segunda-feira, 23 de agosto de 2021

BAIRRO REAL DE QUELUZ

  Hoje vou falar sobre o Bairro Real de Queluz,de Conselheiro Lafaiete. Localizado na região dos Moinhos,surgiu no início da década de 1990.

  Vista Panorâmica do Bairro Real de Queluz,tirada da Rua Paulo Ferreira Maia

 foto:Autor da Postagem 23/08/2021
 

  O Bairro é em homenagem ao antigo nome de Conselheiro Lafaiete,que era a Real Vila de Queluz. As primeiras ruas do bairro foram aprovadas por lei pela Câmara e a Prefeitura em 1993.Veja algumas delas

 Rua 1  Rua Djalma Duarte  (lei 3482 de 21/12/1993,a rua da entrada do bairro)

 Rua 2   Rua José Geraldo Porto (lei 3483 de 21/12/1993)

  Veja as outras ruas

 Rua 3  Rua Laís Costa Francisco,Rua 4 Jacy Tavares Ferreira,Rua 5 Virgínia Paula Dalincourt,Rua 6 Daniel Saliba,Rua 7 José Gomes,(Rua 8  não tem),Rua 9 Cor Jesus da Conceição Machado, Rua 10 Geraldo Otoni Costa,Rua 11 Gumercindo Lucas,Rua 12 Acrísio Menino Jesus,Rua 13 Fany Andreone Barbosa,Rua 14 mesma que a 3,Rua 15 Maria Raimunda Pimenta,Rua 16 José Mendes,Rua 17 Gumercindo Lucas e rua 18 Alderico dos Santos.

  A Associação de Moradores do Bairro Real de Queluz foi declarada de utilidade pública pela lei 4557 de 15/12/2003.

 fonte: Site Oficial da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete.

  A Extensão do Real de Queluz foi aprovada em 2015,tanto a primeira como a segunda etapa. E tem 4 ruas,sendo a Rua 1 Dr.Luiz de Souza Dias (pela lei n° 5732 de 2/6/2015),Rua 2 Maria José de Paula Rocha,Rua 3 Eduardo José do Nascimento e Rua 4 Guido Raimundo dos Santos. 

 Outras Fotos


  Rua Djalma Duarte e a ponte em 2011

 foto:Reprodução,recorte de jornal correio da cidade edição de 29/10 a 4/11/2011

Rua Francisco Lobo,e ao fundo a ponte da rua Djalma Duarte

foto:Autor da Postagem 23/8/2021

Ponte da Rua José Mendes ,a nova foi concluída recentemente,antes era de madeira.

foto:Autor da Postagem 23/8/2021.



 



3 comentários:

  1. Olá,tenho uma pergunta,sobre a ediçao de abril de 2018 onde se fala sobre os sinos de conselheiro lafaiete,onde voce achou aquela foto do sino da matriz dentro da torre? Poderia me enviar o link estou desde maio de 2018 procurando e nao achei se puder me ajudar fico grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. algumas fotos são do museu Antônio Perdigão e algumas eu consegui com Mauro Dutra atraves do Facebook. A foto original do sino de 1980 está no arquivo do Museu Antônio Perdigão,eu não sei te dizer se está disponível a visita por conta dessa pandemia.

      Excluir
    2. Eu digo aquela que voce tirou do fato real,queria saber onde encontro a foto porque eu ja olhei no fato real e nao achei

      Excluir