Hoje lembro do 170 anos do Geólogo Orville Derby que era americano naturalizado Brasileiro,esteve em Queluz atual Conselheiro Lafaiete,em pelo menos duas vezes uma em 1900 ou 1901 quando explorou o Morro da Mina,a procura do minério Manganês,e também esteve nas localidades de Pequery,São Gonçalo,Barroso e Água Limpa,e a outra em 1908 esteve na mina do Pequery pela segunda vez.
foto:Orvile Derby ,imagens da internet
Na revista “American Journal of Science “ na edição de julho de 1901 nas páginas 18 a 32,ele citou “Sobre os Depósitos de Minério de Manganês do Distrito de Queluz (Lafayette),Minas Gerais,Brasil (On The Manganeses Ores deposits of the Queluz (Lafayette) District ,Minas Gerais,Brasil)
“ Sobre o Distrito de Queluz ,Derby (1901) acreditou existirem três faixas com Manganês: 1° Cinturão oeste,marcado pelas duas minas ativas de Piquiry e São Gonçalo,situadas a cerca de 3 ou 4 quilômetros de distância na mesma crista,com vários afloramentos intermediários e provavelmente prolongados para o sul por outras que foram prospectadas mas não exploradas ; 2° Um cinturão oriental,marcado nos extremos até onde é conhecido,pelos depósitos Morro da Mina e Água Limpa; 3° Um cinturão central,representado pelos abandonados labores do Barroso próximo a ferrovia alguns quilômetros ao sul da cidade. “
foto: Mapa feito por Derby onde ele teria encontrado minério. Extraído do texto de Fernando Mendes Pires 1977.
Derby no Morro da Mina em 1900
O Geólogo dizia assim sobre o local “ O Morro da Mina,situado a cerca de 6 a 8 quilômetros ao nordeste da cidade,é um morro alto coberto de forma bastante uniforme por afloramentos,ou soltos,de minério,apresentando assim a mais extensa jazida de minério já conhecida no distrito. “
Segundo o Engenheiro Celso Oliveira Magalhães Gomes,que foi gerente na unidade do Morro da Mina alguns anos atrás,diz que Orvile Derby teria percorrido um túnel de 40 metros de extensão,escavado a 80 metros de superfície,e ele percorreu à luz de palitos de fósforo,a procura do manganês. E que a galeria do túnel teria sido aberto,talvez na metade do século XVIII,com o objetivo da procura do ouro,quando teria esgotado as reservas de Vila Rica (Ouro Preto).
Morro da Mina ano de 1907 foto:Revista Cosmos 1907
Derby em Pequeri (era citado Piquiry)
Derby esteve na mina de Pequeri ,hoje região da localidade de Pequeri de Cima,pertence Conselheiro Lafaiete. O Citado Americano reconheceu três tipos de “Garnet Rock” (rocha Granada). Sendo uma rocha de granulação muito fina e de cor cinza azulada com divisórias forradas de amianto. Derby esteve no Pequeri em 1901 e retornou ao local em 1908,ele relatou uma descoberta de uma rocha semelhante a avançada anteriormente no fundo da mina.
Lagoa na região do Pequeri que no passado era uma mina foto:Autor da postagem 4/10/2020
Quem foi Orvile A.Derby
Orville Adelbert Derby ,nascido em Kellogsville ,New York,nos Estados Unidos,em 23/7/1851,era geólogo e geografo publicou 173 trabalhos científicos,todos sobre a Geologia no Brasil entre 1873 a 1915. apresentando o mapa geológico do Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro em 27/11/1915,aos 64 anos,ao cometer um suicídio.
Fontes: * Estudos de Orvile Derby (internet) artigos escrito em Inglês que teve ser traduzido ao português.
* The American Journal Of Science,volume XII, julho de 1901.
* Revista Escola de Minas vol 54 n° 3 Ouro Preto Julho/setembro de 2001
* Jornal Caravellas edição jul/ago/set 2002,texto de Celso Oliveira Magalhães Gomes sobre 100 anos do Morro da Mina.
* www.scielo.br/j/rem/a/xmrQy63wKLNynQMftXfWX4c/?lang=pt (texto de Fernando Roberto Mendes Pires)
Nenhum comentário:
Postar um comentário