre a Região da Linhazinha,dentro do Bairro São João em Conselheiro Lafaiete. Sua rua principal  é a Adolfo Siqueira que é caminho para a localidade de São Vicente de Paulo (antigo Tiririca).

Rua Adolfo Siqueira próximo aos números 2200. Onde tem a estrada à direita era caminho para a Fazenda Bianchettis e no passado era onde ali passava a pequena linha.  foto:Autor da postagem ,5/4/2022


    Sua História

 No passado essa região ficou conhecida como "Linhazinha " porque passava na região uma linha férrea que era pequena e assim o nome ficou,eu não sei em qual época,mas era uma linha que saia da região conhecida como Estiva (hoje bairro Novo Horizonte),e que passava na região do Sion,ali perto da antiga ACM,depois sobre a rua Adolfo Siqueira,e depois perto da antiga fazenda dos Bianchettis até chegar na Linha Central na região ali do Barroso. Isso tudo deve ter sido no começo do Século XX. 

Maquina que passava na linha Jurema e também Linhazinha   foto:Sebastião Dos Anjos
 

 Depois essa região ficou conhecido como "risca faca" ,mas o nome permasse ainda "Linhazinha". A lei 3952 de 16/5/1996 que dá denominação a vila conhecida como "Linhazinha" de Bairro São Francisco que iniciava a partir da Rua Adolfo Siqueira,1250. Mas essa lei não vingou,e até hoje todos falamos Linhazinha.

  A antiga Escola

Antiga Escola foto década de 1990  foto:jornal de campanha política de Arnaldo Pena em 2008

 

 Durante o mandato do Prefeito Arnaldo Pena (entre 1989 a 1992) foi Construída a Escola São Francisco de Assis,na Rua Adolfo Siqueira,1787 ,e foi criada pela lei 3417 de 1993,e nela também eram feitas reuniões comunitárias,missas,e entre outros. Mas depois a escola foi fechada,e hoje é residência.

  A Paróquia de São João Batista,a qual essa região faz parte,tentou criar a comunidade São Francisco de Assis do qual não obteve sucesso. E nem um projeto de lei 89 de 2002 que criaria a Associação de bairro,também não foi aprovado.


Assim está a antiga escola,5/4/2022  foto:Autor da postagem

 Eu lembro dessa região na década de 1990 que era muito pobre,a rua era de terra,e também havia grupos de ciganos nessa região que moravam em suas tendas e o tempo passou e hoje vemos que cresceu muito e já tem até variedade de comércio,e novos bairros surgiram em sua volta como o Bom Pastor,Bandeirantes,Nossa Senhora da Guia e São Jorge.

BAIRRO SÃO JORGE

 Hoje vou falar sobre o Bairro São Jorge,também conhecido como Residencial Dom Luciano,em Conselheiro Lafaiete. 

Ao centro da foto vemos o Bairro São Jorge,foto tirada do bairro Dom Bosco,em 5/4/2022                       foto:Autor da postagem
 

     Sua história

  Localizado também na região da Linhazinha,após o Bairro São João. O Bairro foi contemplado pelo programa "Minha Casa,Minha Vida entidade" e  graças ao esforço do cidadão Chico Paulo e da ASTCOL Associação dos Sem Tetos de Conselheiro Lafaiete,no que beneficiou 142 famílias,tudo isso através de várias lutas.

 Em 2006 foi construída algumas casas,e iniciou o projeto do Bairro São Jorge,mas por falta de apoio político acabou sendo paralizado o projeto,e somente na década de 2010 voltou o projeto,e finalmente em julho de 2016 finalmente ficou pronta as casas do Residencial Dom Luciano,dentro do Bairro São Jorge onde 142 famílias tiveram suas casas em suas mãos.

Muro da APAC e ao fundo Bairro São Jorge,5/4/2022   foto:Autor da postagem
 

 Nome das Ruas

Rua Dom Luciano (lei 5779 de 7/4/2016) inicio da rua Adolfo Siqueira 2050 até o Bairro Dom Bosco.

