sexta-feira, 23 de julho de 2021

ORVILLE DERBY EM QUELUZ

 Hoje lembro do 170 anos do Geólogo Orville Derby que era americano naturalizado Brasileiro,esteve em Queluz atual Conselheiro Lafaiete,em pelo menos duas vezes uma em 1900 ou 1901 quando explorou o Morro da Mina,a procura do minério Manganês,e também esteve nas localidades de Pequery,São Gonçalo,Barroso e Água Limpa,e a outra em 1908 esteve na mina do Pequery pela segunda vez.

               foto:Orvile Derby ,imagens da internet
 

Na revista “American Journal of Science “ na edição de julho de 1901 nas páginas 18 a 32,ele citou “Sobre os Depósitos de Minério de Manganês do Distrito de Queluz (Lafayette),Minas Gerais,Brasil (On The Manganeses Ores deposits of the Queluz (Lafayette) District ,Minas Gerais,Brasil)

Sobre o Distrito de Queluz ,Derby (1901) acreditou existirem três faixas com Manganês: 1° Cinturão oeste,marcado pelas duas minas ativas de Piquiry e São Gonçalo,situadas a cerca de 3 ou 4 quilômetros de distância na mesma crista,com vários afloramentos intermediários e provavelmente prolongados para o sul por outras que foram prospectadas mas não exploradas ; 2° Um cinturão oriental,marcado nos extremos até onde é conhecido,pelos depósitos Morro da Mina e Água Limpa; 3° Um cinturão central,representado pelos abandonados labores do Barroso próximo a ferrovia alguns quilômetros ao sul da cidade. “

 


           foto: Mapa feito por Derby onde ele teria encontrado minério. Extraído do texto de Fernando Mendes Pires 1977.

Derby no Morro da Mina em 1900

O Geólogo dizia assim sobre o local “ O Morro da Mina,situado a cerca de 6 a 8 quilômetros ao nordeste da cidade,é um morro alto coberto de forma bastante uniforme por afloramentos,ou soltos,de minério,apresentando assim a mais extensa jazida de minério já conhecida no distrito.

Segundo o Engenheiro Celso Oliveira Magalhães Gomes,que foi gerente na unidade do Morro da Mina alguns anos atrás,diz que Orvile Derby teria percorrido um túnel de 40 metros de extensão,escavado a 80 metros de superfície,e ele percorreu à luz de palitos de fósforo,a procura do manganês. E que a galeria do túnel teria sido aberto,talvez na metade do século XVIII,com o objetivo da procura do ouro,quando teria esgotado as reservas de Vila Rica (Ouro Preto).

       Morro da Mina ano de 1907  foto:Revista Cosmos 1907

Derby em Pequeri (era citado Piquiry)


Derby esteve na mina de Pequeri ,hoje região da localidade de Pequeri de Cima,pertence Conselheiro Lafaiete. O Citado Americano reconheceu três tipos de “Garnet Rock” (rocha Granada). Sendo uma rocha de granulação muito fina e de cor cinza azulada com divisórias forradas de amianto. Derby esteve no Pequeri em 1901 e retornou ao local em 1908,ele relatou uma descoberta de uma rocha semelhante a avançada anteriormente no fundo da mina.


    Lagoa na região do Pequeri que no passado era uma mina  foto:Autor da postagem 4/10/2020

Quem foi Orvile A.Derby

  Orville Adelbert Derby ,nascido em Kellogsville ,New York,nos Estados Unidos,em 23/7/1851,era geólogo e geografo publicou 173 trabalhos científicos,todos sobre a Geologia no Brasil entre 1873 a 1915. apresentando o mapa geológico do Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro em 27/11/1915,aos 64 anos,ao cometer um suicídio.


Fontes: * Estudos de Orvile Derby (internet) artigos escrito em Inglês que teve ser traduzido ao português.

* The American Journal Of Science,volume XII, julho de 1901.

* Revista Escola de Minas vol 54 n° 3 Ouro Preto Julho/setembro de 2001

* Jornal Caravellas edição jul/ago/set 2002,texto de Celso Oliveira Magalhães Gomes sobre 100 anos do Morro da Mina.

 * www.scielo.br/j/rem/a/xmrQy63wKLNynQMftXfWX4c/?lang=pt (texto de Fernando Roberto Mendes Pires)

Nenhum comentário:

Postar um comentário