Lei 5882 de 15/12/2017 nome das ruas...

 Art 1) Rua Maurílio de Souza (rua 4)

 Art 2) Rua Dolores de Souza (rua 8)

 Art 3 ) Rua Nilce Cristina Cipriano (rua 9)

 Art 4) Rua Marília Martins de Freitas (rua 10)

 Art 5) Rua Luiz Ricardo Xavier (rua 7)

 Art 6) Rua Maria da Glória Sacramento

 Art 7 ) Rua Milton de Assis

 Lei 5779 - 2016 Rua Maria das Graças Fradico

 Lei 5783 -2016 Rua 1 Olímpio Lélis Vieira

 Lei 5782 -2016 Rua 12 Sônia Franco Dutra

 Lei 5780 - 2016 Rua 13 José Santiago Enfermeiro

 Lei 5784 - 2016 Rua 2 Gilmar José Batista

 Lei 5786 -2016 Rua 11 Odette Elias Romano

 Lei 5781- 2016 Rua 3 Marco Antônio Camargos Mendonça

Rua Dom Luciano bairro São Jorge,5/4/2022  foto:Autor da postagem

  Quem Foi São Jorge ?

foto:imagens da internet
 

 O Santo era conhecido como Jorge da Capadócia ,nasceu entre 275 e 280 no país da Turquia,e sua morte foi em 23 de abril de 303. Foi um soldado do exército Romano,e existe uma lenda que ele teria matado o dragão. Mas a Igreja Católica confirma sua existência,mas não confirma a lenda.


Quem Foi Dom Luciano ?

  foto:imagens da internet
 

 Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida,nascido em 5 de outubro de 1930,foi Arcebispo de Mariana entre 6/4/1988 até sua morte em 27 de agosto de 2006. Ele era um grande defensor dos mais pobres e humilde.
 

   ANTIGA ACM  (HOJE APAC)

 No Passado onde era ACM Associação Cristã de Moços,e essa associação ela incentiva a prática ao esporte e no passado era nesse sítio que eles se reuniam.

  Hoje no local é a APAC (Associação de proteção e Assistência aos Condenados - tem ala masculina e feminina) 

Sede da APAC antiga ACM ,5/4/2022   foto:Autor da postagem


segunda-feira, 4 de abril de 2022

BAIRRO NOSSA SENHORA DA GUIA

 Hoje vou falar sobre o Bairro Nossa Senhora da Guia,localizado na região sul de Conselheiro Lafaiete. 

 Localizado na região da Linhazinha,após o Bairro São João,foi autorizado a aprovação desse loteamento pela lei 4643 de 7/10/2004 que aprovou o bairro Nossa Senhora da Guia.

 

 Vista Panorâmica do Bairro Nossa Senhora da Guia,3/4/2022                         foto:autor da postagem
 

Pracinha da Rua dos Coqueiros esquina com Rua Adolfo Siqueira,3/4/2022 foto:autor da postagem                              
 

  Denominação das Ruas

 Lei 5319 de 26/9/2011 denomina as ruas do Bairro Nossa Senhora da Guia

 Art 1 Esta lei denomina as ruas do Bairro Nossa Senhora da Guia loteamento localizado nas proximidades da rua Adolfo Siqueira e da estrada que liga a sede do Município a localidade de São Vicente de Paulo.

 Art 2 fica denominada Rua das Goiabeiras rua 1 

 Art 3   "      "                Rua Jequitibá rua 2

 Art 4  "      "                 Rua das Palmeiras rua 3

 Art 5  "      "                 Rua Pau Brasil   rua 4

 Art 6 "       "                Rua dos Coqueiros, rua 5

 Art 7 "       "                Rua dos Pinheiros  rua 6

 Art 8 "       "                Rua das Mangabeiras rua 7

 Art 9 "      "                Rua das Mangueiras   rua 8

 Art 10 "   "                Rua Jatobá   rua 9

Curiosamente a antiga rua Adolfo Siqueira no passado era antiga Rua dos Pinheiros,e o Bairro São João também assim era denominado.